Como Fazer Vaca Atolada: Segredos para um Caldo Rico e Carne Macia

COMO FAZER VACA ATOLADA

Como fazer vaca atolada, com a  carne bovina e  a mandioca como principais ingredientes, a Vaca Atolada, prato típico Sul Mato Grossense conquista a várias gerações o coração de quem gosta de uma boa comida caipira.” sua origem vem das antigas comitivas boiadeiras, onde era comum os peões levarem a carne mergulhada na gordura, garantindo assim, sua alimentação por um bom tempo, no caminho colhiam mandioca para mais tarde ser misturada junto com a carne.Era comum de uma fazenda a outra no remanejamento dos animais, a comitiva enfrentar longos períodos chuvosos, dias mais frios e o gado encalhar, quando isso ocorria, os peões tiravam um tempo para descansar e preparar uma refeição forte, cozinhando a carne junto  a mandioca, dando o nome   de ” Vaca Atolada”. A receita passou a ser comum em todo o país, como no Piauí, onde é preparada com outros cortes mas cozida junto com a mandioca assim como na receita sul-mato-grossense.

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de costela bovina
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 cebolas picadas fino
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 2 tomates descascados e sem sementes, picados
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 mandiocas descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 2 cm
  • folhas de salsinha fresca

MODO DE PREPARO

Numa tigela, tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Salpique a farinha de trigo e misture. Leve uma panela de pressão com o óleo ao ao fogo médio. Quando aquecer, frite as costelas, em etapas, até dourarem por todos os lados. Não amontoe as costelas no fundo da panela, para que não criem água (o que vai impedi-las de adquirir o dourado). Retire da panela e transfira para um prato. Refogue a cebola na mesma panela. Regue com ¼ de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da panela (esse fundinho é que dá o sabor à receita). Junte os tomates, os dentes de alho, o vinagre e cozinhe por 5 minutos. Retorne as costelas à panela e regue com o litro de água. Tampe a panela, e após começar a apitar, conte 35 minutos.

Desligue o fogo e, quando toda a pressão sair, abra a panela. Se quiser acelerar, coloque a panela sob água corrente fria (ou levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso costuma encurtar a vida útil da panela de pressão). Adicione a mandioca e complete com 1 xícara (chá) de água . Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando para o fundo não queimar. Na hora de servir, salpique folhas de salsinha fresca.

Acompanhamentos:

Como Fazer Vaca Atolada Light: Uma Deliciosa e Saudável Opção

a “Vaca Atolada” é um prato brasileiro bastante substancial e saboroso, que geralmente é servido com acompanhamentos que complementam seu sabor e textura. Aqui estão alguns dos melhores acompanhamentos para esse prato:

  1. Arroz branco: O arroz simples é um acompanhamento clássico que ajuda a equilibrar a riqueza do prato principal.
  2. Mandioca cozida: A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma excelente opção para acompanhar a Vaca Atolada devido à sua textura e sabor neutro que complementam bem o prato.
  3. Farofa: Uma farofa crocante, feita com farinha de mandioca e temperada com bacon, cebola, alho e outros condimentos, adiciona uma textura interessante e um sabor extra ao prato.
  4. Couve refogada: A couve refogada é um acompanhamento clássico em muitos pratos brasileiros e adiciona frescor e cor ao prato de Vaca Atolada.
  5. Vinagrete: Um vinagrete fresco e picante, feito com tomate, cebola, pimentão, coentro e limão, pode servir como uma excelente opção para cortar a riqueza do prato principal.
  6. Salada Verde: Uma salada simples, como alface, rúcula e tomate, com um molho leve, pode ajudar a equilibrar a refeição e adicionar uma textura refrescante.
  7. Pimenta: Para aqueles que gostam de um toque de picância, uma boa pimenta fresca ou molho de pimenta pode ser um complemento saboroso para a Vaca Atolada.

Esses são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que combinam bem com a Vaca Atolada. Você pode escolher os que mais lhe agradam e criar uma refeição completa e deliciosa!

