Receita Simples de Fermento Caseiro para Pão

Receita Simples de Fermento Caseiro para Pão

Receita Simples de Fermento Caseiro para Pão, hoje trazemos uma receita que é fundamental par o alimento mais amado do Brasil, lógico o nosso pãozinho de cada dia, aqui está uma receita simples de fermento caseiro para pão:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco

Modo de Preparo:

Misture o açúcar e o fermento em uma tigela grande. Adicione a água morna e mexa até que os ingredientes estejam bem misturados.

Cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansar em um local quente por cerca de 10 a 15 minutos. Você deve notar bolhas na superfície da mistura. Use o fermento imediatamente ou guarde na geladeira em um recipiente hermético.

Para fazer pão, você pode usar este fermento em vez do fermento comercial em qualquer receita padrão de pão. Lembre-se de ajustar o tempo de fermentação conforme necessário, já que o fermento caseiro pode levar mais tempo para ativar do que o comercial.

O SONHO DO PÃO PRÓPRIO: FERMENTOS

Fazer pão em casa parece ser atravessar uma daquelas fronteiras importantes. Será que dá certo? Não é difícil demais? Não dá muito trabalho? Dá trabalho, sim, e requer alguma paciência (além de um pouco de energia na hora de sovar).

Mas quer prêmio maior do que tomar café da manhã com um pãozinho feito em casa? Sem contar que você sabe exatamente o que está comendo. Diferentemente do que acontece com o pão de forma ultraprocessado, que leva um monte de açúcar, gordura vegetal, emulsificantes e conservantes. Tudo isso para durar muitos meses na prateleira do supermercado.

O pão feito em casa dura bem menos, claro. E se ficar bem gostoso, então, acaba rapidinho! A base é composta por bem menos ingredientes: apenas farinha, água, sal e fermento.

Tipos de fermento
Vamos começar por ele, o responsável pelo crescimento da massa. Os pães normalmente são feitos com fermento biológico, que é composto por leveduras que se alimentam de açúcares para a formação de gases (e o consequente crescimento dos pães). Essa fermentação demora, e é por isso que as preparações devem ter o tempo de descanso.

O fermento biológico pode ser fresco, seco ou seco e instantâneo. Os dois primeiros precisam ser “ativados”; antes de irem para a massa. Ou seja, devem receber água e açúcar para acordar antes de ir para a receita. O seco e instantâneo pode ser colocado direto na preparação.

Nas receitas, você pode trocar um pelo outro sem precisar mexer nas quantidades dos outros ingredientes. A conta é assim: 10g de fermento seco equivalem a 30g (dois tabletes) de fermento fresco.

Quer ideias de receitas? Lá vão! Experimente o pão italiano caseiro e a focaccia de alecrim com tapenade de azeitonas. Ou surpreenda como uma challah, um símbolo da culinária judaica.

Algumas receitas utilizam ainda o fermento de bolo (químico), à base de bicarbonato de potássio. Mas as massas têm que ser bem moles e leves, caso da piadina, que ainda é assada direto na frigideira.

Fermentação natural
Agora, se você estiver disposto a levar o pão caseiro às últimas consequências, pode preparar em casa seu fermento natural (também chamado levain). Ele é formado por uma associação de bactérias e leveduras que pode ser cultivada em casa a partir de uma mistura de suco de fruta (ou caldo de cana) com farinha. E resulta em pães com sabor mais intenso.

PÃO É TÃO BÃO! PALMAS PARA O FERMENTO!

Poucas coisas são melhores do que pão. Pode perguntar pro colega ao lado, para o amor da sua vida, um desconhecido na rua. Pão é uma coisa de bom! Parte da responsabilidade sobre a gostosura desse alimento é o fermento: é ele que faz a massa crescer e… Nham! Mas você sabe qual é a diferença entre os fermentos?

O fermento biológico (esse do meio aí na foto) tem leveduras, que se alimentam de glicose. É encostar no trigo que o fermento começa a agir, e vai liberando gás carbônico enquanto faz a digestão. Na hora em que a gente tá suando na sova, esse gás se junta às bolhas de ar que vão sendo introduzidas na massa pelo movimento. Nesse tipo de receita, a massa precisa ficar descansando, e não é à toa: é aí que ela aumenta de tamanho (fermento agindo!) para, só depois, ser exposta ao calor do forno. O fermento biológico é vendido em tabletes e precisa ser mantido em geladeira. A tradicional challah, receita judaica, é um exemplo de pão preparado com fermento biológico.

O fermento químico age de maneira diferente: um dos seus componentes é o bicarbonato de sódio, que começa a entrar em ação assim que é misturado aos outros ingredientes. Mas nada de deixar a massa descansando! O pão tem que ir correndo para o calor intenso do forno, onde o fermento realmente vai agir fazendo a massa crescer. A versão Panelinha do soda bread é um exemplo nota dez de pão feito com fermento químico (que a gente usa geralmente pra preparar bolos).

O levain é um fermento natural, um “bicho vivo”, que a gente pode preparar em casa usando trigo integral e suco de abacaxi. Depois de 48 horas no escuro, no seco e no calor, ele “acontece”. Se bem cuidado, esse primeiro fermento, além de dar origem a outros, pode durar anos e anos (e anos). Autor do livro Pão Nosso, da editora Panelinha, Luiz Americo Camargo é expert no assunto – se o tema é do seu interesse, este livro é tem-que-ter!

E pão sem fermento, tem? Tem. E como tem! O chapati é um pão indiano antiiiigo… E continua saboroso depois de tanto tempo.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário