
Pasta risotada com tomate e lula, O método de cozimento usado nesta receita é similar a um risoto, o que garante um macarrão mais saboroso e um molho aveludado. Prato perfeito para um jantar entre amigos numa noite de verão.
INGREDIENTES
- 500 g de lulas pequenas, limpas e com os tentáculos
- 300 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
- 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 1 cebola-roxa pequena
- 2 dentes de alho
- ¼ de xícara (chá) de vinho tinto
- azeite a gosto
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de manjericão a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Fatie as lulas em rodelas de 2 cm de espessura, mantendo os tentáculos inteiros. Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque ⅓ das lulas, sem amontoar. Tempere com sal e deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto. As lulas dão uma encolhida, além de ficarem opacas e levemente douradas nas bordas; não deixe cozinhar demais para que não passem do ponto. Dê uma mexida rápida com a espátula e transfira as lulas douradas para uma travessa. Repita o procedimento com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.
Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao molho. Adicione o louro, o tomate pelado e tempere com pimenta e 1 colher (chá) de sal; misture bem e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Desligue o fogo, tampe e reserve.
Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto para ferver. Misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 3 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve ainda estar cru no centro para terminar de cozinhar com o molho. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão.
Junte a massa ao molho, deixe em fogo baixo e vá adicionando, aos poucos, ½ xícara (chá) da água do cozimento, mexendo com a espátula até que o macarrão termine de cozinhar. Nesse método, o macarrão é finalizado com o molho, como se fosse um risoto — isso faz com que o molho fique mais aveludado e a massa absorva mais sabor. Acrescente a lula e misture bem. Sirva a seguir com folhas de manjericão.
FAÇA TAMBÉM MASSA CASEIRA PARA RECHEAR (RAVIÓLI)
Uma massa para rechear que fica bem leve e rende pratos elegantes. A ideia é aproveitar as sobras para preparar recheios variados. É reaproveitamento em versão pastifício! O segredo é ter paciência para caprichar na massa bem fininha.
INGREDIENTES
- 280 g de farinha de trigo
- 120 g de sêmola de grano duro
- 4 ovos
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
Numa tigela grande, misture as farinhas e retire uma porção (cerca de ⅓ de xícara) – a quantidade total de farinha pode variar de acordo com o tamanho dos ovos. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas.
Abra um buraco no centro da farinha, como se fosse um “vulcão”. Adicione os ovos batidos no centro e comece misturando com um garfo, do centro para as bordas, adicionando a farinha aos poucos. Amasse com as mãos até incorporar os ovos e vá adicionando a farinha reservada caso necessário. Transfira a massa para a bancada e sove até que fique bem lisa.
Embale a massa com filme e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Após o tempo de descanso, corte a massa em quatro partes. Com um rolo de macarrão (ou cilindro) abra a massa em folhas na espessura de 2 mm.
Para modelar os raviólis: posicione uma faixa de massa sobre a bancada. Disponha no centro da massa porções de cerca de 10 g do recheio desejado (carne ou ricota) uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Borrife a massa com água e cubra com outra faixa de massa. Com a lateral das mãos, retire o ar ao redor do recheio e pressione as bordas de massa para selar – assim os raviólis não abrem nem criam bolhas ao cozinhar. Com um cortador de ravióli ou carretilha dentada, corte ao redor de cada porção de recheio. Você pode deixar os raviólis quadradinhos ou cortar e dobrar as pontas para modelar o plin.
Transfira os raviólis para uma travessa levemente enfarinhada e repita com o restante. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Adicione sal e mergulhe uma parte dos raviólis – cozinhe em levas para quem não grudem uns nos outros. Diminua o fogo para médio e fique de olho: eles sobem à superfície quando estão prontos. Com uma escumadeira, transfira para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango