Como fazer Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado: Receita Deliciosa e Fácil!

PUDIM DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

Pudim de tapioca com calda de coco queimado,A combinação de ingredientes bem brasileiros cria uma sobremesa cheia de personalidade para você servir em um almoço em família. O crocante de coco, além de fazer um contraste incrível no paladar, deixa o visual do pudim elegantíssimo. Não deu água na boca?

PARA O PUDIM E A CALDA DA FÔRMA

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de tapioca granulada
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite de coco
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, coloque a tapioca para hidratar com o creme de leite fresco e o leite de coco. Leve à geladeira por 2 horas, mexendo a cada meia hora. Retire da geladeira.  Enquanto a tapioca hidrata, faça a calda da fôrma. Numa panela, leve o açúcar ao fogo baixo, até derreter e formar um caramelo.  Aos poucos, junte a água e deixe ferver até que a calda fique uniforme. 

Transfira para uma fôrma de pudim média e, com cuidado para não se queimar, segure com um pano de prato e gire para cobrir o fundo e as laterais. Se precisar, use a colher de pau para espalhar. Reserve.  Preaqueça o forno a 150 °C (temperatura baixa).  Leve ao fogo médio uma panelinha com água, que será usada para o banho-maria. 

Numa tigela, misture com um garfo os ovos, as gemas, o leite e o leite condensado. Passando por uma peneira, junte à mistura de tapioca. Mexa bem e transfira para a fôrma preparada.  Coloque uma assadeira retangular no forno, regue com a água fervente e coloque a fôrma de pudim dentro dela para assar em banho-maria por 1h30.  Retire, deixe esfriar e leve a geladeira por 3 horas – assim que retirar o pudim, deixe o forno ligado e aproveite o calor para fazer o crocante de coco (lembre de retirar a assadeira com água).

PARA O CROCANTE DE COCO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado

MODO DE PREPARO

Caso o forno não esteja preaquecido, preaqueça a 150 °C.  Espalhe o coco ralado em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve para assar por cerca de 30 minutos. Abra o forno de vez em quando e mexa com uma colher de pau, até dourar por igual.

PARA A CALDA DE COCO QUEIMADO E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de leite de coco
  • ⅓ de xícara (chá) de água
  • 2 unidades de anis-estrelado

MODO DE PREPARO

Numa panela, leve o açúcar ao fogo baixo até caramelizar. Se precisar mexer para não queimar, gire a panela não mexa com a colher.  Quando estiver dourado, mesmo que nem todo o açúcar tenha caramelizado, junte os anises, a água e o leite de coco. Cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo baixo, até ficar uniforme e a calda engrossar. Passe a fôrma pela chama do fogão para amolecer a calda da fôrma e soltar o pudim. Vire o pudim num prato de bolo, regue com a calda de coco queimado ainda quentinha e polvilhe com o crocante de coco. Sirva a seguir.

Informações nutricionais:

COMO FAZER PUDIM RÁPIDO DE TAPIOCA

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação. No entanto, vou fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos e nas quantidades comuns encontradas em receitas desse tipo:

  • Calorias: Cerca de 250 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 2-3 g
  • Gordura total: Em torno de 10-15 g
    • Gordura saturada: Cerca de 8-10 g
  • Carboidratos: Em média 35-45 g
    • Açúcares: Cerca de 20-25 g
  • Fibra dietética: Cerca de 1-2 g
  • Sódio: Entre 100-200 mg

Essas são estimativas gerais e podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na sua receita, como a quantidade de tapioca, leite de coco, açúcar, ovos, entre outros. Recomenda-se verificar as informações nutricionais dos ingredientes individuais e calcular com base na sua receita específica para obter valores mais precisos.

Dicas de congelamento:

COMO FAZER PUDIM RÁPIDO DE TAPIOCA

Você pode congelar o Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado, mas é importante considerar alguns pontos para garantir a melhor qualidade após o descongelamento. Aqui estão os detalhes de como congelar e algumas considerações:

Congelamento do Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar, certifique-se de que o pudim esteja completamente resfriado. Isso evita a formação de cristais de gelo que podem comprometer a textura.
  2. Porções individuais: Se possível, divida o pudim em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento, pois você poderá descongelar apenas a quantidade necessária.
  3. Embalagem adequada: Coloque o pudim em recipientes ou sacos próprios para congelamento. Certifique-se de remover o máximo de ar possível para evitar a oxidação e a formação de cristais de gelo.
  4. Etiquetar: É importante etiquetar os recipientes com a data de congelamento. Isso ajudará a controlar o tempo de armazenamento e garantir que você consuma o pudim dentro do prazo adequado.
  5. Congelamento: Coloque os recipientes no freezer e certifique-se de que estão em uma posição plana para evitar que o pudim se deforme durante o congelamento.
  6. Tempo de armazenamento: O pudim de tapioca com calda de coco queimado pode ser armazenado no freezer por até 1 mês sem perder muito em termos de qualidade.

Por que pode ou não pode congelar:

  • Pode congelar: A textura do pudim pode mudar um pouco após o congelamento, mas ainda será seguro para consumo. O pudim é uma sobremesa que tende a congelar bem devido à sua consistência.
  • Por que não pode congelar: Em geral, os ingredientes do pudim de tapioca com calda de coco queimado são adequados para congelamento. No entanto, o pudim pode perder um pouco de textura e consistência após o descongelamento, especialmente se não for armazenado corretamente. Além disso, a calda de coco queimado pode se separar um pouco durante o congelamento e descongelamento, mas ainda deve ser saborosa.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE PÃO COM LARANJA

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de água fervente
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de laranja coado

MODO DE PREPARO

Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.

Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa  água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.

Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 3 pães franceses amanhecidos
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de canela

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja. Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.

Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar. Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

18 comentários em “Como fazer Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado: Receita Deliciosa e Fácil!”

Deixe um comentário