CONSERVATÓRIA A TERRA DA SERESTA

Conservatória a terra da seresta, é um distrito do município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. O distrito de Conservatória fica a 142 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, 

Contudo, Conservatória teve seu crescimento e se desenvolveu a partir do ciclo do café na economia brasileira, depois do  século XIX. 

Contudo, a cidade, que hoje é distrito do município de Valença, foi um importante conexão na produção e na circulação do produto, o que levou mais de 100 fazendas locais a começarem a plantar café e a escoar sua produção pelo antigo caminho ferroviário que vinham de Minas Gerais e iam até a Corte, localizada na cidade do Rio de Janeiro, de onde partia para o porto e outras cidades do Brasil.

Todavia, vem daí o começo do crescimento e o início da prosperidade econômica do local, a partir do final do século XIX deu início a outra tradição na vila, a das serenatas a música cantada sob no sereno. As serenatas sempre foram tradição em qualquer cidade do interior, por isso é chamada de a terra da Seresta.

A TRADIÇÃO DA MÚSICA

Um dos grandes responsáveis da tradição da música na cidade é o Museu da Seresta que já foi extinto, e que tem um grande acervo de músicas de serestas, bem como os irmãos Joubert Cortines de Freitas e José Borges de Freitas Neto, que já faleceram, era uma tradição reunir os seresteiros todas às sextas-feiras e sábados à noite, que de lá partiam para conservar o hábito, que dificilmente era interrompido, de cantar pelas ruas da cidade. 

Contudo, hoje em dia ainda se mantêm os encontros na Casa de Cultura e na Rua do Meio, o que se tornou um dos belos atrativos de Conservatória, e atraindo visitantes para o local, pessoas que apreciam uma boa música não devem deixar de visitar o distrito.

MELHOR PERÍODO PARA VISITAR CONSERVATÓRIA TERRA DA SERESTA

A princípio recomendamos que você escolha visitar Conservatória nos meses entre maio e setembro, que é uma época que chove menos na cidade, e os piores meses para sua visita são dezembro e janeiro, quando as chuvas são abundantes no local. 

Contudo o distrito recebe turistas em todas as épocas do ano, pois a temperatura média anual no distrito é de 24°C, o que é uma temperatura bem gostosa, principalmente para quem gosta de curtir uma boa serenata noite adentro.

O QUE CONHECER EM CONSERVATÓRIA

Coisas para fazer em em Conservatória não irão faltar, a começar por conhecer a Locomotiva 206 o Túnel Maria Nossar o túnel que chora, é imperdível conhecer o túnel, bem como conhecer a Associação Casa da Cultura de Conservatória.

Seguindo seu passeio, recomendamos que visite o Museu Vicente Celestino, a Igreja Matriz de Santo Antônio, e também o Espaço Sonora e o Cine Centímetro.

Por fim, não deixe de fora uma visita à Cachaçaria Vilarejo, uma visita imperdível.

ONDE SE HOSPEDAR EM CONSERVATÓRIA TERRA DA SERESTA

POR FIM, ONDE COMER EM CONSERVATÓRIA 

  • Bistrô do Poeta       –     Telefone:  55(24) 99940-9156
  • Restaurante Bohêmia     –     Telefone: (24) 2438-1332
  • La Serenata Conservatória    –   Telefone: (24) 99257-7873
  • Paulada Lanches e Lan House   –   Telefone: (24) 2438-1569
  • DÓ RÉ MI   –     Telefone: (24) 2438-1940
  • Restaurante MAJUBA    –      Telefone: 99863-4134

Finalmente, foram apenas algumas dicas, pois em Conservatória, você terá outras opções tanto de hospedagens e restaurantes como de locais para você visitar. Agora é com você, ou seja, prepare-se logo antes de mais nada, Conservatória a terra da seresta, lhe aguarda de braços abertos, venha curtir uma noite agradável com muito boa música.

ENTÃO BOA VIAGEM

 Leia também essas e muitas outras cidades

Todo dia em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades, coloque o nome da cidade de sua preferência na pesquisa no site e saiba mais, caso você não encontre a cidade deixe nos comentários apenas o seu nome e o nome da cidade que procura. Não deixe de compartilhar nosso site com seus amigos e contatos.

Deixe um comentário