COMO FAZER TORTA COM COMPOTA DE FRUTAS

COMO FAZER TORTA COM COMPOTA DE FRUTAS

Como fazer torta com compota de frutas, Não tem mão boa para massa? Sem essa! Além de ser fácil de abrir, a massa desta receita pode ser usada para tortas doces e salgadas. Versátil, né?

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ½ xícara (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Abra uma cavidade no centro da mistura de farinha com manteiga. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior, ela dura até 3 dias na geladeira).

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 minimaçã
  • 1 minipera
  • 2 figos
  • 1 xícara (chá) de compota de frutas caseira
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • ½ colher (sopa) de açúcar demerara para polvilhar
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda, de fundo removível, com 22 cm de diâmetro. Lave, seque e mantenha a casca da pera e da maçã. Corte a maçã no sentido da largura, e a pera no sentido do comprimento em fatias de 0,5 cm de espessura. Com um pano úmido, limpe a casca dos figos. Corte cada um em quartos. Polvilhe a bancada com farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Separe o fundo removível da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo, deixando as bordas de massa para fora.

Sobre uma tigela, passe a compota de frutas por uma peneira e deixe escorrer a calda. Distribua as frutas da compota no centro da massa sem ocupar as bordas. Cubra com as fatias de maçã e pera. Disponha as metades de figo. Regue com 1 colher (sopa) de mel e dobre as bordas da massa sobre as frutas. Numa tigela, misture a gema com 1 colher (chá) de água. Pincele sobre a borda de massa e polvilhe com o açúcar demerara. Encaixe de volta o aro ao fundo da fôrma e leve a torta ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 40 minutos, até dourar. Retire a torta do forno e regue com o restante do mel. Sirva quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de creme batido, merengue ou sorvete.

QUER ADIANTAR O PREPARO?

Essa torta não pode ser congelada inteira, as frutas absorvem muita água no congelador, mas a massa pode ser congelada. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TORTA DE FIGO

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • papel-manteiga e grãos de feijão cru para assar (ou outro grão seco da despensa)

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Junte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Acrescente o ovo, a gema e amasse apenas até formar uma bolota. Embrulhe com filme e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro.

Polvilhe a bancada e a massa com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma – polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo. Enrole a massa sobre o rolo, transfira para a fôrma e pressione delicadamente com as pontas dos dedos para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ter no mínimo 3 cm de altura.

Para decorar a lateral da torta: finque a ponta de uma colher de sopa na massa da lateral e puxe para cima. Repita logo ao lado e siga repetindo, até encontrar, novamente, o primeiro corte feito com a colher. O resultado é o formato de uma coroa. Junte as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode utilizar para fazer biscoitinhos.

Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 300 g de cream cheese
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • extrato de baunilha a gosto
  • 8 figos
  • 4 ramos de alecrim
  • mel a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Na batedeira, coloque o cream cheese, a manteiga e bata por cerca de 3 minutos, em velocidade média, até formar um creme liso. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos e bata por mais 3 minutos, até ficar bem cremoso. Misture gotas de extrato de baunilha. Transfira para uma tigela, tampe e reserve na geladeira.

Com um pano de prato úmido (ou papel-toalha), limpe bem os figos. Mantenha a casca, o cabinho e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento.

Assim que estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato. Cubra o fundo com o creme de cream cheese. Numa das laterais da torta, disponha os figos inclinados, formando uma fileira. Decore com os ramos de alecrim, regue com mel e sirva a seguir.


DICA DE PLANEJAMENTO

Prepare uma etapa da receita por vez e deixe para montar a torta apenas no dia de servir: separe um dia para preparar e assar a base da torta (ela fica crocante por até 5 dias bem embalada em filme); no outro dia, prepare o creme de cream cheese e armazene na geladeira num pote com fechamento hermético por até 3 dias.

DICA IMPORTANTE:

A torta não pode ser congelada inteira, mas vale congelar só a massa assada para adiantar o preparo. Depois de assada, deixe a base esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a base não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao congelador. Para descongelar, basta deixar a base em temperatura ambiente. Depois é só rechear. A base tem validade de 3 meses congelada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário