Como Fazer um delicioso Ravioli

Aprenda a Fazer um delicioso Ravioli

Como Fazer um delicioso Ravioli Antes de mais nada, vale lembrar que o Ravioli é uma das comidas típicas italianas que costumamos comer no Brasil. São mini pastéis recheados com vários ingredientes. Eles são cozidos e a massa é feita de ovos e farinha de trigo.

Este prato foi criado na Sicília, no sul da Itália, no século XII. Originalmente, o ravioli não tinha recheio, mas depois adquiriu outras formas e recheios como ervas, queijo e carne.

Para experimentar este delicioso prato, procure uma trattoria, um restaurante familiar simples com comida deliciosa.

Hoje “MINHA VIAGEM RECEITAS” trás essa receita para você, Então vamos lá?

Ingredientes delicioso Ravioli

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara de azeite
  • 1/2 xícara de água
  • tenha farinha extra à mão para polvilhar
  • Preencha sua seleção
  • molho de sua preferência

Modo de Preparo

Faça sua escolha de recheio de ravioli (queijo, frango, carne, etc.).

Antes de mais nada, quebre os ovos em uma tigela grande e bata com um garfo. Agora, adicione a água, o óleo e o sal e misture tudo. Em seguida, adicione 1 xícara de farinha à tigela e mexa para combinar a farinha com a mistura anterior. Imediatamente, repita com a farinha restante, contudo, uma xícara de cada vez.

Logo após, misture até formar uma massa macia, Nesse meio tempo, enfarinhe as mãos e enfarinhe uma superfície lisa.

Logo depois, retire a massa da tigela e forme uma bola e amasse por 5 minutos ou até ficar elástica. Da mesma forma, enfarinhe um rolo e abra a massa com cerca de 4 mm de altura. Se você não tiver um molde, use um cortador de biscoitos ou um copo para cortar círculos na massa. Desse modo, preencha o círculo com o recheio desejado e dobre a massa ao meio para fazer uma meia-lua.

Assim também, com a ajuda de uma faca rolante de massa ou um garfo, aperte a ponta do ravioli e feche o ravioli completamente. Por outro lado, se tiver problemas para fechar a massa, mergulhe os dedos na água e umedeça a borda externa do círculo.

Pouco depois, ao fazer os raviolis, coloque os primeiros em uma panela enfarinhada para evitar que grudem. Por fim, ferva o ravioli em água fervente por 5 minutos ou até começar a flutuar. Em seguida, sirva com o molho de sua preferência.

Você pode congelar os raviolis separando-os em uma jarra e polvilhando-os com farinha para evitar que grudem.

RAVIÓLI DE RICOTA E MOLHO DE TOMATE

Pense num ravióli leve. A massa é quase transparente, elegante. O recheio é todo delicado, para preservar o sabor da ricota. O molho de tomate arremata esse preparo que tem aquela simplicidade elegante tão especial. Um clássico.

PARA A MASSA BÁSICA

INGREDIENTES

  • 280 g de farinha de trigo
  • 120 g de sêmola de grano duro
  • 4 ovos

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture as farinhas e reserve uma porção (cerca de ⅓ de xícara) – a quantidade total de farinha pode variar de acordo com o tamanho dos ovos.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas.

Abra um buraco no centro da farinha, como se fosse um “vulcão”. Adicione os ovos batidos no centro e comece misturando com um garfo, do centro para as bordas, adicionando a farinha aos poucos. Amasse com as mãos até a farinha incorporar os ovos. Vá adicionando a farinha reservada caso necessário. Transfira a massa para a bancada e sove até que fique bem lisa.

Embale a massa com filme e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. 

PLANEJAMENTO

A massa fresca pode ser mantida em geladeira, embalada em filme, por até 2 dias.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 480 g de ricota de búfala (escorrida)
  • 50 g de queijo parmesão ralado fino
  • 1 pitada de açúcar
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • folhas de manjericão picadas a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Numa peneira, escorra a ricota sobre a tigela, para retirar o excesso de soro. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.

Numa tigela média, coloque a ricota (sem o soro), adicione o parmesão, as raspas de limão e o manjericão picado. Tempere com uma pitada de açúcar, sal e noz-moscada a gosto. Misture delicadamente e leve à geladeira para firmar por 30 minutos – é mais fácil rechear os raviólis com o recheio gelado. 

