Delicioso Pavê de Laranjas: Aprenda a Fazer

Delicioso Pavê de Laranjas, Aprenda a Fazer

Delicioso Pavê de Laranjas, Aprenda a Fazer, hoje trazemos para você, essa deliciosa receita de pavê de laranja, uma verdadeira maravilha muito fácil de fazer, então vamos lá? mãos na massa!

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 3 colheres rasa de água
  • 1 pacote de biscoitos de cream cracker
  • chocolate em pó

glacê real

Modo de preparo:

Antes de tudo, lave bem as laranjas e corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque em uma panela, logo depois, leve ao fogo o açúcar, a canela e a água. Deixe ferver até formar um caramelo. Em seguida, acrescente os pedaços de laranja e cozinhe por alguns minutos. e guarde.

Nesse meio tempo, forre um refratário com os biscoitos de cream cracker. Jogue o caramelo de laranja por cima e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Para fazer o glacê, derreta o chocolate em banho-maria. Cubra o pavê com o glacê e deixe secar. O pavê de laranja pode ser servido gelado ou à temperatura ambiente.

BOLO DE LARANJA COM GLACÊ DE ÁGUA DE FLOR DE LARANJEIRA

Com uma colher de licor na massa e outra de água de flor de laranjeira no glacê, esse bolo de laranja é especial por ser ultra perfumado, daqueles que se sente o cheiro ainda no forno… Irresistível!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • ¾ de xícara (chá) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja-baía
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira para bolo inglês de cerca de 30 cm de comprimento. 

Passe a farinha de trigo e o açúcar pela peneira, separadamente. Numa terceira tigela, misture o iogurte, o suco de laranja, o licor e o extrato de baunilha. 

Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar peneirado. Em velocidade média, bata até virar um creme fofo e esbranquiçado. 

Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada e a mistura de iogurte e suco alternadamente, até formar uma massa lisa. Em seguida, junte o fermento e o sal. 

Desligue a batedeira e acrescente as raspas de laranja. Usando uma espátula, misture bem. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos. Para verificar o ponto, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. 

Retire do forno e deixe o bolo esfriar por 15 minutos, antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de cobrir com o glacê. Espere secar e sirva a seguir.

PARA O GLACÊ

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de caldo de laranja
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
  • raspas de laranja-baía a gosto

MODO DE PREPARO

Somente na hora de espalhar o glacê, misture o açúcar de confeiteiro, o suco de laranja e a água de flor de laranjeira numa tigela. Regue sobre o bolo e espere secar por 1 hora antes de servir. Decore com as raspas de laranja.

FAÇA TAMBÉM BOLO DE LARANJA

Um bolo fácil de preparar, de liquidificador, que faz a maior presença. O segredo é a cobertura de glacê toda decorada com flores e casca de laranja. Perfumado, azedinho, bolo de laranja é um clássico que perfuma a casa inteira enquanto assa.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 2 laranjas pêra
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro – espalhe uma camada bem fina e uniforme. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.

Descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor amargo-doce, descasque as duas). Lave bem sob água corrente a casca da outra laranja, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro, no sentido do comprimento. Corte cada gomo em três pedaços, descartando a fibra branca central e as sementes. Transfira os pedaços para o liquidificador.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata bem até ficar liso.Numa tigela média, misture a farinha com o fermento em pó.

Transfira a laranja batida com os líquidos para uma tigela grande e acrescente a farinha com o fermento aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. 

Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar – cuidado, o bolo pode rachar se estiver quente ao ser desenformado. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Atenção: o bolo deve estar completamente frio antes de cobrir com o glacê.

PARA O GLACÊ E DECORAÇÃO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 ½ colher (sopa) de caldo de laranja coado
  • 20 flores de mel comestíveis para decorar
  • 3 pedaços de casca de laranja cristalizada para decorar

MODO DE PREPARO

Antes de preparar o glacê, corte a base do cabinho das flores de mel e separe os ramos em 2 buquês menores (assim a decoração fica mais delicada). Corte a casca de laranja cristalizada em pedaços pequenos, de cerca de 0,5 cm.

Sobre uma tigela, passe o açúcar de confeiteiro pela peneira – assim é mais fácil de dar o ponto no glacê e ele fica bem lisinho. 

Adicione 1 colher (sopa) do caldo de laranja e misture bem. Vá adicionando o restante do caldo aos poucos, até dar o ponto – a quantidade de líquido total usada na receita pode variar de acordo com a marca do açúcar de confeiteiro e até a umidade do ar. Mexa bem a cada adição, no início pode parecer que está muito duro, mas é assim mesmo. A textura deve ser de uma pasta grossa. 

Leve a tigela ao micro-ondas para rodar por 15 segundos, em potência média – dessa forma o glacê fica fluido sem ser diluído, ideal para ser aplicado no bolo. O resultado é aquela cobertura branquinha perfeita que não escorre totalmente. Retire do micro-ondas e mexa bem. Volte ao micro-ondas para rodar em etapas de 5 segundos extras até atingir a consistência de uma gemada – ao levantar uma porção da colher o glacê não deve afundar rapidamente no restante da tigela. 

Com uma concha vá derramando o glacê sobre o bolo aos poucos, para que caia de maneira uniforme cobrindo o topo e parte da lateral do bolo.

Disponha as flores e os pedaços de casca de laranja sobre o glacê ainda úmido e deixe secar completamente antes de servir – isso leva cerca de 20 minutos. 

OBS: você pode decorar o bolo com rodelas de laranja desidratada cortada em pedaços, folhas de louro ou apenas raspas de laranja. O bolo pode ser decorado com o glacê até um dia antes de servir, mas as flores comestíveis perdem o viço de um dia para o outro.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

1 comentário em “Delicioso Pavê de Laranjas: Aprenda a Fazer”

Deixe um comentário