RISOTO DE GORGONZOLA E PERA RÁPIDO NA PRESSÃO, Esse risoto de pera e gorgonzola é especial e prático ao mesmo tempo. Feito com a agilidade da panela de pressão, cozinha em 3 minutos! Para acompanhar, a farofinha de pão com nozes faz aquela combinação clássica com as peras (são dois tipos, para dar um tcham a mais) e o gorgonzola. Para impressionar e ganhar elogios sem perder tempo!
PARA O RISOTO
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- ⅓ de xícara (chá) de salsão (talos e folhas)
- 1 minipera
- caldo de ½ limão
- 1 pera seca (30 g)
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 500 ml de água
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Corte a pera seca em cubos de 1 cm.
Leve a panela de pressão sem a tampa ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a pera seca picada, a cebola cravejada e a folha de salsão. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela e aumente o fogo.
Enquanto isso, lave e seque a minipera. Corte a fruta em cubos de 1 cm, descartando as sementes. Transfira para uma tigela pequena, regue com o caldo de limão para não escurecer e reserve (se quiser usar outra pêra, considere ½ xícara (chá) cortada em cubos).
Assim que começar a sair vapor pela válvula da panela de pressão, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada e a folha de salsão. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso al dente se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto bem úmido. Se preferir, adicione a manteiga e deixe o risoto tampado com o fogo desligado enquanto separa os pratos e arruma a mesa, ele atinge o ponto sozinho com o calor residual da panela.
Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e misture bem. Junte a minipera cortada com o caldo de limão e misture delicadamente para não desmanchar. Transfira o risoto para uma tigela e sirva a seguir com a farofinha de pão.
OBS: se não tiver minipera, pode usar ½ xícara (chá) de pera portuguesa cortada em cubos de 1 cm
PARA A FAROFINHA DE PÃO COM NOZES
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de pão italiano amanhecido em pedaços (2 fatias grossas)
- ¼ de xícara (chá) de nozes
- 1 pera seca (30 g)
- ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Corte a pera seca em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as nozes. No liquidificador, coloque as fatias de pão rasgadas em pedaços médios. Junte 1 pitada de sal e bata no modo pulsar até formar uma farofa rústica – a ideia é ter pedaços irregulares de pão, o que deixa a farofa mais crocante. Se necessário misture com uma colher entre uma batida e outra.
Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, junte o pão batido, as nozes picadas, a pera seca e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.
PODE ARMAZENAR
A farofinha permanece crocante por até 1 semana em pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.
RISOTO DE TOMATE COM SALADA CAPRESE
Com tomate no caldo e na finalização, o risoto ganha sabor e uma cor avermelhada especial. Uma nova versão da clássica salada caprese, com tomate assado, manjericão e muçarela de búfala completam o prato.
PARA OS TOMATES ASSADOS
INGREDIENTES
- 6 tomates-holandeses
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 ramos de manjericão
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Lave, seque e corte os tomates em quartos no sentido do comprimento. Transfira os tomates para o centro de uma assadeira grande, de preferência antiaderente.
Adicione os ramos de manjericão, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture com as mãos para envolver todos os pedaços no azeite e distribua os gomos na assadeira, com a parte da pele voltada para baixo assim ela não se solta ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os tomates estejam macios. Reserve.
PARA O RISOTO
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
- 1 xícara (chá) de passata de tomate
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ⅔ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 12 muçarelas de búfala tipo cereja
- folhas de manjericão variadas (comum, basilicão, miúdo e roxo) a gosto
MODO DE PREPARO
Lave e seque as folhas de manjericão. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e fatie o alho em lâminas. Leve uma panela média com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o tempo de preparo do risoto.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e refogue a cebola com uma pitada de sal até murchar. Acrescente o alho e misture por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 3 minutos para envolver bem os grãos no azeite. Tempere com sal e pimenta — lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a passata de tomate, 2 conchas do caldo e misture bem. Tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Adicione mais caldo, de concha em concha, e mexa até que o risoto fique no ponto. O grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente) — esse processo leva cerca de 20 minutos. Atenção: depois da última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem.
Sirva a seguir com os tomates assados, a muçarela de búfala rasgada, as folhas de manjericão, pimenta-do-reino e azeite a gosto.
RISOTO DE ASPARGOS E PARMESÃO
Para acompanhar carnes, aves ou peixes este risoto é uma ótima opção. Até mesmo como prato principal ele é imbatível!
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (400 g)
- 400 g de aspargos frescos
- ½ cebola
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque o caldo de legumes num fervedor e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
Descasque e pique fino a cebola. Lave e seque os aspargos. Corte a ponta dos aspargos e reserve. Descarte a parte mais dura do talo e corte o restante em rodelas.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente. Acrescente as rodelas de aspargos e refogue por cerca de 2 minutos. Junte o arroz e refogue por mais 2 minutos para envolver bem os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
Regue com o vinho branco e misture bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo bem a cada adição.
Depois de 10 minutos, junte as pontas de aspargos e continue acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente) e o risoto.
Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada