ENSOPADO DE CARNE COM ABÓBORA E COUVE

ENSOPADO DE CARNE COM ABÓBORA E COUVE

ENSOPADO DE CARNE COM ABÓBORA E COUVE, Este ensopado de carne, bem encorpado e saboroso, é perfeito para quem não tem muito tempo na cozinha no dia a dia. O trabalho é quase todo da panela de pressão, e a receita é ótima para preparar a mais, porcionar e congelar. Fica uma delícia para servir com arroz ou cuscuz marroquino.

INGREDIENTES

  • 1 kg de acém
  • 400 g de abóbora japonesa (cerca de 3 xícaras [chá]) cortada em cubos de 3 cm)
  • 7 folhas de couve
  • ⅓ de xícara (chá) de bacon em cubos (cerca de 50 g) (opcional)
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 ½ xícara (chá) de água quente
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 rama de canela
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 pitada de açúcar
  • 2 folhas de louro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Corte o acém em cubos de 3 cm. Transfira para uma tigela e tempere com 1 colher (chá) de sal, o cominho e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços de carne no tempero e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. 

Descasque e corte as cebolas em cubos de 2 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Numa chaleira, leve um pouco mais de 1½ xícara (chá) de água para aquecer.

Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne em etapas, sem amontoar, por cerca de 2 minutos de cada lado — se colocar tudo de uma só vez, a carne vai esfriar o fundo da panela e cozinhar no próprio vapor em vez de dourar. 

Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com os pedaços restantes, regando a panela com 1 colher (chá) de azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (chá) de azeite e acrescente o bacon. Refogue por cerca de 1 minuto, até começar a soltar a gordura. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e de açúcar e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola dourar. Junte o alho, a canela e o louro e mexa por 1 minuto para perfumar. 

Regue com o vinagre, raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos — são eles que dão mais sabor ao preparo. Acrescente a água quente, volte a carne para a panela e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. 

Enquanto isso, lave e seque as folhas de couve: com as mãos, puxe e retire os talos; rasgue as folhas em pedaços de cerca de 4 cm. Dica: use os talos para preparar um picles.

Após os 25 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até sair toda a pressão. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a panela, adicione os pedaços de abóbora e misture delicadamente. Tampe novamente e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e conte 1 minuto. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente novamente.

Abra a panela e misture a couve ela vai cozinhar no calor do ensopado; alguns pedaços de abóbora se quebram e se misturam ao caldo, dando mais sabor e até engrossando o preparo. Sirva a seguir.

PODE CONGELAR

O ensopado de carne com abóbora e couve pode ser congelado por até 3 meses, em porções individuais ou maiores. Para descongelar, mantenha o ensopado na geladeira da noite para o dia. Você pode descongelar a porção individual no micro-ondas, por 3 minutos, em potência alta. Se preferir, você também pode descongelar o ensopado diretamente na panela (ideal para porções maiores). Nesse caso, coloque um pouco de água, tampe e mantenha em fogo baixo até descongelar.

FORA DA PRESSÃO

Se você quiser preparar o ensopado numa panela convencional, siga o mesmo modo de preparo usando mais água: 1,250 litro. A carne precisa cozinhar por cerca de 1 hora e 30 minutos, com a tampa entreaberta, até ficar macia. Só então adicione a abóbora e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

ENSOPADO VEGETARIANO (CURRY)

Uma combinação de especiarias, ervas (vai até a raiz do coentro!) e legumes aromáticos forma a base de sabor desse ensopado que perfuma a casa toda. Para deixar ainda mais intenso, vai leite de coco (faça em casa, faz muita diferença). Receita que vale por uma viagem à Índia.

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor pequena (3 ¼ xícaras cortada em floretes)
  • 1 batata-doce
  • ¼ de abóbora japonesa (cerca de 250 g descascada)
  • 1 lata de grão-de-bico cozido (1 /12 xícara (chá) de grãos)
  • 1 cebola
  • 2 tomates maduros
  • 2 dentes de alho
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml)
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 ramos de coentro com a raiz
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • ½ colher (chá) de sementes de coentro
  • ½ colher (chá) de semente de cominho
  • ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • ½ colher (chá) de cúrcuma
  • 1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Retire a pele dos tomates, corte cada um ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque a abóbora, descarte as sementes e corte a polpa em cubos de 1,5 cm. Descasque e corte a batata-doce em cubos de 1,5 cm. Lave e seque os ramos de coentro; pique fino os talos e a raiz e reserve as folhas para servir. 

Leve uma panela grande ao fogo baixo para aquecer. Enquanto isso, quebre as sementes de coentro e cominho no pilão (se preferir, pique fino com a faca). Coloque o óleo na panela, adicione as sementes e mexa por alguns segundos apenas para liberar os aromas. 

Acrescente a cebola e os talos e a raiz do coentro, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o restante das especiarias e misture bem – essa é a base de sabor do ensopado. Acrescente o tomate picado, o alho, tempere novamente com sal e refogue até formar uma pastinha.

Regue com a água e o leite de coco, misture raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver todo o sabor do refogado. Aumente o fogo, adicione a couve-flor, a abóbora e a batata-doce e deixe cozinhar até ferver. 

Assim que ferver, abaixe o fogo novamente e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por 15 minutos, até os legumes ficarem macios – mexa de vez em quando, apertando alguns cubos de abóbora para desmanchar e engrossar o caldo.

Numa peneira, escorra o grão-de-bico e misture aos legumes cozidos. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir com as folhas de coentro e naan (pão indiano).

PARA CONGELAR

Se quiser congelar parte do ensopado vegetariano prepare a receita até o passo 5. Ou seja: não acrescente o grão-de-bico. Transfira o ensopado para o pote preenchendo ⅔ da capacidade do volume – lembre-se que o líquido expande ao ser congelado. O ensopado dura até 3 meses congelado.

PARA DESCONGELAR

Coloque o ensopado congelado diretamente na panela. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar tampado por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Depois que o ensopado estiver descongelado, adicione o grão-de-bico.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “ENSOPADO DE CARNE COM ABÓBORA E COUVE”

Deixe um comentário