Como Variar o Tempero da receita:

COMO FAZER VACA ATOLADA

Sim, você pode variar o tempero da receita de Vaca Atolada de acordo com suas preferências pessoais. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  1. Variação de ervas e especiarias: Experimente adicionar diferentes ervas e especiarias para dar um toque único ao prato. Por exemplo, você pode adicionar folhas de louro, tomilho, alecrim, pimenta-do-reino ou até mesmo um toque de cominho para variar o sabor.
  2. Pimentas e temperos regionais: Dependendo da região do Brasil de onde a receita é originária, pode haver variações nos temperos utilizados. Por exemplo, em algumas regiões, pode ser comum adicionar pimenta dedo-de-moça ou pimenta malagueta para um toque picante adicional.
  3. Ingredientes adicionais: Além dos temperos básicos como alho, cebola e pimentão, você pode adicionar outros ingredientes para dar mais sabor ao prato. Experimente adicionar um pouco de colorau para um toque de cor e sabor defumado, ou até mesmo um pouco de molho de tomate para uma versão mais “molhadinha” da Vaca Atolada.
  4. Ingredientes aromáticos: Além dos temperos tradicionais, você pode adicionar ingredientes aromáticos como gengibre fresco ralado, alho-poró ou até mesmo um toque de vinho tinto para um sabor mais complexo.
  5. Adaptação regional: Se você quiser experimentar uma versão diferente da Vaca Atolada, pode se inspirar em outras culinárias regionais. Por exemplo, adicionar leite de coco pode dar um toque mais tropical ao prato, inspirado na culinária nordestina.

Ao variar o tempero da receita de Vaca Atolada, lembre-se de ajustar as quantidades de acordo com suas preferências pessoais e o nível de intensidade de sabor desejado. Experimente diferentes combinações até encontrar a que mais lhe agrada!

Informações nutricionais:

Vaca Atolada com Cenoura e Ervilha

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Vaca Atolada podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação. No entanto, vou fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para uma porção típica de Vaca Atolada, considerando os ingredientes mais comuns utilizados na receita:

Valor energético: Cerca de 200-250 kcal Proteínas: Aproximadamente 15-20g Gorduras totais: Cerca de 10-15g

  • Gorduras saturadas: Variável dependendo do uso de gordura na preparação
  • Gorduras insaturadas: Variável dependendo dos ingredientes utilizados Carboidratos: Aproximadamente 10-15g
  • Açúcares: Baixos, principalmente provenientes dos vegetais como cebola, tomate, etc. Fibra alimentar: Cerca de 2-4g Sódio: Depende da quantidade de sal adicionada durante o preparo Vitaminas e minerais: A receita pode fornecer uma variedade de vitaminas e minerais, especialmente do tomate, cebola, alho e outros vegetais utilizados.

É importante ressaltar que esses valores são apenas estimativas e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na receita. Além disso, essas informações nutricionais são para a receita básica de Vaca Atolada e não incluem os acompanhamentos opcionais, como arroz, farofa, etc.

Se você estiver preocupado com informações nutricionais específicas, é recomendável calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos e nas quantidades utilizadas na sua receita específica, utilizando ferramentas online ou consultando um profissional de saúde nutricional.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM UM DELICIOSO PICADINHO

Picadinho de Carne

Picadinho é um clássico que nunca sai de moda. Esta versão de cozimento longo pode ser preparada com bastante antecedência e reaquecida na hora de servir. O prato perfeito para receber os amigos ou a família em casa.

INGREDIENTES

  • 1 kg de coxão mole em peça
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 70 g de bacon em cubinhos (cerca de ½ xícara [chá])
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 4 xícaras (chá) de água
  • caldo de ½ limão
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Corte o coxão mole em bifes de cerca de 1,5 cm de espessura. Corte os bifes em tiras e as tiras em cubos de 1,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes — a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Numa chaleira, leve um pouco mais de 1 litro de água ao fogo médio para aquecer.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure cerca de ¼ da carne, sem amontoar os cubinhos se colocar toda a carne de uma vez, ela vai esfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Deixe a carne dourar por cerca de 2 minutos e vire para dourar os cubos de maneira uniforme. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita com o restante, regando com azeite a cada leva. Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o bacon. Mexa por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.

Acrescente o extrato de tomate e mexa por 3 minutos até dar uma leve tostadinha no fundo da panela isso vai dar mais sabor ao caldo do picadinho. Junte a farinha e mexa por 1 minuto até formar uma pastinha a farinha ajuda a engrossar o caldo. Regue com o molho inglês e o caldo de limão e misture bem. Adicione a água quente aos poucos, mexendo com a espátula para dissolver os gruminhos de farinha e o queimadinho do fundo da panela. Tempere com uma pitada de sal, volte a carne para a panela e misture bem. Qquando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia e o caldo levemente engrossado. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha. Desligue o fogo do picadinho e misture a salsinha picada. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

1 comentário em “Como Fazer Vaca Atolada: Segredos para um Caldo Rico e Carne Macia”

Deixe um comentário