COMPRAR A VISTA OU A PRAZO E AGORA?

COMPRAR A VISTA OU A PRAZO E AGORA?

Comprar a vista ou a prazo e agora?

Compra à vista ou compra parcelada? Essa é uma dúvida comum que costuma surgir quando queremos finalizar uma compra. Você sempre sabe o que escolher nessa hora? Você pode imaginar o que você deve considerar para tomar uma decisão? No final das contas, o que é mais vantajoso: comprar parcelado ou mesmo parcelado ou pagar à vista?

Hoje vamos discuti-lo, os aspectos positivos e negativos de cada abordagem. Quer saber? continue lendo.

Compra à vista: prós e contras

A compra à vista é praticamente um consenso entre especialistas e educadores financeiros como sendo a melhor opção na hora de efetuar uma compra. Claro que a decisão depende da situação financeira de cada pessoa – e de alguns outros fatores que explicaremos mais abaixo – mas, de forma geral, o pagamento à vista é quase sempre mais vantajoso. Isso porque com dinheiro em mãos (ou mesmo pagando por meio de PIX, cartão de débito, transferência bancária) é possível conseguir bons descontos. Portanto, os principais pontos positivos de realizar uma compra à vista são:

  • Descontos maiores: um mesmo produto pode custar mais barato para quem faz a compra à vista. Isso porque não serão incluídos juros na operação e o lojista terá acesso no ato a um dinheiro que poderia estar aplicado em algum tipo de investimento e rendendo juros. Não deixe de pedir desconto se optar por pagar um produto ou serviço à vista.
  • Maior controle financeiro e menos consumismo: ao fazer compras à vista, o consumidor fica menos suscetível a adquirir produtos por impulso, costuma pesquisar bastante antes de concretizar a compra, planeja e organiza suas finanças para conquistar aquele objetivo.
  • Não corre o risco de ficar inadimplente: quando a compra é feita à vista, o consumidor não precisa se preocupar com faturas, data de vencimento, dívidas. Não há valores em aberto, a compra foi finalizada no momento do pagamento total e isso pode trazer a algumas pessoas uma sensação de tranquilidade.
Entre os possíveis pontos negativos, destacam-se:
  • Sensação de ficar sem dinheiro: ao desembolsar quantias que às vezes são altas para pagar um produto à vista, o consumidor pode ficar sem dinheiro para outras compras que quiser ou precisar fazer. Por isso, é importante lembrar de ter uma reserva de emergência consolidada, para poder sacar o dinheiro desta reserva caso precise lidar com algum imprevisto.
  • Necessidade de juntar dinheiro para comprar produtos mais caros: este pode ser um ponto negativo, já que algumas vezes o consumidor pode precisar de algum item mais caro repentinamente, sem ter chance de se planejar para isso (neste caso, talvez ele possa recorrer ao cartão de crédito). Mas esta necessidade também pode ser vista como um ponto positivo, já que ao juntar dinheiro, se o consumidor criar o hábito de fazer isso utilizando algum tipo de investimento, além de poupar, ele verá seu dinheiro crescer com o rendimento dos juros.

Compra a prazo: prós e contras

A Pesquisa da Dívida 2021, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, revelou que o cartão de crédito é a principal dívida dos inadimplentes – 53% dos entrevistados afirmaram ter parado de pagar no cartão. As lojas (cartões de crédito, folhetos e cartões) ficaram em segundo lugar no estudo. Os dados mostram que as pessoas têm uma probabilidade significativamente maior de se endividar quando pagam suas compras parceladas e/ou parceladas, principalmente quando usam cartão de crédito. Por isso, antes de se comprometer com uma compra parcelada, é preciso planejar. As principais vantagens do parcelamento são:

  • Consumo antecipado: Quando você compra um produto quando não tem dinheiro para pagar à vista, você está antecipando o consumo, o que você traz hoje só poderá ser usufruído amanhã se você tiver economizado todo o seu dinheiro. Isso é bom desde que caiba no seu bolso, não te endivide, e você tenha controle para não sair esperando desejos sem fim, parcelando sem parar e colocando a maior parte dos seus ganhos em cartões separados .
  • Guarde o dinheiro que está investindo: Se o preço à vista de um determinado produto for exatamente o mesmo que o preço a prazo (e você realmente não ganha desconto se pagar à vista), é aconselhável pagar em parcelas. Assim você consegue manter seus ganhos em algum tipo de investimento e pagar as contas com mais facilidade. Afinal, os preços à vista ou a termo fazem diferença. um monte de!

LEIA TAMBEM:

O principal ponto negativo da compra a prazo é:

  • Maior risco de fazer muitas parcelas e se endividar: fazer compras pode ser um verdadeiro vício para muitas pessoas. É necessário ficar atento para não entrar nessa onda. O cartão de crédito, com as compras a prazo e parceladas, fornecem a falsa sensação de que você tem muito dinheiro e que pode adquirir o que bem entender. Não é bem assim. A fatura fecha, a conta chega e se você não pagar em dia você se tornará mais um dos 63 milhões de brasileiros endividados, segundo dados da Serasa, com o nome sujo e com o score lá embaixo.

Mas, afinal, o que é melhor? Pagar à vista ou a prazo?

Para saber quando é melhor parcelar ou pagar à vista, você precisa considerar quatro questões:

1. Valor da compra

Trata-se de um dos critérios mais importantes para definir qual forma de pagamento irá utilizar. Se estivermos falando da aquisição de um carro ou de uma casa, por exemplo, dificilmente a pessoa terá a quantia total deste bem para escolher o pagamento à vista.

Já para as compras de itens mais baratos, é interessante priorizar o pagamento imediato, não comprometendo de antemão o orçamento do próximo mês.

2. Taxa de juros

Sempre que for efetuar uma compra a prazo é primordial que você fique de olho nas taxas que podem ser cobradas. E, no caso das compras com o cartão de crédito, jamais deixe de pagar a fatura no dia correto do vencimento e em sua totalidade, para não ter que lidar com juros exorbitantes.

Lembre-se que as compras parceladas comprometem seu orçamento por muito mais tempo e qualquer desequilíbrio pode ser o estopim para criar uma grande dívida, que cresce cada dia mais por conta dos altos juros.

3. Descontos

Oferecer condições especiais para pagamentos à vista é bastante comum no Brasil. Normalmente, o desconto para pagamentos à vista costuma ser de 5% a 10%. Em geral, isso é uma grande diversão para os consumidores, que podem comprar seu produto com um desconto real. Mas, em alguns casos, é preciso pegar uma calculadora e fazer os cálculos.

Digamos que você pague todas as mensalidades de seu filho durante o ano letivo em dinheiro e a administração da escola ofereça a você um desconto de 5% no pagamento antecipado. Avaliar se vale a pena aplicar todo esse dinheiro e ganhar descontos além do que a escola está oferecendo, sem falar na alta da Selic, que pode chegar a 11,25% até o final de 2022, segundo projeções do mercado.

LEIA TAMBEM:

4. Capacidade de pagamento

Sera que cabe mesmo no meu bolso essa parcela? Sera que posso mesmo comprar este produto à vista? São essas as duas perguntas que você deve se fazer antes de decidir qual a forma de pagamento da sua compra. A regra de ouro é ter uma vida financeira organizada e planejar seu consumo avaliando sempre se seu orçamento não será prejudicado por conta daquela aquisição.

É preciso ter conhecimento das suas finanças e gastar menos do que ganha para evitar problemas no futuro. Utilize como apoio uma planilha de organização financeira, um aplicativo ou até mesmo um bloco de notas. Mas verifique antes se você realmente pode e deve fazer aquela compra. Combinado? Agora que você já sabe o que é melhor para manter sua vida financeira saudável, continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre educação financeira.

10 dicas Para Usar Seu Cartão de Forma Correta
E para conseguir o cartão, basta acessar aqui

Deixe um comentário