Como Fazer Peito de Frango Suculento com Molho de Laranja: Receita Caseira

PEITO DE FRANGO AO MOLHO DE LARANJA

Peito de frango ao molho de laranja, O filé de frango com purê de batata é imbatível no dia a dia. Mas pode ser um pouco sem graça… Opa! Com esta receita, você descobre que é possível fazer um prato muito saboroso (ele é marinado no suco de laranja) sem deixar de ser saudável.

PARA O FRANGO E MOLHO

INGREDIENTES

  • 4 filés de peito de frango
  • 2 xícaras (chá) de caldo de laranja
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • azeite para untar

MODO DE PREPARO

Sob água corrente, lave os filés de frango. Aproveite para descascar e amassar o dente de alho.
Esprema apenas 1 xícara de suco de laranja (a outra será usada mais para frente) e, numa tigela grande, misture com ¼ de xícara (chá) de azeite e o dente de alho (descascado e amassado). Mergulhe os filés de frango, tampe com o prato e deixe marinar por 20 a 30 minutos, em temperatura ambiente (se quiser deixar mais tempo, leve à geladeira). Atenção: não usamos filezinho de frango e sim o filé, que nada mais é do que a metade de um peito inteiro.

Enquanto o frango fica na marinada, prepare o purê de batatas (veja a receita abaixo). Quando o purê estiver pronto, preaqueça o forno a temperatura baixa. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente grande. Quando aquecer, regue com um fio de azeite (apenas para untar o fundo).

Com uma pinça, pegue um filé de frango, escorra bem a marinada. Coloque a parte de cima para dourar primeiro. Coloque dois filés por vez. Tempere com sal e pimenta-do-reino e não mexa mais na carne. Depois de 4 minutos, vire, tempere novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Doure apenas dois filés por vez. Atenção: para que o frango cozinhe direitinho, a frigideira tem que estar quente, mas não soltando fumaça. Caso contrário, ele irá queimar por fora e continuar cru por dentro.

Transfira os peitos para um refratário e leve ao forno preaquecido para que não esfriem enquanto você termina de dourar os outros filés. Repita do procedimento e deixe o frango no forno enquanto prepara o molho. Junte na tigela da marinada mais 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture bem, até dissolver a farinha. Abaixe o fogo da frigideira onde o frango foi preparado e misture o líquido de uma vez.

Com um colher de pau, vá raspando no fundo da frigideira – depois o molho vai passar pela peneira, mas esses queimadinhos do fundo é que vão garantir o sabor do molho. Mexa vigorosamente por 2 minutos. Junte um ramo de alecrim e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Se passar do ponto, regue com água. Desligue o fogo e passe o molho pela peneira. Prove o tempero e acerte com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir quente sobre o filé de frango, acompanhado do purê de batatas.

PARA O PURÊ DE BATATAS

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata Asterix
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • noz-moscada ralada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 50 g de manteiga gelada (para aveludar)

MODO DE PREPARO

Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam). Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). Desligue o fogo em seguida.

Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos. Enquanto isso, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco (não é preciso deixar ferver). Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o leite quente à batata espremida.

Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem. O purê está pronto, mas se quiser um purê extra cremoso, corte 50 g de manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir com o peito de frango.

Acompanhamentos:

peito

Aqui estão alguns acompanhamentos que combinam bem com a receita de Peito de Frango ao Molho de Laranja:

  1. Arroz branco ou arroz integral: O arroz é um acompanhamento clássico que absorve bem o molho de laranja e complementa o sabor do frango.
  2. Legumes grelhados ou assados: Vegetais como aspargos, brócolis, cenouras, abobrinha ou batata-doce assados ou grelhados adicionam cor, textura e nutrientes ao prato.
  3. Salada verde: Uma salada fresca de folhas verdes, como alface, rúcula, espinafre ou agrião, com tomates cereja, pepinos e um molho leve, proporciona uma contrapartida refrescante ao prato principal.
  4. Purê de batatas: Um purê cremoso de batatas adiciona uma textura macia e reconfortante, contrastando com a acidez do molho de laranja.
  5. Couscous marroquino: Este acompanhamento leve e versátil é uma excelente opção para absorver o molho e adicionar um toque exótico ao prato.
  6. Quinoa: Uma alternativa saudável ao arroz, a quinoa é rica em proteínas e complementa bem o sabor do frango e do molho de laranja.
  7. Espaguete integral: Uma massa integral cozida al dente pode servir como uma base saborosa para o frango e o molho de laranja, criando uma refeição satisfatória e reconfortante.
  8. Pão ou baguete: Um pedaço de pão fresco ou uma fatia de baguete crocante pode ser usado para absorver o molho de laranja e limpar o prato.

Esses são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que podem realçar e completar a experiência gastronômica do Peito de Frango ao Molho de Laranja. Experimente diferentes combinações para encontrar sua preferida!

Informações nutricionais:

peito com laranja

Para fornecer as informações nutricionais para 100 gramas da receita de Peito de Frango ao Molho de Laranja, é necessário considerar os ingredientes principais e calcular as informações nutricionais com base nesses ingredientes. Vou fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para essa porção:

Ingredientes principais:

  • Peito de frango
  • Laranja
  • Ingredientes adicionais (como óleo, temperos, etc.)

Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da receita:

  • Calorias: Cerca de 120-150 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 20-25g
  • Gordura: Em torno de 3-5g (dependendo dos métodos de preparo e ingredientes adicionados)
  • Carboidratos: Cerca de 5-10g (principalmente provenientes da laranja e outros ingredientes adicionados)
  • Fibra dietética: 1-2g (principalmente da laranja e possíveis vegetais adicionados)
  • Açúcares: A quantidade de açúcar pode variar, mas geralmente é relativamente baixa, principalmente proveniente da laranja.

Essas são estimativas aproximadas e podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na preparação da receita e nos métodos de cozimento. Se você tiver acesso às informações nutricionais dos ingredientes individuais, poderá calcular com mais precisão as informações nutricionais da receita completa.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

5 comentários em “Como Fazer Peito de Frango Suculento com Molho de Laranja: Receita Caseira”

Deixe um comentário