Como Fazer Sorvete de Abacate Natural: Receita Saudável e Irresistível

COMO FAZER SORVETE DE ABACATE

Como Fazer sorvete de abacate, Parece mágica: os cubos de abacate congelados se transformam em um sorvete cremosíssimo. O truque é sempre ter a fruta congelada e tirar do congelador uns minutinhos antes de bater o sorvete.

INGREDIENTES

  • 1 abacate maduro
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • caldo de ½ limão
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Descasque, corte ao meio o abacate e descarte o caroço. Corte a polpa do abacate em pedaços de 2 cm. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltinhos e fica mais fácil de bater. Deixe por pelo menos 3 horas antes de usar (se preferir, congele na noite anterior).

Para fazer o sorvete, retire o abacate do congelador e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos antes de bater – assim ele bate mais fácil e você não corre o risco de danificar o processador. Se estiver muito calor, aproveite para colocar o creme de leite no congelador – quanto mais gelado estiver melhor.

No processador de alimentos, junte o abacate congelado e bata, no modo pulsar, até começar a triturar os pedaços. Junte o caldo de limão, o açúcar e o creme de leite, e deixe bater até ficar bem cremoso, com a consistência de sorvete – no começo pode demorar, mas acredite, quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Se necessário, pare de bater e raspe a lateral do processador com uma espátula para bater por igual. Sirva a seguir.

OBS: O sorvete deve ser batido apenas na hora de consumir, pois se congelado novamente endurece e perde a textura cremosa. 
DICA IMPORTANTE

Tenha sempre abacate no congelador. Assim que o abacate estiver congelado, transfira os pedaços para um saco com fechamento hermético e mantenha no congelador por até 3 meses, dessa forma você economiza lugar no congelador e garante a sobremesa de última hora.

Acompanhamentos:

abacate

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com sorvete de abacate:

  1. Granola crocante: Adiciona textura e um toque de crocância ao sorvete.
  2. Frutas frescas: Morangos, framboesas, mirtilos ou fatias de manga complementam o sabor do abacate e adicionam cores vibrantes ao prato.
  3. Calda de chocolate: Uma calda de chocolate quente ou fria cria um contraste delicioso com o sabor cremoso do sorvete de abacate.
  4. Castanhas picadas: Amêndoas, nozes, castanha de caju ou pistaches picados fornecem uma textura crocante e um sabor extra ao sorvete.
  5. Mel ou maple syrup: Adoça suavemente o sorvete e adiciona um toque de doçura natural.
  6. Coco ralado: O coco ralado tostado adiciona uma camada adicional de sabor tropical ao sorvete de abacate.
  7. Folhas de hortelã fresca: Uma folhinha de hortelã fresca adiciona um aroma refrescante e realça os sabores do sorvete.
  8. Biscoitos ou bolachas: Biscoitos amanteigados, bolachas de chocolate ou bolachas tipo wafer são ótimas opções para servir junto ao sorvete.
  9. Sementes de chia ou linhaça: Além de adicionar uma textura interessante, sementes de chia ou linhaça também contribuem com nutrientes extras.
  10. Groselhas ou amoras frescas: Frutas vermelhas ácidas como groselhas ou amoras fornecem um contraste saboroso com a cremosidade do sorvete de abacate.

Experimente combinar alguns desses acompanhamentos para criar uma sobremesa ainda mais deliciosa e interessante!

Informações nutricionais;

abacate

Aqui está uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas de sorvete de abacate, considerando uma receita básica sem adições adicionais como açúcar ou leite:

  • Calorias: Aproximadamente 160 kcal
  • Gorduras: Cerca de 14 gramas
    • Gorduras saturadas: Cerca de 2 gramas
    • Gorduras insaturadas: Cerca de 12 gramas (incluindo gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas)
  • Carboidratos: Aproximadamente 8-10 gramas
  • Proteínas: Cerca de 2 gramas
  • Fibras: Cerca de 6-8 gramas
  • Açúcares: Aproximadamente 0-2 gramas, dependendo da maturidade do abacate e de quaisquer adições de açúcar na receita.

Esses valores podem variar dependendo de fatores como o tamanho e a maturidade do abacate, bem como quaisquer ingredientes adicionais que tenham sido incluídos na receita. Se desejar informações mais precisas, recomenda-se calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes específicos utilizados na preparação do sorvete de abacate.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SORVETE DE BANANA

Como Fazer Sorvete de Banana e Amendoim

Esta é a mais gostosa maneira de não perder nenhum pedacinho da banana que está fazendo aniversário na fruteira. Quando ela começar a ameaçar passar, corte e congele. Rodelas de banana congeladas são o único ingrediente deste sorvete.

INGREDIENTES

  • 8 bananas-prata maduras

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em pedaços médios. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados. Deixe por pelo menos 4 horas até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).

Retire a banana do congelador e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos antes de bater – assim você não quebra o processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.

Coloque os pedaços de banana congelados no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta. Continue batendo em velocidade alta até ficar bem cremoso com a consistência de sorvete, por cerca de 5 minutos – na metade do tempo, pare de bater e misture os pedaços com uma espátula para bater por igual. O processo é demorado, mas acredite, quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Sirva a seguir.

OBS: O sorvete deve ser batido apenas na hora de consumir, pois se congelado novamente endurece e perde a textura cremosa.

SOBREMESA GARANTIDA

Tem banana madura dando sopa na fruteira? Aproveite para congelar, quando as fatias estiverem firmes, transfira para um saco próprio para alimentos e mantenha no congelador por até 3 meses. Assim você economiza espaço no freezer e pode ter sorvete a hora que quiser.

LEIA MAIS:

FAÇA TAMBÉ O DELICIOSO SORVETE DE MAMÃO

mamao

Sorvete cremoso, refrescante e feito com apenas 1 ingrediente. Ótimo para não deixar a fruta passar do ponto. Sempre que tiver mamão, antes de ele começar a sobrar, congele em cubos! Também funciona com papaya. Só não dá certo bater no liquidificador. Tem que ser no processador de alimentos mesmo.

INGREDIENTES

  • 4 xícaras (chá) de mamão formosa maduro em pedaços

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Descasque, descarte as sementes e corte o mamão em fatias médias, de cerca de 2 cm. Corte as fatias em pedaços de 2 cm e transfira para uma assadeira – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados e fica mais fácil de bater.

Leve a assadeira ao congelador por pelo menos 3 horas, ou até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).

Na hora de preparar o sorvete, retire o mamão do congelador e mantenha em temperatura ambiente por 10 minutos – assim você evita danos ao processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.

Coloque os pedaços de mamão no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta – raspe a lateral do processador com uma colher quantas vezes forem necessárias para bater de maneira uniforme. Assim que a fruta estiver bem triturada, aumente a velocidade e continue batendo até formar um sorvete cremoso. Pode demorar um pouco, cerca de 7 minutos no total, mas acredite: quanto mais bater, mais cremoso fica. Sirva a seguir.

OBS: O sorvete deve ser batido apenas na hora de consumir, pois se congelado novamente endurece e perde a textura cremosa. Já o mamão pode ser mantido no freezer por até 3 meses para você preparar o sorvete quando der vontade.

EVITE DESPERDÍCIO

Não deixe o mamão passar do ponto. Se ele estiver sobrando, já congele em cubos. Vá reunindo os cubos congelados em um saco com fechamento hermético, assim você economiza lugar no congelador e garante ingrediente para esse sorvete. 

VERSÃO PAPAYA

Também dá certo, 1 papaya rende 3 porções. Corte o papaya ao meio, descarte as sementes e retire os pedaços da polpa com uma colher. O importante é que sejam de tamanho uniforme e não fiquem amontoados na assadeira para congelar e bater de maneira uniforme.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

5 comentários em “Como Fazer Sorvete de Abacate Natural: Receita Saudável e Irresistível”

Deixe um comentário