POLENTA MOLE COM ESPINAFRE E OVO DE MICRO-ONDAS

POLENTA MOLE COM ESPINAFRE E OVO DE MICRO-ONDAS

POLENTA MOLE COM ESPINAFRE E OVO DE MICRO-ONDAS, Na hora de preparar uma refeição a jato, a polenta instantânea é a primeira opção apesar do nome, não é ultraprocessada! E, pra completar, outro campeão de agilidade: ovo poché no micro-ondas.

PARA A POLENTA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de polenta instantânea
  • 60 g de espinafre congelado picado (2 bolinhas)
  • 2 ½ xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • nozes tostadas e picadas grosseiramente (para servir)
  • folhas de miniagrião para servir

MODO DE PREPARO

Antes de começar o preparo da polenta, separe os ingredientes e utensílios necessários para fazer o ovo poché é tudo muito rapidinho; assim, a polenta permanece quentinha e cremosa na panela.

Numa panela média, coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione o sal e o espinafre e deixe cozinhar por 2 minutos para descongelar. 

Acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar, dependendo da marca; caso seja necessário cozinhar por mais tempo, regue com um pouco mais de água para não grudar no fundo da panela.

Quando a polenta estiver cremosa, parecendo um mingau, desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo parmesão. Tampe a panela para manter a polenta aquecida enquanto prepara o ovo. 

Sirva a polenta com o ovo poché, as nozes e folhas de miniagrião.

PARA O OVO POCHÉ DE MICRO-ONDAS

INGREDIENTES

  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara (chá) de água
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Separe uma tigela pequena (que comporte cerca de 240 ml) e um pires que possam ir ao micro-ondas é importante que a tigela não seja muito grande para que o ovo fique imerso na água e a clara envolva a gema durante o cozimento.

Prepare 1 ovo de cada vez: coloque ½ colher (chá) de vinagre na tigela, quebre e adicione o ovo; com um palito de dente, faça um pequeno furo na gema, com cuidado para furar apenas a película, sem estourar (isso serve para evitar que a gema estoure no micro-ondas). Cubra o ovo delicadamente com ½ xícara (chá) de água e tampe com o pires. 

Leve a tigela para rodar no micro-ondas, em potência alta, por 40 segundos, até que a clara esteja cozida, com coloração branca, e a gema, com uma película amarelo-opaca (se necessário, rode em etapas adicionais de 5 segundos). 

Enquanto o ovo cozinha, transfira a polenta para um prato. Sobre outra tigela, coe o ovo numa escumadeira e transfira para o prato com a polenta. Tempere o ovo com azeite, uma pitada de sal e de pimenta. Repita o processo com o outro ovo. Sirva a seguir. 


COMPARTILHEFAVORITAR

POLENTA DOCE COM COMPOTA DE ABÓBORA E FITAS DE COCO

Essa sobremesa clássica italiana ganhou uma versão diferente com sabores bem brasileiros. É daquelas receitas para deixar os convidados de queixo caído num jantar mais arrumadinho.

PARA A COMPOTA DE ABÓBORA

INGREDIENTES

  • 500 g de abóbora para doce (pescoço)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 ramas de canela

MODO DE PREPARO

Corte a abóbora em cubos médios. Transfira para uma panela média, junte os cravos, as ramas de canela e cubra com o açúcar. Deixe descansar por duas horas – assim os cubos não desmancham durante o cozimento.

Após duas horas, leve a panela ao fogo alto, mexendo de vez em quando. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Cozinhe por cerca de 20 minutos até que os cubos de abóbora estejam macios e tenha formado uma calda. Espere o doce esfriar completamente com a panela fechada, para não ficar com aparência de enrugado.

Transfira o doce para uma compoteira e espere esfriar completamente antes de servir com a polenta.

PARA A POLENTA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de polenta instantânea
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ fava de baunilha
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • fitas de coco tostadas a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Corte a fava de baunilha ao meio, no sentido da largura – reserve uma das metades num vidro bem fechado, na geladeira, para outra receita. Com a ponta da faca, abra a outra metade no sentido do comprimento e raspe as sementes.

Numa panela média, coloque o leite, as sementes de baunilha, o açúcar e as raspas de limão. Leve ao fogo alto, quando ferver, diminua o fogo para médio e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 5 minutos até a polenta borbulhar e ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário cozinhe por mais alguns minutos.

Desligue o fogo e misture a manteiga. Sirva a seguir com a compota de abóbora e fitas de coco tostadas.

POLENTA GRELHADA COM ALHO-PORÓ

A polenta grelhada fica muito gostosa. Acompanhada de alho-poró então, fica simplesmente o máximo!

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de farinha de milho (milharina)
  • 2 ½ xícaras (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 alho-poró
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Unte com um pouco de azeite uma assadeira pequena ou um refratário.  Coloque a milharina e a água numa panela e leve ao fogo médio, mexendo bem. Quando ferver, abaixe o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não pare de mexer. 

Depois que ferver, marque 10 minutos e continue mexendo a polenta durante o todo o tempo de cozimento. Desligue o fogo quando a polenta desgrudar do fundo da panela.  Transfira a polenta para a assadeira untada. Alise bem a superfície com as costas de uma colher. Deixe esfriar. 

Quando a polenta estiver fria, coloque-a na geladeira por 15 minutos. Nunca coloque nada quente na geladeira, deixe esfriar primeiro! Enquanto a polenta esfria, prepare o alho-poró. Corte-o ao meio. Em seguida, corte uma metade em rodelas de ½ cm de espessura. Reserve. 

Corte a outra metade em rodelas bem fininhas, quase transparentes. Reserve.  Numa frigideira, junte a manteiga e 1 colher (sopa) de azeite e deixe derreter. Adicione as rodelas finas de alho-poró e misture. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando, ou até que o alho-poró comece a ficar dourado. Retire do fogo e reserve. 

Aqueça uma grelha em fogo médio e coloque 1 colher (sopa) de azeite. Quando estiver bem quente, junte as rodelas de alho-poró e deixe grelhar por 5 minutos. Passado este tempo, verifique se a parte de baixo das rodelas está dourada. Se estiver, vire e deixe o outro lado dourar também. Retire cuidadosamente com uma escumadeira ou espátula e reserve. 

Retire a polenta da geladeira depois dos 15 minutos. Coloque uma tábua por cima da assadeira e vire de uma vez, para que a polenta “caia” em cima da tábua.  Corte a polenta em triângulos grandes. O corte também pode ser outro, como quadrados, círculos, palitos grossos, etc. 

Numa grelha ou numa frigideira antiaderente, leve 2 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio para aquecer. Quando estiver quente, coloque dois pedaços de polenta por vez e deixe grelhar por 5 minutos, ou até que fique bem douradinhos por baixo. Em seguida, vire os pedaços e deixe o outro lado grelhar por mais 5 minutos. 

Retire as polentas da grelha e repita a operação com os outros pedaços. Coloque as polentas grelhadas num prato e sirva a seguir com o alho-poró dourado e as rodelas grelhadas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário