Como fazer Pad Thai vegano: Uma versão sem ingredientes de origem animal

Pad Thai: Uma Deliciosa Tailandesa 

Como fazer Pad Thai vegano: Uma versão sem ingredientes de origem animal, O Pad Thai é um prato emblemático da Tailândia, com raízes históricas profundas. Embora sua origem exata seja um tanto debatida, acredita-se que tenha sido criado durante o período do governo do Marechal Phibun Songkram, na década de 1930, como parte de uma campanha para promover a identidade nacional tailandesa. O Pad Thai foi concebido como uma resposta à crescente influência da cultura chinesa na Tailândia, incentivando o consumo de ingredientes locais, como arroz de grão longo, macarrão de arroz e camarões.

Ingredientes e Preparação: A receita básica de Pad Thai geralmente inclui macarrão de arroz, camarão, tofu ou frango, ovos, broto de feijão, cebola verde, amendoim moído e uma mistura de molhos como molho de peixe, tamarindo, açúcar e pimenta. Os ingredientes são salteados em uma wok ou frigideira em fogo alto, resultando em um prato saboroso e aromático.

Popularidade no Brasil: O Pad Thai ganhou popularidade significativa em todo o mundo, incluindo no Brasil. Embora a culinária tailandesa possa não ser tão onipresente quanto outras cozinhas asiáticas no país, os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm uma variedade de restaurantes que oferecem pratos tailandeses, incluindo o Pad Thai. Esses restaurantes muitas vezes são frequentados por apreciadores de gastronomia que buscam experimentar sabores internacionais autênticos.

Além disso, com o aumento da globalização e o acesso a ingredientes internacionais, muitas pessoas no Brasil também optam por preparar o Pad Thai em suas próprias cozinhas, seguindo receitas disponíveis online ou em livros de culinária especializados em comida tailandesa.

Em resumo, o Pad Thai é um prato emblemático da Tailândia que ganhou popularidade em todo o mundo, incluindo no Brasil, onde é apreciado tanto em restaurantes especializados quanto em cozinhas caseiras.

Pad Thai: Uma Deliciosa Tailandesa

Ingredientes de pad thai

Processo da receita de pad thai:

Eles podem ser um pouco diferentes, mas geralmente são:

  • 200g de macarrão de arroz seco – disponível em lojas asiáticas;
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe;
  • 1 colher de molho de soja 
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavo;
  • 2 colheres cheia de suco de limão;
  • 3 colheres de óleo vegetal;
  • 1 dúzia de camarões descascados;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 2 pimentões vermelhos em fatias finas;
  • 2 ovos batidos;
  • 2 cebolinhas picadas;
  • 2 xícaras de broto de feijão;
  • 4 colheres de sopa de amendoim torrado, triturado;
  • 3 colheres de folhas de coentro, picadas;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

Primeiro mergulhe o macarrão em água fervente por 10 minutos. Em seguida, lave-os em água fria e escorra.
Ao mesmo tempo, em uma tigela, misture o molho de peixe, molho de soja, suco de limão e açúcar mascavo.
Em seguida, aqueça a wok até ficar bem quente. Logo depois, Despeje uma colher de sopa de óleo e frite o camarão por 2 minutos até ficar rosado. Deixe o camarão de lado.
Logo depois, despeje as 2 colheres de sopa de óleo restantes na panela quente e frite o alho e a pimenta por meio minuto.
Logo após, adicione o macarrão e frite por um minuto. Ao mesmo tempo, empurre o macarrão para o lado da panela, adicione os ovos e cozinhe até que comecem a cozinhar.
Em seguida, bata os ovos no macarrão e despeje o molho preparado e os camarões. Frite por cerca de 1 minuto.
Imediatamente, retire a panela do fogo e adicione a cebolinha (capim-limão), broto de feijão e metade do amendoim e coentro.
Por fim, antes de servir, cubra com o restante do amendoim e coentro. Não se esqueça de servir as fatias de limão com o prato.
Contudo, nessa receita, você poderá substituir o camarão por tofu ou frango. Portanto, existem dicas de diversas variações de pad thai, e o prato é ,até certo ponto, perfeito para cozinhar livremente e adaptar ao gosto de cada um.

Acompanhamentos:

Pad Thai

Aqui estão alguns dos melhores acompanhamentos para servir com Pad Thai:

  1. Limas ou limões: Adicionar uma fatia de limão ou lima fresca ao lado do prato permite que os comensais adicionem um toque de acidez fresca ao seu Pad Thai, o que realça os sabores.
  2. Coentro fresco: O coentro fresco adiciona um aroma e sabor únicos ao prato. Polvilhar algumas folhas de coentro picado por cima do Pad Thai antes de servir pode melhorar ainda mais o sabor.
  3. Pimenta vermelha em flocos ou pimenta fresca: Para aqueles que gostam de um pouco mais de calor, fornecer pimenta vermelha em flocos ou pimenta fresca cortada em rodelas finas permite que os comensais ajustem o nível de picância de acordo com suas preferências individuais.
  4. Amendoim torrado: Polvilhar amendoim torrado picado sobre o Pad Thai adiciona uma textura crocante e um sabor de noz que complementa perfeitamente os outros ingredientes.
  5. Molho de peixe extra ou molho de pimenta tailandês: Algumas pessoas gostam de um sabor extra de molho de peixe ou molho de pimenta tailandês em seu Pad Thai. Ter esses molhos disponíveis à mesa permite que os comensais personalizem ainda mais seu prato de acordo com seus gostos individuais.
  6. Picles de rabanete ou cebola: Os picles de rabanete ou cebola fornecem um contraste refrescante e ácido ao lado do Pad Thai, equilibrando os sabores ricos e salgados do prato principal.
  7. Folhas de alface ou pepino em fatias: Algumas pessoas gostam de usar folhas de alface ou pepino em fatias finas para enrolar seu Pad Thai, criando uma espécie de wrap fresco e crocante.

Esses são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que podem elevar a experiência do Pad Thai, mas, claro, a escolha final depende do gosto pessoal de cada um.

As informações nutricionais para 100 gramas de Pad Thai podem variar dependendo dos ingredientes específicos usados na receita, bem como das proporções de cada ingrediente. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base em uma receita típica de Pad Thai:

  • Calorias: Aproximadamente 200-250 calorias
  • Proteína: Cerca de 8-12 gramas
  • Gordura: Cerca de 5-10 gramas
  • Carboidratos: Aproximadamente 30-40 gramas
  • Fibra: Cerca de 2-4 gramas
  • Açúcares: Cerca de 5-8 gramas
  • Sódio: Varia dependendo do teor de sal e dos molhos usados na receita, geralmente entre 500-800 mg

Esses valores são aproximados e podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na receita, bem como nas porções individuais de cada ingrediente. Por exemplo, se mais óleo for usado durante o cozimento, isso aumentará a quantidade de gordura total. Da mesma forma, se a receita contiver mais vegetais, isso aumentará a quantidade de fibras e outros nutrientes.

É sempre importante verificar as informações nutricionais específicas dos ingredientes que você está usando em sua receita, especialmente se estiver seguindo uma dieta específica ou tiver necessidades nutricionais particulares.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário