Receita Completa para o Clássico Pão Branco

Receita Completa para o Clássico Pão Branco

Receita Completa para o Clássico Pão Branco, o pão branco clássico é um dos tipos mais populares e conhecidos de pão caseiro. Ele é feito com ingredientes simples, como farinha, açúcar, sal, fermento e água, e é muito fácil de preparar. O resultado final é uma massa macia e titânica, com um sabor suave e neutro, perfeito para acompanhar diversas refeições.

Uma das principais características do pão branco clássico é a sua textura, que é controlada através do processo de amassar e sovar a massa. Isso ajuda a desenvolver o glúten presente na farinha, o que permite que a massa cresça e se torne mais leve e fofa.

Outra característica importante do pão branco clássico é a sua versatilidade. Ele pode ser usado em diversas receitas, como sanduíches, torradas, bruschettas e até mesmo como base para pizzas. Além disso, o pão caseiro é sempre mais saudável e saboroso do que o industrializado, já que não contém conservantes ou aditivos químicos.

Preparar o pão branco clássico em casa é uma ótima opção para quem quer se aventurar na cozinha e ter um pão fresquinho sempre que quiser. É uma receita simples e fácil de seguir, que pode ser adaptada de acordo com as preferências pessoais de cada um.

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de sal
  • 10g de açúcar
  • 10g de fermento biológico seco
  • 300ml de água morna

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a água morna aos poucos enquanto mistura os ingredientes com uma colher de pau ou com as mãos até formar uma massa.

Em uma superfície enfarinhada, comece a amassar a massa por cerca de 10 minutos ou até que fique lisa e elástica.

Coloque uma massa de volta na tigela e cubra com um pano limpo. Deixe descansar por cerca de uma hora ou até dobrar de tamanho. Pré-aqueça o forno a 200°C.

Amasse a massa novamente por alguns minutos para retirar o ar e molde-a em um formato de pão. Coloque o pão em uma forma de pão untada e deixe descansar novamente por cerca de 15 minutos.

Faça cortes caídos na parte superior do pão com uma faca afiada e asse no forno por cerca de 30 a 40 minutos ou até que o pão esteja dourado e oco quando batido na parte inferior.

Retire do forno e deixe-o dominar antes de cortar e servir. Aproveite o seu pão fresquinho!

PÃO DE LEITE COM NOZ-MOSCADA

Macio, adocicado, perfumado e com um sabor surpreendente trazido pela noz-moscada. Este pão tem sua receita inspirada na do pão de Gana, que é amanteigado, meio primo do brioche, mas bem mais simples de preparar. Fica excelente também no dia seguinte: quando partido ao meio e levado à torradeira, o sabor das especiarias parece ficar mais proeminente.

INGREDIENTES

  • 2 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de açúcar demerara (ou cristal) para polvilhar

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture 2 xícaras (chá) de farinha com o fermento, a noz-moscada e o sal — reserve o restante da farinha para adicionar na hora da sova.

Na própria jarra medidora, misture o açúcar com o leite até dissolver.

Abra um buraco no centro da farinha e adicione o leite aos poucos, misturando bem com uma espátula de silicone firme (ou de bambu) — atenção, o leite deve ser adicionado aos poucos mesmo, do contrário a massa pode ficar mole demais e difícil de ser trabalhada.

Assim que todo o líquido tiver sido incorporado, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga de cada vez e, com a espátula, dobre a massa sobre ela mesma para incorporar. 

Após adicionar a manteiga, comece a sovar a massa com as mãos e vá adicionando a farinha reservada aos poucos durante o processo. Sove por cerca de 10 minutos: aperte e dobre a massa sobre ela mesma dentro da tigela até ficar bem lisinha (se preferir, sove a massa na bancada, mas sem adicionar mais farinha do que o indicado na receita, do contrário o pão pode ficar pesado e duro).

Modele a massa numa bola, cubra a tigela com um pano e deixe descansar, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.

Após o período de fermentação, transfira a massa para a bancada e achate delicadamente com as mãos. Com a espátula de padeiro, corte a massa em 8 porções e boleie cada uma — utilize a bancada como anteparo para tensionar a massa enquanto faz a bolinha.

Transfira os pães modelados para uma assadeira grande antiaderente, deixando espaço entre cada um — lembre-se de que eles crescem ao assar. Cubra novamente com o pano e deixe descansar, em temperatura ambiente, por mais 30 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Após os 30 minutos, quebre o ovo numa tigela pequena, adicione 1 colher (chá) de água e misture bem com um garfo — essa mistura, chamada eggwash, vai dar cor e brilho aos pãezinhos.

Pincele toda a superfície dos pães com o eggwash e polvilhe cada um com um pouco do açúcar demerara. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que os pães cresçam e dourem.

Retire a assadeira do forno e, com uma espátula, transfira os pães assados para uma grade — assim o ar circula melhor entre eles sem o risco de umedecer a base ao esfriarem na assadeira. Deixe que esfriem completamente antes de servir.

DICAS IMPORTANTES:

Os pães de leite podem ser congelados já assados, em um saco fechado, por até 3 meses. 

Para descongelar: leve uma frigideira com o pão ao fogo baixo, borrife água e tampe, mantendo no fogo até descongelar. É bacana ir observando e virar o pãozinho na metade do tempo.

Você também pode levar ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média). É só colocar em uma assadeira, sem se esquecer de borrifar água e esperar alguns minutos até descongelar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

1 comentário em “Receita Completa para o Clássico Pão Branco”

Deixe um comentário