Como fazer sorvete de chocolate com amêndoas: Uma sobremesa irresistível

Como fazer sorvete de chocolate com amêndoas: Uma sobremesa irresistível

Sorvete de chocolate com amêndoas, A base é banana, mas o sabor é chocolate! Com dois ingredientes você prepara sorvete em casa, sem conservantes, espessantes ou adoçantes. Se quiser caprichar ainda mais na apresentação e adicionar uma leve crocância, acrescente amêndoas laminadas e torradas. Uma verdadeira maravilha!

INGREDIENTES

  • 4 bananas-prata
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • ¼ de xícara (chá) de amêndoas laminadas e torradas

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em pedaços médios. Transfira para uma assadeira pequena (ou prato) e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados. Deixe por pelo menos 4 horas até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).

Na hora de fazer o sorvete, retire a banana do congelador e mantenha em temperatura ambiente por 5 minutos antes de colocar no processador – assim você não queima o processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido. Coloque os pedaços de banana no processador e bata a banana até ficar bem cremosa, na consistência de um sorvete. Quanto mais bater, mais cremosa irá ficar. Junte o chocolate em pó e bata mais um pouco. Sirva imediatamente, salpicado com as amêndoas.

OBS: O sorvete deve ser batido apenas na hora de consumir, pois se congelado novamente endurece e perde a textura cremosa. Já a banana pode ser mantida no freezer por até 3 meses para você preparar o sorvete quando der vontade.

Dicas de acompanhamentos:

Como fazer sorvete de chocolate com amêndoas: Uma sobremesa irresistível

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com sorvete de chocolate com amêndoas:

  1. Calda de chocolate quente ou fudge.
  2. Amêndoas ou outras nozes picadas para adicionar crocância.
  3. Morangos frescos ou outras frutas vermelhas.
  4. Marshmallows tostados para um toque de doçura.
  5. Granulado de chocolate ou raspas de chocolate para decorar.
  6. Chantilly caseiro ou chantilly de coco.
  7. Cookies ou bolachas trituradas para um contraste de texturas.
  8. Molho de caramelo para uma doçura caramelizada.
  9. Banana fatiada para uma combinação de sabores cremosos.
  10. Cerejas ao maraschino para uma adição clássica e vibrante.

Esses acompanhamentos podem ser utilizados para incrementar ainda mais o sabor e a experiência do sorvete de chocolate com amêndoas, tornando-o uma sobremesa ainda mais deliciosa e indulgente.

Informações nutricionais:

Como fazer sorvete de chocolate cremoso: Um clássico irresistível para os amantes de chocolate

Para fornecer informações nutricionais precisas para a sua receita de sorvete de chocolate com amêndoas, seria necessário conhecer a receita específica que você está usando, incluindo os ingredientes e as quantidades exatas. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base em uma receita típica de sorvete de chocolate com amêndoas.

Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de sorvete de chocolate com amêndoas:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Gorduras totais: Aproximadamente 15-20g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 8-10g
  • Carboidratos totais: Em torno de 25-30g
    • Açúcares: Cerca de 20-25g
  • Proteínas: Cerca de 3-5g
  • Fibra dietética: Aproximadamente 1-2g

Esses valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na sua receita. Se você tiver informações mais detalhadas sobre os ingredientes e as quantidades exatas usadas na sua receita, posso ajudá-lo a calcular as informações nutricionais com mais precisão.

Dicas de congelamento:

Como fazer sorvete de chocolate cremoso: Um clássico irresistível para os amantes de chocolate

Você pode congelar sorvete de chocolate com amêndoas, mas é importante considerar alguns detalhes para garantir que ele mantenha sua textura e sabor adequados. Aqui estão algumas orientações sobre como congelar e armazenar sorvete de chocolate com amêndoas:

  1. Escolha do recipiente: Opte por recipientes herméticos, como potes de plástico ou recipientes próprios para congelamento de alimentos. Evite recipientes de metal, pois eles podem transferir sabores indesejados para o sorvete.
  2. Resfriamento prévio: Antes de congelar o sorvete, certifique-se de que ele esteja completamente resfriado na geladeira. Isso ajuda a evitar a formação de cristais de gelo e a preservar a textura.
  3. Remoção do ar: Para evitar a formação de cristais de gelo e a oxidação, pressione uma folha de filme plástico diretamente sobre a superfície do sorvete antes de fechar o recipiente. Isso ajuda a minimizar a exposição ao ar.
  4. Armazenamento adequado: Coloque o sorvete no freezer imediatamente após o preparo. Mantenha-o em uma parte do freezer onde a temperatura seja estável, idealmente a uma temperatura de -18°C ou mais fria.
  5. Tempo de armazenamento: O sorvete de chocolate com amêndoas pode ser armazenado no freezer por até 2-3 meses sem perder muito em termos de qualidade. No entanto, quanto mais tempo ele permanecer congelado, maior será a probabilidade de ocorrerem mudanças na textura e no sabor.

Ao retirar o sorvete do freezer para servir, permita que ele descongele levemente na geladeira por alguns minutos antes de servir. Isso ajuda a restaurar sua textura cremosa.

Por que não pode congelar: Se a sua receita de sorvete de chocolate com amêndoas contiver ingredientes que não são adequados para congelamento, como certos tipos de laticínios ou aditivos específicos, isso pode afetar negativamente a textura e o sabor do sorvete após o congelamento. Além disso, algumas receitas podem não congelar bem devido à sua composição, resultando em um produto final com uma textura desagradável ou separação dos ingredientes. Se a sua receita tiver características que não são compatíveis com o congelamento, é recomendável consumi-la fresca e não congelada.

FAÇA TAMBÉM SORVETE DE CREME COM RASPAS DE LARANJA E CALDA DE CARAMELO

Raspas de laranja deixam o básico sorvete de creme charmoso e com um aroma incrível. A calda de caramelo (superfácil de fazer) e a castanha-de-caju picadinha finalizam em grande estilo. Uma sobremesa e tanto!

INGREDIENTES

  • 1 litro de sorvete de creme
  • raspas de 1 laranja
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite
  • castanha-de-caju picada a gosto

MODO DE PREPARO

Lave bem e seque a laranja. Com a ajuda de um ralador, tire as raspas somente da casca, não utilize a parte branca.  Num pote, misture rapidamente o sorvete com as raspas de laranja e volte para o congelador.  Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela. 

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que a mistura fique com uma coloração âmbar.  Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, até que a calda esteja homogênea.  Coloque 3 bolas de sorvete, regue com a calda de caramelo e salpique a castanha-de-caju por cima. Sirva imediatamente.

LEIA TAMBÉM:

VOCÊ VAI GOSTAR DE FAZER SORVETE DE CHÁ VERDE

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de sorvete de creme
  • 5 saquinhos de chá verde
  • ½ xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Prepare um chá verde bem forte: leve uma chaleira ao fogo com ½ xícara (chá) de água. Quando ferver, desligue o fogo e coloque os saquinhos de chá. Tampe e deixe em infusão até que esfrie.  Numa tigela, coloque o sorvete e junte o todo o chá (esprema os saquinhos para extrair mais líquido). Com um batedor de arame, misture bem. 

Transfira para uma fôrma pequena de bolo inglês e cubra com filme. Leve ao congelador por cerca de 2 horas ou até o sorvete firmar.

Validade – 3 meses

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

6 comentários em “Como fazer sorvete de chocolate com amêndoas: Uma sobremesa irresistível”

Deixe um comentário