PARA A MONTAGEM E COZIMENTO

MODO DE PREPARO

Após o tempo de descanso, corte a massa em quatro partes. Com um rolo de macarrão (ou cilindro) abra a massa em folhas na espessura de 2 mm. 

Para modelar os raviólis: posicione uma faixa de massa sobre a bancada. Disponha no centro da massa porções de cerca de 10g do recheio uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Borrife a massa com água e cubra com outra faixa de massa. Com a lateral das mãos, retire o ar ao redor do recheio e pressione as bordas de massa para selar – assim os raviólis não abrem nem criam bolhas ao cozinhar. Com um cortador de ravióli ou carretilha dentada, corte os raviólis ao redor de cada porção de recheio. Você pode deixar os raviólis quadradinhos ou cortar e dobrar as pontas para modelar o plin. Se preferir, utilize formas para raviólis.

Transfira os raviólis para uma travessa levemente enfarinhada e repita com o restante. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Adicione sal e mergulhe uma parte dos raviólis – cozinhe em levas para que não grudem  uns nos outros. Diminua o fogo para médio e fique de olho: quando o ravióli subir à superfície da água, está cozido.

Com uma escumadeira, transfira para uma travessa e repita com o restante. Sirva os raviólis de queijo com molho de tomate e folhas de manjericão fresco.

OBS: a massa fresca recheada deve ser consumida na hora. Se quiser congelar ou armazenar na geladeira: pré-cozinhe o macarrão e passe os raviólis cozidos em água e gelo para cessar o cozimento. Escorra bem a água; transfira para uma travessa e regue com um fio de óleo para não grudarem uns nos outros.

ESPAGUETE AO ALHO E ÓLEO

Esta é uma daquelas receitas-salvação para os dias em que a geladeira está mais deserta que o Arizona. Encontre um pacote de espaguete, alho e azeite e você terá um prato muito saboroso.

INGREDIENTES

  • 500 g de espaguete
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 5 dentes de alho grandes
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 pimenta dedo-de-moça inteira

MODO DE PREPARO

Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Descasque os dentes de alho e corte em lascas ou em fatias finas. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio, acrescente o azeite e espere aquecer.

Quando aquecer, coloque a pimenta inteira e as lascas de alho. Assim que começar a dourar, retire as lascas de alho com uma escumadeira para não queimar. Transfira para um prato forrado com papel-toalha. Desligue o fogo e reserve o azeite para depois. Se preferir, despreze a pimenta.

Logo que a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Em seguida, despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o macarrão para a panela (sem a água). Leve ao fogo alto apenas para aquecer, junte o azeite reservado e misture bem. Se for preciso, regue com um pouco mais de azeite.

Desligue o fogo, junte a metade das lascas de alho e misture. Transfira o macarrão para uma travessa e salpique com o restante do alho. Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.

ESPAGUETE COM COGUMELO

O molho de cogumelos fica pronto no intervalo entre a água ferver e o macarrão cozinhar. Não dá para ser mais prático. Quer dizer, dá: o preparo é mais rápido se feito pelo casal. Esta receita faz parte do livro ‘Cozinha a quatro mãos’.

INGREDIENTES

  • 200 g de espaguete
  • 1 xícara (chá) de cogumelos shiitake (50 g)
  • 1 xícara (chá) de cogumelos shimeji (50 g)
  • ½ xícara (chá) de cogumelos-de-paris (80 g)
  • 1 dente de alho
  • 50 g de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • salsinha picada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • queijo parmesão a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, limpe os cogumelos-de-paris e os shiitakes com um pano úmido – não lave em água corrente nem deixe de molho, eles absorvem a água e perdem o sabor. Corte e descarte o talo do shiitake; corte e descarte a base dos talos do shimeji – essas partes são mais duras e fibrosas. Corte os shiitakes e os cogumelos-de-paris em fatias médias e divida o shimeji em ramos. Descasque e pique fino o dente de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, prepare o molho.

Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho picado fino, e os cogumelos fatiados. Tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 3 minutos, até os cogumelos ficarem dourados e macios. Regue com o vinho branco e misture bem. Desligue o fogo e misture a salsinha picada a gosto.

Quando a massa estiver al dente, escorra a água e reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão. Transfira o espaguete para a frigideira com o molho de cogumelos e adicione, aos poucos, a água do cozimento, para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão a gosto.

OBS: se preferir, faça a sua própria combinação de cogumelos, mantendo a quantidade total de cerca de 150g.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Deixe um comentário