Como fazer nhoque de batata: Receita clássica Molho de manteiga, sálvia e nozes

NHOQUE DE BATATA COM MOLHO DE MANTEIGA, SÁLVIA E NOZES

Nhoque de batata com molho de manteiga sálvia e nozes, A manteiga e a sálvia viram um molho cremoso e intenso num passe de mágica ou melhor, de técnica culinária. As nozes dão um toque de elegância. Pode pensar em quem você vai convidar para o jantar: essa receita impressiona.

INGREDIENTES

  • 500 g de batata
  • 1 gema
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • manteiga para dourar os nhoques

MODO DE PREPARO

Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias espete com um garfo para verificar o ponto.

Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.

Junte a gema e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e uma assadeira com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada. Transfira para a assadeira polvilhada e repita o procedimento com o restante da massa.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento, que vai ser usada no molho.

Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e coloque quantos nhoques couberem na frigideira, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato de servir. Repita com o restante, adicionando mais ½ colher (sopa) de manteiga.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de água do cozimento do nhoque
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 ramos de sálvia
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • nozes torradas e picadas a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Na mesma frigideira onde os nhoque foram dourados, abaixe o fogo, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e as folhas de sálvia. Deixe cozinhar por alguns segundos, até perfumar e desligue o fogo – reserve 1 ramo de sálvia crocante para servir.

Junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento. Fazendo movimentos circulares com a frigideira, misture a manteiga e a água: atenção, não use uma colher, não vai funcionar – tem mesmo que fazer esses movimentos. Se preferir um molho mais fluido, acrescente o restante da água do cozimento aos poucos. Tempere com sal e pimenta. Regue os nhoques dourados com o molho. Polvilhe com as nozes picadas, decore com o ramo de sálvia crocante reservado e sirva a seguir.

CONGELE O NHOQUE


Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.

Infrmações nutricionais:

nhoque de mandioquinha na manteiga de sálvia

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na sua receita de nhoque de batata. No entanto, aqui estão algumas estimativas aproximadas para 100 gramas de nhoque de batata, considerando uma receita básica sem molho:

  • Calorias: Cerca de 131 kcal
  • Proteínas: Cerca de 2,5 g
  • Gorduras totais: Cerca de 0,4 g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 0,1 g
    • Gorduras trans: 0 g
  • Carboidratos: Cerca de 28,1 g
    • Açúcares: Cerca de 0,6 g
  • Fibra dietética: Cerca de 1,6 g
  • Sódio: Cerca de 2 mg

Estas são apenas estimativas aproximadas e os valores reais podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na sua receita. Se estiver buscando informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos e nas porções utilizadas.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM NHOQUE DE RICOTA

Como Fazer Nhoque de Ricota e Espinafre

Mão na massa! Hora de trocar o tradicional espaguete pelo nhoque, e a batata pela ricota. E para finalizar este prato maravilha, acrescente parmesão ralado e folhas de manjericão.

INGREDIENTES

  • 1 ricota (cerca de 450 g)
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50g)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços. Numa tigela separada, quebre os ovos, um de cada vez, e junte à ricota – se um estiver estragado você não perde a receita. Adicione o queijo ralado e o sal e amasse bem com as mãos para misturar. Junte a farinha e amasse novamente, até formar uma massa lisa. Cubra com filme e deixe na geladeira por 15 minutos para firmar.

Para modelar os nhoques: com as mãos, separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bola de gude e achate levemente. Transfira para uma assadeira e repita o mesmo processo com o restante da massa. Se preferir, faça rolinhos e, com uma faca, corte a cada 2 cm para formar os nhoques.

Leve ao fogo alto uma caçarola média com água. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 15 nhoques por vez. Deixe cozinhar por mais 2 minutos depois que subirem à superfície. Pesque os nhoques cozidos com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento – ela será utilizada para fazer o molho.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e disponha metade dos nhoques na frigideira. Deixe por cerca de 2 minutos. Vire com uma espátula e deixe por mais 1 minuto para dourar por igual. Transfira para um prato e repita com a outra metade, adicionando 1 colher de sopa de manteiga a cada leva.

Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga. Assim que derreter, regue com ½ xícara (chá) da água do cozimento. Desligue o fogo e mexa a frigideira, delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar um molho liso – ao misturar com a espátula a gordura pode se separar do molho. Se desejar um molho mais ralo, adicione, aos poucos, o restante da água do cozimento e ligue o fogo novamente apenas para aquecer. Transfira para uma molheira. Sirva os nhoques de ricota com o molho de manteiga, queijo parmesão em lascas e folhas de manjericão fresca a gosto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

LEIA TAMBÉM:

4 comentários em “Como fazer nhoque de batata: Receita clássica Molho de manteiga, sálvia e nozes”

Deixe um comentário