Como fazer uma crepioca deliciosa com ingredientes simples

COMO FAZER UMA DELICIOSA CREPIOCA

A crepioca é uma variação da tapioca, que se tornou bastante popular no Brasil devido à sua versatilidade, praticidade e também por ser uma opção mais saudável em comparação com algumas alternativas de massas tradicionais. Ela consiste em uma mistura de tapioca granulada com ovos, resultando em uma massa parecida com a de uma crepe, mas sem glúten.

Origem:

A crepioca surge da combinação de dois alimentos tradicionais brasileiros: a tapioca e o ovo. A tapioca é originária da culinária indígena brasileira, sendo feita a partir da fécula extraída da mandioca. Já o ovo é um ingrediente amplamente utilizado na culinária brasileira em diversas preparações. A ideia de combinar a tapioca com o ovo para criar uma massa semelhante à crepe surgiu como uma alternativa saudável e versátil para o café da manhã, lanches ou até mesmo refeições principais.

Popularidade:

A crepioca ganhou popularidade em todo o Brasil devido à sua simplicidade de preparo e sua adaptabilidade a diversos tipos de recheios. Ela se tornou especialmente popular entre aqueles que buscam opções de alimentação mais saudáveis, pois é livre de glúten e pode ser facilmente integrada em dietas específicas.

Em termos de popularidade, a crepioca pode ser encontrada em todo o país, principalmente em cafeterias, padarias, lanchonetes e até mesmo em versões industrializadas em supermercados. No entanto, algumas regiões do Brasil podem ter uma preferência maior por essa receita devido a diversos fatores, como tradições culinárias locais e influências regionais.

Em geral, áreas urbanas tendem a ter uma oferta maior de crepiocas, especialmente em grandes centros urbanos e cidades turísticas. No entanto, é importante destacar que a crepioca é uma receita tão versátil que pode ser facilmente preparada em casa, o que contribui para a sua popularidade em todo o país.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 2 colheres cheias de goma para tapioca
  • 1 pitada de sal
  • recheio de sua preferencia

MODO DE PREPARO

Coloque a frigideira no fogo. Em um recipiente a parte, misture o ovo até que a clara e a gema formem uma só mistura. Acrescente aos poucos a goma sempre batendo. Coloque uma pitada de sal e misture novamente. Despeje o liquido na frigideira já aquecida. Fica muito parecido com uma panqueca, então do mesmo jeito, após um tempo vire e depois já pode servir.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Você pode colocar o que quiser no recheio: um atum para ficar mais saudável, creme de avelã… Já testei colocar alguns recheios na mistura antes de ir ao fogo, mas isso fica a sua escolha.

Informações nutricionais:

Como Fazer Crepioca de Queijo com Tomate: Receita Rápida e Prática

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de crepioca podem variar dependendo dos ingredientes utilizados e dos recheios adicionados. No entanto, fornecerei uma estimativa das informações nutricionais para a crepioca básica, feita apenas com tapioca e ovos. Por favor, note que essas informações são aproximadas e podem variar de acordo com os ingredientes específicos e as proporções utilizadas na preparação:

  • Calorias: Aproximadamente 70 a 100 calorias
  • Proteínas: Cerca de 2 a 4 gramas
  • Gorduras totais: Em torno de 1 a 3 gramas
  • Gorduras saturadas: Geralmente menos de 1 grama
  • Carboidratos totais: Aproximadamente 10 a 15 gramas
  • Fibra dietética: Em média, menos de 1 grama
  • Açúcares: Geralmente menos de 1 grama
  • Sódio: Variável, dependendo da quantidade de sal adicionada
  • Vitaminas e minerais: A crepioca pode fornecer pequenas quantidades de nutrientes como ferro, cálcio e potássio, principalmente dos ovos.

É importante lembrar que essas informações são baseadas em uma crepioca básica, sem considerar os recheios adicionados, que podem aumentar significativamente o valor nutricional total da preparação, dependendo dos ingredientes escolhidos. Se você estiver preocupado com as informações nutricionais específicas da sua crepioca, recomenda-se calcular com base nos ingredientes utilizados e nas porções exatas.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CREPEOCA LIGHT

INGREDIENTES

  • 1 colher (sopa) de goma para tapioca
  • 1 colher de requeijão light
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes, misture tudo até se formar uma massa homogênea. Em uma frigideira antiaderente, adicione a massa e vire assim que obter um ponto uniforme. Para o recheio, sugiro ricota, cream cheese, peito de peru defumado, frango desfiado ou o próprio requeijão light. Se preferir, um molho à bolonhesa com carnes vermelha magra, também cai muito bem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Serve uma pessoa; para mais, é só dobrar a receita pelo número de pessoas que deseja servir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CREPE DE MORANGO

Uma ótima opção para terminar a noite, estas panquecas fecham bem qualquer jantar. Ou uma excelente maneira para comerçar o dia, elas são ótimas para o café da manhã!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 30 g de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes num tigela ou liquidificador e bata até obter uma massa lisa e uniforme. Deixe a massa descansar cerca de 20 minutos. Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio. (Veja abaixo como fazer o recheio e a cobertura.) Para preparar os crepes, leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo alto. Segure o cabo da frigideira com uma mão e, com a outra, coloque uma concha pequena da massa. Mexa rapidamente a frigideira, fazendo movimentos circulares, para que a massa cubra todo o fundo da frigideira. Atenção: a quantidade de massa deve ser pouca, para que o crepe fique fino e leve.

Deixe a frigideira sobre o fogo alto até que as bordas do crepe comecem a soltar da frigideira. Vire o crepe com o auxílio de uma espátula e deixe dourar por 1 minuto. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Após preparar 15 crepes, comece a montagem. Coloque cerca de 3 colheres (sopa) do recheio na metade inferior de um crepe. Em seguida, dobre o crepe em quatro (dobre ao meio e ao meio novamente). Repita a operação com todos os crepes. Na hora de servir, regue com o coulis de morango.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 500 g de morangos picados
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Lave muito bem os morangos sob água corrente. Retire e despreze as folhas. Pique os morangos em pedaços pequenos. Reserve. Coloque o creme de leite fresco e o açúcar numa batedeira e bata até o ponto chantilly. Atenção: quando o creme de leite começar a ficar firme, desligue a batedeira, senão ele pode virar manteiga. Acrescente os morangos picados e a essência de baunilha à tigela com o chantilly e mexa bem. Conserve na geladeira até o momento de usar.

PARA A COBERTURA DE COULIS

INGREDIENTES

  • 400 g de morangos lavados
  • caldo de ½ limão
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Lave muito bem os morangos sob água corrente e retire as folhas. Coloque o açúcar, o suco de limão e os morangos numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos ou até que os morangos fiquem macios. Se quiser servir a calda sem pedaços de morango, retire da panela e coloque no liquidificador. Bata rapidamente, retire do liquidificador e transfira para uma tigela.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

6 comentários em “Como fazer uma crepioca deliciosa com ingredientes simples”

Deixe um comentário