
Rocambole de carne com purê de abobora, Divertido, este prato que lembra um doce é, na verdade, um rocambole salgado.
INGREDIENTES
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
- 2 ½ colheres (sopa) de água
- ½ colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga em pequenas porções e o ovo. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa até formar uma farofa. Acrescente a água e sove-a até obter uma massa lisa. Reserve.
PARA O PURÊ
INGREDIENTES
- 600 g de abóbora japonesa
- ½ cebola picada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- ⅓ de xícara (chá) de leite de coco
- 1 colher (sopa) de água
- ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a e corte ao meio, retire as sementes e corte em cubos grandes. Numa panela média, coloque o azeite e a cebola e deixe refogar até murchar. Acrescente o gengibre e refogue por mais 1 minuto. Junte a abóbora e misture bem. Abaixe o fogo, adicione a água e o leite de coco. Tampe e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Se for preciso, acrescente mais água durante o cozimento. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. No processador de alimentos ou no liquidificador, coloque a mistura de abóbora e bata até obter um purê.
PARA O RECHEIO E MONTAGEM
INGREDIENTES
- 250 g de patinho moído (patinho)
- 1 colher (sopa) de cebola ralada
- 1 xícara (chá) de cogumelos shimeji
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
- 1 colher (sopa) de vinho branco seco
- ½ xícara (chá) do purê de abóbora
MODO DE PREPARO
Numa frigideira, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio. Quando esquentar, junte a cebola e os cogumelos e refogue por 2 minutos. Regue com o shoyu e mexa com uma colher até secar. Transfira a mistura para uma tigela e reserve. Na mesma frigideira, aqueça mais 1 colher (sopa) de azeite em fogo alto e refogue a carne por 10 minutos até ficar bem sequinha. Junte o vinho e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Acrescente o purê de abóbora e os cogumelos e misture. Reserve.
Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Numa superfície enfarinhada, abra a massa do rocambole, com a ajuda de um rolo, até obter um quadrado de 30 cm x 30 cm com 0,5 cm de espessura.
Num pano de prato limpo e úmido, coloque a massa aberta e espalhe o recheio por cima, deixando 5 cm de borda sem recheio. Enrole como um rocambole e pincele a borda com um pouco do ovo batido para que grude ao fechar. Aperte as pontas do rocambole para baixo e corte o excesso de massa. Pincele-o com o resto do ovo batido e risque com um garfo na diagonal, com cuidado para não furar a massa. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos ou até que o rocambole fique dourado. Corte-o em fatias e sirva imediatamente.
LEIA TAMBEM:
FAÇA TAMBEM CARNE DE SOL
Apesar do nome, não precisa de sol para curar a carne. Precisa de sal, açúcar mascavo e tempo. A espera compensa: o resultado é um carne com sabor acentuado e textura macia. A receita é do chef Rodrigo Oliveira.
INGREDIENTES
- 1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra)
- 3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- manteiga de garrafa a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores). Corte a carne em 4 pedaços grandes (de cerca de 15 cm x 4 cm) e seque bem com um pano de prato (ou papel toalha). Coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície.
Tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne. Feche novamente e volte para a geladeira – nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro.
Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.
Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira. Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.
Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira – esse tempo de descanso da carne é importante para a carne ficar macia e suculenta.
Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície. Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante. Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir. A carne de sol fica uma delícia servida com cuscuz de milho e pimenta biquinho.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango