
Risoto de queijo na pressão com medalhão grelhado, risoto e grelhado formam uma dupla que sempre dá certo. Nesta receita, então, o cardápio fica pronto num piscar de olhos. Tudo graças à panela de pressão, que faz com que o risoto leve 3 minutos pra cozinhar. É muito sucesso!
PARA O RISOTO
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- 1 talo de salsão
- 1 dente de alho
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 500 ml de água
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos, e pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura na parte fina do ralador. Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos. Descasque e pique fino o alho. Retire os medalhões da geladeira a carne deve estar em temperatura ambiente na hora de ir para a frigideira.
Leve a panela de pressão ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura, o salsão, o alho e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente o restante do azeite, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a folha de salsão e a cebola cravejada. Tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto, misture, tampe a panela e aumente o fogo para alto.
Assim que começar a sair vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque a folha de salsão e a cebola cravejada. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso e al dente.
Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture bem. Sirva a seguir acompanhado do medalhão.
PARA O MEDALHÃO
INGREDIENTES
- 4 medalhões de filé mignon
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Leve uma frigideira grande ao fogo médio e tempere 4 medalhões (cerca de 100 g cada) dos dois lados com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente as carnes. Deixe dourar, sem mexer, por 2 minutos de cada lado, ou até que os medalhões soltem da frigideira. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 1½ minuto de cada lado se quiser um medalhão ao ponto. Se preferir malpassado, deixe por apenas mais 1 minuto. Sirva a seguir acompanhado do risoto.
LEIA TAMBEM:
FAÇA TAMBEM RISOTO DE ALHO-PORÓ COM ERVILHAS E ERVAS
Alho-poró é um clássico do risoto. Mas este risoto de alho-poró vai além. Ele convoca o delicado dulçor da ervilha, a cremosidade do mascarpone e um trio marcante de ervas tomilho, sálvia e alecrim para ficar todo elegante, todo diferentão.
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
- 2 xícaras (chá) de alho-poró fatiado
- 1 xícara (chá) de ervilhas frescas
- 1 cebola picada fino
- 2 dentes de alho picados
- ½ xícara (chá) de vinho branco
- 1,5 litro de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de queijo mascarpone
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (sopa) de folhas de alecrim picadas
- 1 colher (sopa) de folhas de tomilho debulhadas
- ½ colher (sopa) de folhas de sálvia picadas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante o preparo do risoto. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, o alho e refogue até dourar. Misture o tomilho, o alecrim e a sálvia. Acrescente o arroz e misture para envolver os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta, regue com o vinho e mexa até evaporar. Junte o alho-poró, as ervilhas e mexa bem.
Acrescente uma concha do caldo quente e mexa até secar. Repita o mesmo procedimento, adicionando o caldo de legumes, de concha em concha aos poucos até ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente). Na última adição, não deixe o caldo secar completamente, o risoto deve ficar cremoso e ainda úmido.
Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado. Por último, acrescente o queijo mascarpone e misture delicadamente. Divida o risoto em 4 pratos, finalize com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora. Sirva a seguir.
Obs.: se preferir utilizar a ervilha congelada, adicione no fim do preparo, antes da manteiga e do parmesão – elas descongelam apenas com o calor do risoto.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango