CUSCUZ DE MILHO COM SARDINHA E LEGUMES GRELHADOS, Quer um atalho culinário para dias bem preguiçosos? Esta receita pode até ser o prato principal. O cuscuz de milho é preparado no micro-ondas e ganha como acompanhamento legumes grelhados e uma sardinha refogada bem perfumada com limão. Quem tem pressa também pode comer bem!
PARA O CUSCUZ
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
- ⅔ de xícara (chá) de água
- ¼ de colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
MODO DE PREPARO
Numa tigela média, misture a farinha de milho com o sal e regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer — a textura da farinha deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe a farinha hidratar por 10 minutos. Enquanto isso, faça o pré-preparo da sardinha e dos legumes.
Solte o cuscuz hidratado com um garfo e nivele com a colher na tigela, mas sem compactar — assim ele fica soltinho. Tampe com um prato e leve para rodar no micro-ondas por 2 minutos.
Com cuidado, e usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas, solte o cuscuz com um garfo e adicione a manteiga — ela vai derreter com o calor do cuscuz.
PARA OS LEGUMES
INGREDIENTES
- 2 tomates
- 100 g de vagem holandesa (cerca de 15 unidades)
- 1 lata de sardinha em óleo (cerca de 125 g)
- azeite
- 1 pitada de pimenta-de-caiena
- raspas de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- sal e pimenta-do-reino moídos na hora a gosto
- salsinha a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Lave e seque as vagens. Corte os cabinhos e descarte. Lave, seque e corte cada tomate ao meio no sentido da largura.
Abra a lata de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Tempere cada metade de tomate com sal.
Quando a frigideira estiver quente, regue com ½ colher (chá) de azeite e coloque os tomates, um ao lado do outro, com a face cortada virada para baixo. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado.
Transfira os tomates dourados para um prato e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com ½ colher (chá) de azeite, acrescente a vagem e tempere com sal e pimenta-de-caiena. Refogue por cerca de 3 minutos, até ficarem douradas e levemente macias.
Reserve a vagem refogada no prato com os tomates e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Acrescente as sardinhas, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto e deixe cozinhar por 1 minuto, para aquecer, mexendo delicadamente com a espátula para não desmanchar completamente os filés.
Desligue o fogo e misture as raspas e o caldo de limão. Sirva a sardinha com o molho da frigideira, os legumes e o cuscuz; salpique folhas de salsinha a gosto.
CUSCUZ PAULISTA DE FRANGO
Você pode ver que esse cuscuz tem uma apresentação diferente: vai na fôrma de bolo inglês para ficar mais elegante e tem essa cobertura de ovos picadinhos com salsinha. O que você não pode ver é que ele é muito saboroso. Tudo começa com caldo de frango e um refogado bem caprichado.
PARA COZINHAR O FRANGO
INGREDIENTES
- 1 filé de peito de frango (250 g)
- ½ cebola
- tiras da casca de 1 limão
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 3 grãos de pimenta-do-reino
- 1,5 litro de água
MODO DE PREPARO
Descasque a cebola e prenda a folha de louro espetando com os cravos.
Numa panela média, coloque o filé de frango, a cebola cravejada, os grãos-de-pimenta e as tiras da casca de limão. Cubra com água e leve ao fogo alto – o filé deve ficar completamente imerso, cerca de 1,5 litro é suficiente. Quando ferver a água, conte 5 minutos – assim ele cozinha sem ficar ressecado.
Com uma pinça, transfira o frango para um prato e reserve o caldo de cozimento – ele vai ser usado no preparo do cuscuz. Com dois garfos, desfie o filé de frango ainda quente, reserve.
PARA O CUSCUZ
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) do filé de peito de frango desfiado
- 1 xícara (chá) de farinha de milho
- ¼ de xícara (chá) de farinha de mandioca
- 150 g de palmito pupunha em conserva (2 toletes)
- 2 tomates maduros
- 1 pimentão verde pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 xícara (chá) de bacon em cubos
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
- ¾ de xícara (chá) de milho congelado (ou em conserva)
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 xícaras (chá) do caldo de frango reservado
- 1 ½ colher (chá) de sal
- 2 ramos de cebolinha
- 3 ramos de salsinha
- óleo para untar a forma
- folhas de salsinha para decorar
- 3 ovos cozidos para decorar
MODO DE PREPARO
Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Separe uma tigela com água e gelo. Lave os tomates e faça um corte em x na base de cada um. Assim que a água ferver, mergulhe os tomates apenas até a pele começar a se soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – o choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente. A partir do x, puxe e descarte as cascas. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte cada metade em cubos de 1 cm.
Lave, seque e corte os pimentões ao meio. Descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos. Descasque e pique fino o alho. Corte os palmitos em cubos pequenos. Corte a azeitona em tiras. Lave, seque e pique fino a salsinha e a cebolinha.
Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca raspe e descarte as sementes, pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Adicione o bacon e doure por cerca de 4 minutos, até soltar a gordura. Transfira o bacon dourado para um prato, reserve.
Mantenha a panela em fogo médio, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue na gordura do bacon até murchar. Junte os tomates, tempere com sal e mexa de vez em quando, por 5 minutos, amassando os cubinhos com a espátula para desmanchar.
Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione os pimentões cortados e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o extrato de tomate, o alho, a pimenta e o louro e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com o caldo de frango, Tempere com 1 ½ colher (chá) de sal, misture bem e aumente o fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e conte 15 minutos para formar um caldo bem saboroso.
Enquanto isso, unte com óleo uma fôrma retangular de 30 cm x 11 cm x 6 cm de altura. Pique fino os ovos cozidos. Para fazer a decoração: disponha as folhas de salsinha no fundo da fôrma e distribua os ovos picados. Reserve.
Passados os 15 minutos de cozimento acrescente ao caldo o palmito picado, as azeitonas e o milho. Misture bem por mais 2 minutos. Acrescente o frango desfiado, o bacon dourado, a salsinha e a cebolinha e misture bem.
Polvilhe a farinha de milho e de mandioca aos poucos, misturando com a espátula para não empelotar. Mexa por mais 5 minutos até a massa de cuscuz engrossar e começar a soltar do fundo da panela.
Preencha a fôrma com a massa de cuscuz, pressionando delicadamente com a espátula para acomodar bem a massa e não sobrar espaços vazios. Leve à geladeira para firmar por no mínimo 4 horas (se preferir prepare no dia anterior).
Para desenformar: passe a ponta de uma faquinha na lateral do cuscuz. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez. Sirva frio.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
Muito bom
Eu quero ganhar
Quero o E-Book grupo1