RISOTO VERDE DE COUVE COM BARRIGA DE PORCO

RISOTO VERDE DE COUVE COM BARRIGA DE PORCO

RISOTO VERDE DE COUVE COM BARRIGA DE PORCO, nesta receita, a cor verdejante vem da couve. Os sabores bem brasileiros vêm da combinação da verdura com a barriga de porco dourada. Tem ainda o perfume das raspinhas de limão e o crocante farofa de biscoito de polvilho com castanha. São várias camadas de sabor em um só risoto!

PARA A FAROFA DE BISCOITO DE POLVILHO

INGREDIENTES

  • 50 g de biscoito de polvilho (14 argolinhas)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e sem sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Com as mãos, quebre os biscoitos até formar uma farofa. Pique fino a castanha.
  2. Leve uma frigideira antiaderente com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a castanha, tempere com uma pitada de sal e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o biscoito e misture delicadamente por 1 minuto para dar uma tostada, mas sem quebrar demais o biscoito. Reserve numa tigela.

OBS.: a farofinha pode ser feita até 5 dias antes e armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
  • 5 folhas de couve
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • brotos de beterraba e de salsinha para servir

MODO DE PREPARO

Lave a couve. Com as mãos, segure o talo e rasgue as folhas em pedaços de 5 cm assim fica mais fácil para bater no liquidificador. Pique bem fininho os talos. 

Corte o alho-poró em meias-luas; transfira para uma peneira e lave sob água corrente reserve as folhas na geladeira (ou freezer) para fazer caldos. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (chá) de sal e mergulhe as folhas de couve rasgadas. Deixe a couve imersa por alguns segundos e, com a ecumadeira, transfira para a tigela com água e gelo essa técnica, chamada de branqueamento, deixa a cor da couve mais viva.

Transfira as folhas de couve para o liquidificador, adicione ½ xícara (chá) de água e bata até triturar bem essa “tinta de couve” vai deixar o risoto bem verdinho. Reserve.

Aproveite a mesma panela em que mergulhou a couve (sem a água!) para levar o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, adicione os talos de couve, a cebola e o alho-poró picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar. 

Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture bem, até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture. Mexa de vez em quando, até secar. Tempere com sal e a pimenta e repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente), o que leva cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare a barriga de porco.

Atenção: na última adição de caldo, acrescente a “tinta de couve”, misture bem e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Adicione a manteiga, o parmesão e as raspas de limão. Sirva a seguir com a barriga de porco, a farofinha de biscoito de polvilho e os brotinhos de beterraba e salsinha.

DICA IMPORTANTE:

Você pode preparar todo o refogado e pré-cozinhar o arroz. Assim, na hora de receber os amigos, você deixa toda a cozinha arrumada para apenas finalizar o risoto na panela.  

Após adicionar o vinho branco, acrescente metade do caldo quente (750 ml) de uma só vez e misture bem. Deixe cozinhar sem mexer até o caldo secar — isso leva cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz pré-cozido numa assadeira grande, formando uma camada fina de arroz — assim ele esfria mais rápido. Leve à geladeira até a hora de finalizar (você pode fazer esse pré-cozimento no dia anterior). 

Para finalizar o risoto: volte o risoto para a panela, adicione 1 xícara (chá) do caldo quente e mexa, em fogo médio, até aquecer. Vá acrescentando o restante do caldo, de concha em concha, até o risoto ficar no ponto. Termine o preparo como indicado no passo 9 da receita.

PARA A BARRIGA DE PORCO DOURADA

INGREDIENTES

  • 250 g de barriga de porco em peça (ou panceta)
  • 1 colher (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Corte e descarte a pele (ou couro) da barriga de porco. Corte a carne em cubos de 2 cm e tempere com sal e pimenta. Forre um prato com papel-toalha.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a barriga de porco e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados. Transfira para o prato com papel e reserve.

VERSÃO VEGETARIANA

Para fazer uma versão vegetariana, sirva abobrinha grelhada em vez de barriga de porco. Corte 1 abobrinha em pedaços de 1,5 cm e doure em fogo médio, por cerca de 6 minutos, na frigideira antiaderente, com 2 colheres (chá) de azeite e temperada com sal e pimenta.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “RISOTO VERDE DE COUVE COM BARRIGA DE PORCO”

Deixe um comentário