SALADA DE CARNE DESFIADA E CEVADA

SALADA DE CARNE DESFIADA E CEVADA

SALADA DE CARNE DESFIADA E CEVADA, Salada de músculo é um clássico da culinária francesa. Nessa versão, ganha o reforço da cevada. Uma receita que surpreende.

INGREDIENTES

  • 500 g de músculo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 folhas de louro
  • 1 xícara (chá) de cevada
  • 1 cebola-roxa
  • 1 tomate
  • ⅓ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela de pressão destampada ao fogo alto. Acrescente o óleo e, quando esquentar, coloque a carne na panela. Vá virando para dourar todos os lados por igual.

Com cuidado, adicione água suficiente para cobrir 3 dedos acima da carne. Coloque as folhas de louro, tampe a panela (com a tampa apropriada) e deixe cozinhar na pressão, em fogo alto, por 1 hora.

Enquanto a carne cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela coloque a cevada e cubra com água. Com as mãos, esfregue bem os grãos até que água fique turva. Escorra e repita o procedimento mais duas vezes.

Numa panela, coloque a cevada, 2 xícaras (chá) de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e escorra a água.

Sobre uma tábua, corte o tomate ao meio e retire as sementes. Com a palma da mão, aperte cada metade contra a tábua, a fim de torná-la plana (fica mais fácil de fazer os cubinhos). Corte cada metade em tiras, e as tiras em cubinhos.

Descasque a cebola e corte-a na metade. Corte cada metade em fatias finas. Com as mãos ou com um garfinho, desfaça as fatias em tiras.

Quando o cozimento do músculo tiver terminado, desligue o fogo. Deixe a pressão cessar totalmente antes de abrir a panela. Com um garfão ou pinça, transfira a carne para uma tábua e deixe esfriar. O caldo formado pode ser usado no preparo de outras receitas, ou mesmo tomado puro, temperado com sal e pimenta-do-reino.

Com uma faca afiada, corte o músculo em fatias. Com a ajuda de um garfo, desfie bem as fatias de carne.

Numa tigela grande, misture o vinagre, o azeite e o óleo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os outros ingredientes: músculo desfiado, cubinhos de tomate, tirinhas de cebola e cevada. Misture muito bem e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva a salada fria.

SALADA DE BATATAS E ERVA-DOCE COM MAIONESE CASEIRA

Pode levar no churrasco, servir no almoço de domingo, no encontro com os amigos. To-do mundo vai perguntar qual o segredo dessa salada de batatas. São dois: A erva-doce e a maionese.

PARA A MAIONESE CASEIRA

INGREDIENTES

  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
  • 200 ml de óleo

MODO DE PREPARO

No copo do mixer coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer (desligado) contra o fundo do copo e só então ligue. Bata por 10 segundos sem mexer.

Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer delicadamente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até formar um molho firme – não mexa muito rápido nem faça movimentos de cima para baixo, isso pode fazer a maionese talhar. Transfira para um pote e mantenha na geladeira até a hora de usar.

PARA A SALADA

INGREDIENTES

  • 6 batatas
  • 1 bulbo de erva-doce
  • 6 fatias de bacon
  • ½ xícara (chá) de maionese caseira
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as batatas em pedaços médios de 2 cm. Transfira para uma panela, cubra com água, junte 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – faça o teste espetando com um garfo, as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes.

Enquanto as batatas cozinham, corte a base do bulbo da erva-doce e separe os talos. Lave, seque e corte cada talo em fatias finas, no sentido da largura (se estiverem muito grandes, corte os talos ao meio, no sentido do comprimento, antes de fatiar). Lave e reserve também as folhas da erva-doce para a finalização.

Para fazer o bacon crocante: forre um prato com duas camadas de papel-toalha; coloque 3 fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, e cubra com mais duas camadas de papel-toalha; leve ao micro-ondas para rodar de 2 em 2 minutos, em potência alta, até ficar dourado – verifique a cada etapa, algumas fatias são mais grossas que outras e levam mais tempo para dourar. Deixe as fatias douradas esfriarem e repita com o restante.

Assim que estiverem cozidas, passe as batatas pelo escorredor e espere amornar e escorrer bem a água. Corte as fatias de bacon crocantes em pedaços rústicos.

Transfira os cubos de batata ainda mornos para uma tigela grande, junte a erva-doce picada, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Com uma tesoura, corte metade das folhas da-erva doce sobre as batatas, junte os pedaços de bacon e misture bem.

Acrescente a maionese e misture delicadamente para não desmanchar demais os cubos de batata. Transfira para uma travessa, salpique com o restante das folhas de erva-doce e sirva a seguir.


OBS: se preferir, cubra a salada de batatas com filme e mantenha na geladeira até a hora de servir.

DICA IMPORTANTE

A receita da maionese caseira rende cerca de 1 xícara (chá), você pode armazenar na geladeira por até 3 dias e utilizar o que sobrou em outras receitas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

18 comentários em “SALADA DE CARNE DESFIADA E CEVADA”

Deixe um comentário