Como Fazer Risoto Verde de Couve com Abobrinha: Receita Caseira Irresistível

RISOTO VERDE DE COUVE COM ABOBRINHA

Risoto verde de couve com abobrinha, Um risoto verde, cheio de texturas, com uma combinação de sabores surpreendente: a intensidade da couve, o chamuscado da abobrinha e o perfume das raspas de limão. Tem ainda o crocante da farofa de biscoito de polvilho. Uma boa opção para um jantar mais especial.

PARA A FAROFA DE BISCOITO DE POLVILHO

INGREDIENTES

  • 50 g de biscoito de polvilho (14 argolinhas)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e sem sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre os biscoitos até formar uma farofa. Pique fino a castanha. Leve uma frigideira antiaderente com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a castanha, tempere com uma pitada de sal e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o biscoito e misture delicadamente por 1 minuto para dar uma tostada, mas sem quebrar demais o biscoito. Reserve numa tigela.

OBS.: a farofinha pode ser feita até 5 dias antes e armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
  • 5 folhas de couve
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • brotos de beterraba e de salsinha para servir

MODO DE PREPARO

Lave a couve. Com as mãos, segure o talo e rasgue as folhas em pedaços de 5 cm, assim fica mais fácil para bater no liquidificador. Pique bem fininho os talos.  Corte o alho-poró em meias-luas; transfira para uma peneira e lave sob água corrente reserve as folhas na geladeira (ou freezer) para fazer caldos. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (chá) de sal e mergulhe as folhas de couve rasgadas. Deixe a couve imersa por alguns segundos e, com a ecumadeira, transfira para a tigela com água e gelo — essa técnica, chamada de branqueamento, deixa a cor da couve mais viva.

Transfira as folhas de couve para o liquidificador, adicione ½ xícara (chá) de água e bata até triturar bem — essa “tinta de couve” vai deixar o risoto bem verdinho. Reserve. Aproveite a mesma panela em que mergulhou a couve (sem a água!) para levar o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, adicione os talos de couve, a cebola e o alho-poró picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar.  Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture bem, até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture. Mexa de vez em quando, até secar. Tempere com sal e a pimenta e repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente), o que leva cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare a abobrinha.

Atenção: na última adição de caldo, acrescente a “tinta de couve”, misture bem e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Adicione a manteiga, o parmesão e as raspas de limão. Sirva a seguir com a abobrinha, a farofinha de biscoito de polvilho e os brotinhos de beterraba e salsinha.

PARA A ABOBRINHA DOURADA

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave a abobrinha sob água corrente e seque bem com um pano — quanto mais sequinha estiver, mais dourada ela ficará. Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento; corte cada metade ao meio novamente e fatie em pedaços de 1,5 cm. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com o azeite, coloque a abobrinha e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados.

Acompanhamentos:

Risoto Verde de Couve com Abobrinha

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com o Risoto Verde de Couve com Abobrinha:

  1. Salada Verde Fresca: Uma salada simples com folhas verdes frescas, tomate cereja, pepino e um molho leve de sua preferência pode equilibrar bem o prato.
  2. Peito de Frango Grelhado: Uma proteína magra grelhada, como peito de frango temperado com ervas, complementa o risoto de forma saborosa.
  3. Peixe Branco Assado: Um filé de peixe branco assado, como robalo ou linguado, oferece uma opção leve e saudável que contrasta com a cremosidade do risoto.
  4. Cogumelos Grelhados: Cogumelos grelhados, como cogumelos shiitake ou portobello, adicionam uma textura carnuda e um sabor terroso que complementa o risoto.
  5. Aspargos Grelhados ou Assados: Os aspargos grelhados ou assados oferecem um sabor leve e crocante que contrasta bem com a cremosidade do risoto.
  6. Pão de Alho: Um pão de alho crocante e quente é um acompanhamento reconfortante que combina muito bem com a suavidade do risoto.
  7. Tiras de Carne Grelhada: Tiras de carne grelhada, como filé mignon ou contrafilé, são uma opção indulgente que adiciona um sabor rico e uma textura suculenta ao prato.
  8. Legumes Assados: Uma bandeja de legumes variados, como batata doce, cenoura, abobrinha e pimentão, assados no forno com azeite e temperos, é uma opção saudável e reconfortante.
  9. Espinafre Salteado: Espinafre salteado rapidamente com alho e azeite oferece um acompanhamento leve e nutritivo que combina bem com o risoto.
  10. Salada de Frutas: Uma salada de frutas frescas, como morangos, abacaxi e kiwi, pode servir como uma sobremesa refrescante e leve após o risoto.

Informações nutricionais:

Risoto Verde de Couve com Abobrinha

Para fornecer informações nutricionais precisas para a receita de Risoto Verde de Couve com Abobrinha, seria necessário ter uma receita específica com ingredientes e quantidades exatas. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de risoto de forma genérica, considerando os ingredientes principais e suas características típicas:

  • Calorias: Aproximadamente 100-150 kcal
  • Carboidratos: Cerca de 20-30 gramas
  • Proteínas: 2-5 gramas
  • Gorduras totais: 2-5 gramas
  • Gorduras saturadas: Menos de 1 grama
  • Fibras: 2-4 gramas
  • Açúcares: Menos de 1 grama
  • Sódio: 100-300 miligramas (dependendo do uso de sal na receita)

Estas são apenas estimativas gerais e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na sua receita. Se você tiver uma lista de ingredientes com suas quantidades precisas, posso ajudar a calcular as informações nutricionais com mais precisão.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

41 comentários em “Como Fazer Risoto Verde de Couve com Abobrinha: Receita Caseira Irresistível”

Deixe um comentário