
Como fazer um delicioso picadinho, Picadinho é um clássico que nunca sai de moda. Esta versão de cozimento longo pode ser preparada com bastante antecedência e reaquecida na hora de servir. O prato perfeito para receber os amigos ou a família em casa.
INGREDIENTES
- 1 kg de coxão mole em peça
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 70 g de bacon em cubinhos (cerca de ½ xícara [chá])
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 4 xícaras (chá) de água
- caldo de ½ limão
- ¼ de xícara (chá) de salsinha
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Corte o coxão mole em bifes de cerca de 1,5 cm de espessura. Corte os bifes em tiras e as tiras em cubos de 1,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes — a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Numa chaleira, leve um pouco mais de 1 litro de água ao fogo médio para aquecer.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure cerca de ¼ da carne, sem amontoar os cubinhos — se colocar toda a carne de uma vez, ela vai esfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Deixe a carne dourar por cerca de 2 minutos e vire para dourar os cubos de maneira uniforme. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita com o restante, regando com azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o bacon. Mexa por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente o extrato de tomate e mexa por 3 minutos até dar uma leve tostadinha no fundo da panela — isso vai dar mais sabor ao caldo do picadinho. Junte a farinha e mexa por 1 minuto até formar uma pastinha a farinha ajuda a engrossar o caldo.
Regue com o molho inglês e o caldo de limão e misture bem. Adicione a água quente aos poucos, mexendo com a espátula para dissolver os gruminhos de farinha e o queimadinho do fundo da panela. Tempere com uma pitada de sal, volte a carne para a panela e misture bem. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia e o caldo levemente engrossado. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha. Desligue o fogo do picadinho e misture a salsinha picada. Sirva a seguir.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM PICADINHO ORIENTAL COM COUVE-FLOR
O picadinho oriental é superversátil. Uma vez que você aprende a fórmula, pode variar com o que tiver à mão. É elegante o suficiente para receber amigos em casa e é tão prática que vai muito bem no dia a dia.
INGREDIENTES
- 2 bifes de contrafilé (cerca de 300 g)
- ½ couve-flor
- 1 cenoura
- 1 cebola
- ¾ de xícara (chá) de ervilha congelada
- 2 dentes de alho
- ½ colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
- 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de óleo
- ½ colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)
- cebolinha fatiada a gosto (para servir)
- gergelim torrado a gosto (para servir)
MODO DE PREPARO
Corte os bifes em tiras finas, de 1 cm e transfira para uma tigela – descarte os pedaços maiores de gordura. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar a panela na hora de cozinhar.
Faça o pré-preparo: descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios; lave bem sob água corrente e reserve num escorredor. Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento; fatie as metades, na diagonal, em meias-luas finas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos médios. Descasque e corte o alho em fatias finas.
Leve ao fogo médio uma panela wok (ou uma frigideira grande) para aquecer. Enquanto isso, numa jarra medidora (ou tigela), coloque a água, o shoyu e o vinagre de arroz. Junte o amido de milho e mexa bem com uma colher para dissolver.
Assim que a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e junte as tirinhas de carne. Deixe dourar por cerca de 2 minutos – só mexa quando a carne descolar da panela.
Transfira a carne para uma tigela e regue com o restante do óleo. Acrescente a couve-flor e a cenoura e refogue por 6 minutos até começar a dourar. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente o alho, o gengibre e misture bem para perfumar. Volte a carne para a panela, misture a ervilha e deixe cozinhar por apenas 2 minutos para descongelar. Regue com a mistura de shoyu e amido, mexa por cerca de 2 minutos até formar um molho mais espesso e brilhante.
Desligue o fogo e, por último misture o óleo de gergelim torrado. Salpique com cebolinha fatiada e gergelim. Sirva com arroz japonês.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango