Pudim de Chocolate que não vai ao Forno

Pudim de Chocolate que não vai ao Forno

Pudim de Chocolate que não vai ao Forno, aprenda a fazer pudim de chocolate sem calor, sem forno e sem calda de caramelo. Essa receita de pudim de chocolate sem fogo também é conhecida como pudim de freezer porque você só precisa mexer os ingredientes com as mãos, mesmo depois de congelar. No entanto, Mesmo quem não tem forma de pudim pode fazer esta receita, basta colocar o conteúdo batido em tigelas ou pratos individuais, e o pudim de chocolate sem fogo faz uma sobremesa especial. Por exemplo, quando tenho convidados e quero impressionar, cobri com lascas de chocolate e alguns frutos vermelhos e fica fantástico. Mas, a receita de pudim de chocolate sem forno é perfeita para a ceia de Natal ou mesmo para a ceia de Ano Novo. Não há razão para não fazê-lo, porque esta diversão é tão fácil e tão cremosa!

Pudim de Chocolate que não vai ao Forno

Ingredientes

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 gemas (peneiradas)
  • 600ml de leite
  • Chocolate de sua preferência para polvilhar por cima

Modo de preparo

Primeiramente, em uma panela, adicione o leite condensado, o chocolate em pó, o amido de milho e misture bem.

Em seguida, acrescente as gemas, o leite, ligue o fogo e mexa até engrossar bem.

Transfira para uma forma redonda, com furo no meio, cubra com plástico filme tocando na superfície do pudim e leve para a geladeira por 3 horas.

Por fim, desenforme, salpique o chocolate por cima e sirva. Bom apetite.

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE LEITE NA AIRFRYER

Quer fazer aquele charme num jantar a dois ou preparar uma sobremesa na medida para uma família pequena? Pudim de leite na Airfryer! Essa versão é menorzinha: rende 6 fatias de-li-ci-o-sas e assa mais rápido que no forno caseiro. Como a forma de alumínio tem que caber dentro do cesto, o único pré requisito é usar uma que tenha 18cm.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 2 ovos
  • 1¼ de xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. 

Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 18 cm de diâmetro (capacidade de 1,5 litro). Leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver ela vai ser usada para fazer a calda.

Numa panela pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.

Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e vá girando a fôrma para caramelizar também a lateral.  Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 180 ºC e programe para assar por 30 minutos.

Assim que a AirFryer estiver aquecida, abra a gaveta, retire o cesto e coloque a fôrma (ainda vazia) dentro do cesto. Com cuidado, despeje a massa do pudim na fôrma, passando por uma peneira dessa forma você não corre o risco de derramar pudim ao transferir a fôrma cheia para a AirFryer. 

Cubra a fôrma com um pedaço de papel-alumínio, selando bem as bordas, e encaixe o cesto de volta na AirFryer Após os 30 minutos iniciais, adicione mais 30 minutos ao tempo da AirFryer, o pudim leva cerca de 50 minutos para assar, verifique o ponto: ele estará pronto quando a superfície estiver firme ao toque, mas com o interior ainda cremoso ele termina de firmar após esfriar. 

Abra a gaveta e desencaixe o cesto da AirFryer. Deixe o pudim amornar ainda dentro do cesto em temperatura ambiente assim fica mais fácil retirar a fôrma depois. 

Retire o papel-alumínio e leve o pudim à geladeira para esfriar por, no mínimo, 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). 

Para desenformar: passe a base da fôrma rapidamente sobre a chama do fogão acesa, apenas para soltar a calda. Com a ponta de uma faquinha descole a lateral do pudim da fôrma. Cubra a fôrma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

PUDIM DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com água ao fogo médio ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.

Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a forma para caramelizar a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 ¼ xícaras)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).  Numa panela média, coloque a abóbora, regue com ½ xícara (chá) de água, tampe e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 13 minutos, ou até a abóbora ficar macia assim ela cozinha sem ficar aguada.

Transfira a abóbora cozida para uma tigela e amasse com um garfo (ou amassador de batatas) para formar um purê rústico no total, você vai precisar de 1 xícara (chá) de purê para a receita. Deixe amornar enquanto separa o restante dos ingredientes: o purê não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. 

No liquidificador, bata o purê de abóbora com o leite por 1 minuto até ficar bem liso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite condensado, as especiarias e bata novamente para incorporar os ingredientes.

Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira, também sobre o cone central. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim (para assar em banho-maria).

Deixe assar por cerca de 1 hora e 10 minutos o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, levemente dourado, mas com o interior ainda cremoso ele terminará de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.

Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 6 horas antes de servir (se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior). Antes de desenformar, passe rapidamente a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

3 comentários em “Pudim de Chocolate que não vai ao Forno”

Deixe um comentário