DICAS DE COMO SABER SE O GÁS ESTÁ ACABANDO

DICAS DE COMO SABER SE O GÁS ESTÁ ACABANDO

Dicas de como saber se o gás está acabando, uma das principais preocupações de quem usa gás em botijão é controlar o gasto e tentar prever quando vai acabar. Não há indicações claras da quantidade de gás restante no botijão, mas existem maneiras de acompanhar o uso do gás e se preparar para o momento em que ele estiver acabando, usando os indícios dados pelo próprio gás. Confira:

Dicas de como saber quando o gás está acabando:

1. Peso do botijão:

Quando o botijão está próximo de se esvaziar, o gás que era preservado ali dentro em estado líquido por conta da compressão muda para o gasoso, diminuindo consideravelmente o peso do recipiente. Não há, no entanto, uma forma precisa de saber quanto tempo o gás restante no botijão vai durar, mas é uma maneira de garantir mais tempo de uso e se planejar.

2. Chamas do fogão:

O próprio fogo mantido pelo gás dá sinais de quando seu combustível está para acabar. Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.

3. Calendário:

Para você que quer aprender como saber que o gás está acabando, essa é uma forma de controle de longo prazo, porém bastante simples. Marque em um calendário o dia em que o novo botijão foi instalado e assinale quando ele acabar. Dessa forma, munindo-se também dos outros métodos, você começa a entender a duração média de um botijão de acordo com seu uso e até a fazer previsões mais certeiras do quanto ele vai durar, baseado em mudanças neste uso (geralmente gasta-se mais no final do ano por conta de feriados onde se reúne a família como Natal e Ano Novo, porque passamos mais tempo cozinhando).

Lembrando sempre que é preciso verificar periodicamente o estado do kit de instalação de gás. Se a mangueira apresenta sinais de ressecamento, se as válvulas estão funcionando corretamente. Isso tudo pode ficar ainda mais claro se seu gás começar a acabar mais rápido de um mês para o outro sem qualquer grande mudança no uso.

O indicado é sempre verificar a validade da sua mangueira. Os kits para instalação podem ser encontrados na categoria de peças de fogão nas lojas autorizadas, e se você ainda está com dúvidas também pode solicitar ajuda no suporte técnico do fabricante.

LEIA TAMBÉM:

Dicas simples para economizar gás de cozinha

A economia nos fogões pode estar presente até mesmo na sua rotina, os gastos com o gás podem ser diminuídos com mudanças simples que vão impactar as contas do final do mês. Confira aqui quatro dicas simples que vão surpreender na economia.

Dicas simples para econimizar gás de cozinha

Tampar as panelas

As tampas das panelas servem principalmente para abafar os alimentos preservando o calor interno para facilitar o cozimento. Dessa forma, o processo fica mais rápido e o gasto de gás é menor. Alguns pratos podem ter o cozimento finalizado com a chama desligada e o próprio calor acumulado internamente.

Otimizando o forno

Na hora de assar algo no forno é possível incluir mais de um prato na mesma leva. Isso evita que ele seja usado mdiversas vezes e desperdice tempo e o consumo de gás. procure manter a porta do forno fechada durante o preparo, sem abrir e fechar constantemente, para ajudar a preservar o calor interno.

Panela de pressão

Uma grande aliada na economia de tempo é a panela de pressão, que além disso reduz os gastos com gás. A pressão faz até os alimentos mais difíceis cozinharem com mais facilidade, sem que eles precisem ficar por tempo prolongado na panela.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também COMO DESENTUPIR AS BOCAS DO FOGÃO

Deixe um comentário