Como fazer uma Salada de Pepino Marinado Refrescante em Passos Simples

como fazer salada de pepino gratinada

Como fazer salada de pepino marinado, Nesta receita, o detalhe que muda tudo é o molho. O azeite e o vinagre são aquecidos e só então misturados ao alho, à pimenta dedo-de-moça e aos talos de coentro. Assim, chegam chegando à salada, que fica cítrica e adocicada, sem nem precisar ir descansar na geladeira para apurar os sabores.

INGREDIENTES

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 dente de alho
  • ½ pimenta dedo-de-moça
  • 4 ramos de coentro (folhas, talos e raízes)
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 2½ colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos pepinos sob água corrente e seque com um pano. Lave e seque os ramos de coentro e a pimenta dedo-de-moça. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento; com uma colher de chá, raspe e descarte as sementes. Corte cada metade em pedaços de 4 cm e corte os pedaços em tiras de 0,5 cm para formar bastonetes.

Pique fino as raízes e os talos do coentro; pique grosseiramente as folhas elas serão utilizadas no final do preparo. Descasque o dente de alho e passe na parte fina do ralador. 

Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e pique fino uma das metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. 

Numa tigela, misture as raízes e os talos de coentro, a pimenta dedo-de-moça picada, o alho ralado, o açúcar e o sal.Numa panela pequena, coloque o azeite e o vinagre e leve ao fogo baixo. Quando ferver, transfira a mistura quente para a tigela com os temperos picados e mexa bem. Acrescente os pepinos e as folhas de coentro picadas ao molho e misture delicadamente. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira por até 2 horas antes de servir.

Dicas de melhores acompanhamentos:

Salada de Pepino Marinado

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a salada de pepino marinado:

  1. Arroz branco ou integral: O arroz é um acompanhamento clássico que complementa bem a refrescância da salada de pepino.
  2. Pão sírio ou pita: O pão sírio ou pita é ótimo para fazer sanduíches com a salada de pepino marinado, adicionando textura e sabor.
  3. Batatas cozidas ou assadas: As batatas são uma opção reconfortante que contrasta bem com a acidez do pepino marinado.
  4. Peixe grelhado ou assado: Peixes grelhados ou assados, como salmão ou tilápia, são uma excelente escolha para uma refeição leve e saudável junto com a salada de pepino.
  5. Frango grelhado: O frango grelhado é uma proteína versátil que combina bem com a frescura da salada de pepino marinado.
  6. Carne bovina ou suína grelhada: Se preferir uma opção de carne vermelha, carnes bovina ou suína grelhadas são ótimas opções para acompanhar a salada de pepino.
  7. Tabule: Este prato de origem árabe feito com trigo para quibe, salsa, hortelã e tomate combina muito bem com a salada de pepino marinado, adicionando mais frescor e textura.
  8. Homus: O homus, uma pasta de grão-de-bico, tahine, alho e limão, é um acompanhamento delicioso que complementa a salada de pepino marinado.
  9. Coalhada seca: A coalhada seca, um produto lácteo árabe similar ao iogurte grego, é uma opção refrescante que pode ser servida ao lado da salada de pepino.
  10. Folhas verdes: Uma simples salada verde, como alface, rúcula ou agrião, pode ser servida junto com a salada de pepino marinado para adicionar mais nutrientes e textura ao prato.

Informações nutricionais:

salada de pepino

Para fornecer informações nutricionais precisas, precisaria da lista completa de ingredientes da sua receita de Salada de Pepino Marinado. As informações nutricionais variam dependendo dos ingredientes específicos e das proporções usadas em cada receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base em uma receita típica de salada de pepino marinado.

Estimativa Nutricional para 100 gramas de Salada de Pepino Marinado:

  • Calorias: Aproximadamente 15-20 kcal
  • Proteínas: Cerca de 0,5-1 g
  • Carboidratos: Aproximadamente 3-4 g
  • Gorduras: Cerca de 0,5-1 g
  • Fibras: Aproximadamente 1-2 g
  • Açúcares: Cerca de 1-2 g
  • Sódio: Varia dependendo do teor de sal na marinada, mas geralmente é moderado, cerca de 100-200 mg

Lembre-se de que essas são estimativas gerais e os números reais podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções usadas na sua receita. Se precisar de informações mais precisas, você pode calcular as informações nutricionais utilizando os rótulos dos ingredientes utilizados ou uma calculadora nutricional online.

Dicas de congelamento:

pepino

A salada de pepino marinado é um prato que geralmente não é recomendado para congelamento devido à sua alta concentração de água e textura delicada. Aqui estão alguns motivos pelos quais não é aconselhável congelar a salada de pepino marinado:

  1. Textura: O pepino contém uma grande quantidade de água, e o congelamento e descongelamento podem alterar significativamente sua textura, tornando-a murcha e desagradável.
  2. Sabor: Os vegetais na salada de pepino marinado podem perder parte de seu sabor fresco e crocância após o congelamento e descongelamento.
  3. Qualidade nutricional: O processo de congelamento pode diminuir a qualidade nutricional dos vegetais, resultando em perda de vitaminas e minerais.
  4. Molho: O molho da salada de pepino marinado pode separar-se e tornar-se aguado quando congelado, afetando negativamente a qualidade do prato.

No entanto, se você deseja preparar uma versão da salada de pepino que possa ser armazenada por mais tempo, uma opção é preparar apenas o pepino marinado e congelá-lo antes de adicionar outros ingredientes, como ervas frescas ou cebola. Aqui estão algumas etapas básicas para congelar o pepino marinado:

  1. Prepare a salada de pepino marinado conforme a receita, omitindo ingredientes delicados que não congelam bem, como ervas frescas.
  2. Coloque a salada de pepino em recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento, deixando um pequeno espaço livre na parte superior para a expansão durante o congelamento.
  3. Rotule os recipientes com a data de congelamento e o conteúdo.
  4. Coloque os recipientes no freezer e congele rapidamente.
  5. Quando estiver pronto para consumir, descongele a salada de pepino na geladeira durante a noite. Mexa bem antes de servir e adicione quaisquer ingredientes frescos que você deseje, como ervas ou cebola.

Lembre-se de que mesmo com esses cuidados, a textura e o sabor podem não ser os mesmos após o descongelamento, portanto, é melhor consumir a salada de pepino marinado fresca sempre que possível.

FAÇA TAMBÉM SALADA DE PEPINO COM IOGURTE E HORTELÃ

Dez minutos e três ingredientes. É só disso que você precisa para preparar uma salada refrescante e curinga. Sirva com quibe, com grelhados ou no happy hour, com pão. Ela fica ainda mais gostosa depois de 20 minutos, então, se der, prepare um pouco antes.

INGREDIENTES

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 pote de iogurte natural (170g)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 20 folhas de hortelã
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, seque e corte as pontas dos pepinos. Passe os pepinos por um fatiador de legumes para formar rodelas finas. Lave e seque as folhas de hortelã. Numa tigela média, junte o pepino fatiado, as folhas de hortelã e o iogurte. Tempere com o azeite e sal a gosto. Misture delicadamente e sirva a seguir (se preferir, mantenha a salada na geladeira até 20 minutos antes de servir, ela fica ainda mais gostosa).

APROVEITE E FAÇA SALADA DE PEPINO COM UVA-ITÁLIA

INGREDIENTES

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 colher (chá) de sal
  • 100 g de uva itália
  • 2 galhos de hortelã
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de maionese caseira

MODO DE PREPARO

Lave, seque e corte cada pepino ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade ao meio novamete, sempre no sentido do comprimento. Descarte as pontas e fatie as tiras em cubos de cerca de 0,5 cm. Transfira os cubos para uma peneira, polvilhe com o sal e deixe desidratar por 20 minutos sobre uma tigela – assim a água do pepino não dilui o molho. Enquanto isso, prepare os outross ingredientes.

Lave, seque e, com uma faqinha de legumes, corte as uvas ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade ao meio novamente. Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã. Enxágüe os cubos de pepino sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para uma tigela, junte as uvas, o iogurte, a maionese e a hortelã picada. Misture bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

12 comentários em “Como fazer uma Salada de Pepino Marinado Refrescante em Passos Simples”

Deixe um comentário