Sagu Caseiro para Sobremesa Deliciosa

Sagu Caseiro para Sobremesa Deliciosa

Sagu Caseiro para Sobremesa Deliciosa, Que tal surpreender seus convidados com uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer? O sagu caseiro é uma opção clássica que sempre agrada a todos e pode ser preparado com ingredientes simples que você provavelmente já tem em casa. Com sua textura suave e sabor adocicado, essa receita é perfeita para encerrar uma refeição especial ou para aqueles momentos em que bate aquela vontade de comer algo doce. Então, vamos aprender como preparar esse sagu caseiro?

Ingredientes:

  • 1, 5 xícaras de chá de açúcar refinado
  • 2 xícaras de chá de sagu de mandioca
  • 1,5 litro de água
  • 3 unidades de paus de canela
  • 3 unidades de cravos da índia
  • 1 garrafa de vinho tinto

Modo de Preparo:

Coloque o sagu em um escorredor de arroz e lave-o em água corrente por um minuto. Depois coloque o sagu em uma bacia com água fria e deixe marinar por vinte minutos.
Escorra o sagu.

Então em uma panela coloque a água e espere até que ela ferva, e então acrescente o sagu. Deixe o sagu cozinhar por cerca de 20 minutos, sempre mexendo até que ele fique completamente transparente.

Então jogue fora a água do sagu e lave-o novamente. Na panela coloque o vinho, as canelas, os cravos e o açúcar e mexa até que comece a ferver. Assim que ferver, acrescente o sagu,

devidamente escorrido e então deixe cozinhar por mais 20 minutos. Verifique o sabor e faça as adaptações necessárias. Então retire os cravos e a canela e passe o sagu para uma tigela. Leve para a geladeira (coberto) por pelo menos três horas.

Dicas

  1. Escolha o tipo certo de sagu: o sagu é feito de amido de mandioca e pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Para esta receita, recomenda-se o uso de sagu pequeno, pois ele cozinha mais rápido e fica mais macio.
  2. Deixe o sagu de molho: antes de cozinhar, deixe o sagu de molho em água fria por algumas horas ou durante a noite. Isso ajudará a amaciar o sagu e reduzir o tempo de cozimento.
  3. Cozinhe o sagu em água fervente: após o molho, escorra a água e cozinhe o sagu em água fervente. É importante mexer constantemente para evitar que grude no fundo da panela. O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho do sagu, mas geralmente leva cerca de 15-20 minutos.
  4. Adicione açúcar e outros ingredientes: depois que o sagu estiver cozido, adicione açúcar, suco de frutas ou outras especiarias de sua preferência para dar sabor à sobremesa.
  5. Deixe esfriar e sirva: deixe o sagu esfriar completamente antes de servir. Ele pode ser servido com creme de leite, leite condensado ou frutas frescas.

FAÇA TAMBÉM SAGU DE UVA

Quer fazer sagu mas não tem vinho? Não tem problema: experimente esta versão com suco de uva! É tão saborosa e linda quanto a receita clássica.

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 1 ½ xícara (chá) de suco de uva integral (sem açúcar)
  • 2 ½ xícaras (chá) de água filtrada
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 rama de canela
  • 2 cravos-da-índia

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque o sagu, cubra com 1 xícara (chá) da água filtrada e deixe descansar por uma hora. 

Faltando 15 minutos para completar o tempo do sagu, coloque numa panela média 1 ½ xícara (chá) da água, o suco de uva, a canela, os cravos e o açúcar. Misture bem, até o açúcar dissolver.

Leve a panela ao fogo alto. Quando ferver, junte o sagu (com o líquido que sobrou na tigela) e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para o sagu não grudar no fundo da panela, até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes.

Transfira o sagu para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente por 30 minutos – nesse tempo as bolinhas terminam de cozinhar no próprio calor e a sobremesa atinge a consistência ideal. Cubra e leve à geladeira para esfriar por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva puro, com creme inglêscreme batido ou pedaços de frutas. 

OBS: depois de esfriar, as bolinhas de sagu podem ficar concentradas no fundo da tigela. Se isso acontecer, retire da geladeira alguns minutos antes de servir e mexa bem com uma colher para redistribuir as bolinhas no caldo.

FAÇA TAMBÉM SAGU DE COCO COM MANGA GRELHADA

A combinação de sabores vem da culinária tailandesa. O sagu preparado com leite e leite de coco fica cremoso. A manga grelhada ganha um sabor levemente tostado e complementa essa sobremesa diferentona.

PARA O SAGU

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • fitas de coco para servir

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque o sagu, cubra com a água e deixe descansar por 1 hora.

Faltando 15 minutos para completar o tempo de descanso, numa panela média (que tenha borda alta) misture o leite com o açúcar e leve ao fogo alto. Quando ferver, junte o sagu (com o líquido que sobrar na tigela), abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Atenção: o leite vai espumar e subir um pouco, não se preocupe é assim mesmo. 

Adicione o leite de coco e misture bem. Mexa delicadamente por mais 5 minutos, até que as bolinhas estejam macias. Desligue o fogo e transfira o sagu para uma tigela. Cubra com filme, em contato do creme – isso evita a formação de uma película grossa. Deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente – nesse tempo as bolinhas terminam de cozinhar no próprio calor e a sobremesa atinge a consistência ideal.

Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva as porções com cubos de manga grelhados e fitas de coco a gosto.

PARA A MANGA GRELHADA

INGREDIENTES

  • 1 manga palmer madura
  • 2 colheres (chá) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Lave e seque a manga. Apoie a manga na tábua e corte 2 fatias grossas, no sentido do comprimento, bem rentes ao caroço. Corte também as 2 fatias laterais (menores) restantes.

Polvilhe açúcar na parte da polpa das fatias. Leve uma frigideira antiaderente com 1 colher (chá) da manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque metade das fatias, com a parte da polpa para baixo, e deixe dourar por cerca de 5 minutos. Transfira para a tábua e repita com o restante das fatias.

Assim que a manga estiver morna para manusear, corte a fruta em cubos: com uma das mãos, segure uma fatia com a polpa para cima. Com a ponta da faca, faça cortes verticais e horizontais na manga, formando cubos, com cuidado para não furar a casca. Segure a fatia pelas pontas e empurre a polpa pela casca para cima, assim os cubos vão se abrir. Passe a faca rente à casca da manga e deixe os cubos caírem sobre uma tigela. Repita com as outras fatias. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Sagu Caseiro para Sobremesa Deliciosa”

Deixe um comentário