Pular para o conteúdo

Minha Viagem

LOGO_AZUL-sem fundo
Início » Pororoca: Conheça mais Esse Fenômeno Natural

Pororoca: Conheça mais Esse Fenômeno Natural

Pororoca: Conheça mais Esse Fenômeno Natural

Pororoca: Conheça mais Esse Fenômeno Natural,

Antes de mais nada, o fenômeno pororoca era um fenômeno natural provocado pela enchente do rio Amazonas. Contudo, o fenômeno acontecia principalmente nos meses de janeiro a junho, quando o Rio Negro, que recebe as águas do Amazonas, está no seu pico de cheia. Ou seja, o rio rasgava a floresta, formando várias corredeiras, que se juntam para formar um imenso turbilhão. Portanto, essa força descomunal das águas é o que gera o pororoca.

Contudo, a pororoca atingia de 3 a 6 metros de altura e tenha poder suficiente para destruir qualquer coisa em seu caminho. A princípio, o fenômeno era um espetáculo de força e beleza que atrai turistas de todo o mundo.

Onde Acontecia o Fenômeno?

O fenômeno acontecia no rio Amazonas, principalmente nos meses de janeiro a junho. Quando o Rio Negro, que recebe as águas do Amazonas, está no seu pico de cheia, formam-se várias corredeiras, que se juntavam para formar um imenso turbilhão. Portanto, assa força descomunal das águas é o que gerava a pororoca.

A pororoca é um fenômeno natural provocado pela enchente do rio Amazonas. Acontecia principalmente nos meses de janeiro a junho, quando o Rio Negro, que recebe as águas do Amazonas, está no seu pico de cheia. O rio formava várias corredeiras, que se juntam para formar um imensa onda.

Todavia, o fenômeno tinha poder suficiente para destruir qualquer coisa em seu caminho. Era um espetáculo de força e beleza que atraia turistas de todo o mundo.

O que significa Pororoca?

Pororoca é um termo indígena que significa “grande estrondo”. Esse fenômeno se torna mais pronunciado quando as fases da lua mudam, especialmente nas luas cheia e nova. Contudo, esse processo ocorre quando o nível do mar sobe e invade o estuário, ou seja, o confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas, que podem ter até dez metros de largura e cinco metros de altura, com velocidades de 30 e 35 quilômetros por hora .

O que causou o Fim do Fenômeno?

Contudo, o que causou o fim da pororoca, as possibilidades levantadas por especialistas para o fim da pororoca são a soma de três fatores: a construção de três hidrelétricas no rio Araguari, a abertura de canais para levar águas a fazendas e a degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.

A princípio, no ano de 2015, segundo especialistas que chegaram a anunciar o fim da pororoca no rio Amapá como um fenômeno irreversível; mas o fenômeno sofreu danos causados pela ação do próprio homem com o represamento e a criação de búfalos ao longo das margens do rio, que corta sete municípios amapaenses

Esperamos que você tenha gostado, em nosso site você terá sempre muitas outras “CURIOSIDADES”.

Leia mais em “MINHA VIAGENS CURIOSIDADES”

Aprenda também em “MINHA VIAGEM RECEITAS”

Leia também em “MINHA VIAGEM DICAS DE MORADIA”

Conheça Também em Nosso Site:

Todo dia em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades, coloque o nome da cidade de sua preferência na pesquisa no site e saiba mais, caso você não encontre a cidade deixe nos comentários apenas o seu nome e o nome da cidade que procura. Compartilhe nosso site com seus amigos e contatos.

NOTA DE ENCERRAMENTO

Portanto, nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

E agora trazemos uma grande novidade para você que ama viajar.

Uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Divulgue seus passeios ou seus negócios de viagens inteiramente grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.