COMO FAZER TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE

COMO FAZER TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE

COMO FAZER TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE, Essa torta de maçãs-verdes é incrível, parece saída de um desenho animado… Linda e super saborosa! Ótima para ser servida ainda quentinha, acompanhada por sorvete de creme. Uma verdadeira perdição!

PARA A MASSA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200 g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
  • 1 lata de creme de leite (com o soro)
  • 1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).  Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e trabalhe a massa até formar uma bolota. 

Transfira para uma superfície lisa e continue trabalhando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas – elas fazem a massa ficar mais crocante. Corte e reserve na geladeira ⅓ da massa, que será usada para fechar a torta. 

Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. 

Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. 

Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Enquanto isso, prepare o recheio. Veja a receita abaixo. 

Retire os feijões e o papel-manteiga da massa pré-assada. Antes de colocar o recheio, polvilhe com ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca. Isso serve para que a massa não fique molhada e a farinha ainda forma um creminho. Coloque as maçãs na fôrma e polvilhe com o restante da farinha de rosca. 

Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. 

Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra a massa novamente. Corte os filetes com uma faca grande e decore a torta. 

Leve a torta para assar por 1h10 no forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média). Retire do forno e pincele com uma misturinha de 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 10 a 20 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 maçãs verdes
  • 1 ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 e ½ colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de caldo de limão
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca

MODO DE PREPARO

Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs numa tábua e corte em fatias bem finas. 

Numa tigela grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos.

Polvilhe a massa pré-assada com a metade da farinha de rosca, antes de rechear com as maçãs preparadas (a montagem está descrita na etapa da massa.)

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

FAÇA TAMBÉM TORTA DE BANANA

O açúcar mascavo dá um gostinho especial mais complexo a essa torta clássica e com gosto de comida-conforto. Uma pitada de canela faz dupla imbatível com a banana-nanica.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por no mínimo 30 minutos para firmar (se preferir prepare no dia anterior). Enquanto isso, prepare o recheio de banana.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 bananas nanicas maduras
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 1 pitada de canela em pó

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas de cerca de 1 cm. Numa tigela pequena, misture o amido com a água até dissolver, reserve.

Leve uma panela média com o açúcar ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter – mexa de vez em quando com uma espátula d silicone para derreter de maneira uniforme e não queimar. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar.

Junte à panela as rodelas de banana, a canela e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela – a consistência é de um doce de banana, não mexa demasiadamente para manter alguns pedaçaos de banana inteiros. 

Transfira o recheio para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta – se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir para ficar mais fácil de abrir.

Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma. Atenção: esta massa é bem delicada e pode rachar por conta do açucar, durante o processo polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa – reserve as aparas para a decoração.

Com uma colher espalhe e nivele o recheio de banana, cobrindo todo o fundo da massa. 

Polvilhe a bancada com mais um pouco de farinha e abra a outra metade da massa, seguindo as instruções do passo 2. Enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma para cobrir o recheio. Pressione delicadamente a lateral da fôrma para selar a borda com a massa da cobertura. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa.

Para a decoração: junte todas as aparas da massa e amasse para unir numa só porção. Polvilhe mais farinha sobre a bancada e abra a massa formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 9 tiras de cerca de 1 cm de largura –  ideia é montar 3 tranças, quanto mais longas forem as tiras mais fácil de montar. Apoie 3 tiras na bancada, uma ao lado da outra e una as pontas – aperte a massa para firmar. Faça uma trança com as tiras e una as pontas, apertando a massa no final. Repita com as outras tiras para formar 3 tranças. 

Numa tigela pequena, quebre o ovo e misture com a água. Com um pincel, espalhe a mistura na superfície da torta. Disponha as três tranças sobre a tampa da torta, formando um círculo rente a borda. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças.

Com a ponta de uma faquinha, faça 4 cortes em cruz no centro da torta – eles servem de saída para o vapor na hora de assar. Leve a torta ao forno para assar por cerca de 45 minutos, ou até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir. 


OBS: a torta de banana também fica uma delícia servida quente com sorvete, creme batido ou pé de moleque com laranja.

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira a torta para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congelada), o tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

16 comentários em “COMO FAZER TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE”

Deixe um comentário