
Tabule de ervas com Laranja, Tabule é uma salada fácil de preparar, mas cheia de segredinhos. As ervas frescas devem ir bem sequinhas para a receita, e o trigo tem tempo certo para hidratar, sem empapar. E esta versão ganha ainda novos perfumes: o cítrico das raspas de laranja e o ácido do sumac, especiaria que lembra uma mistura da páprica com o limão.
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de trigo para quibe
- 3 tomates
- 2 maços de salsinha (cerca de 2 xícaras [chá] de folhas e talos finos)
- 1 maço de coentro (cerca de 1 xícara [chá] de folhas e talos finos)
- 2 maços de hortelã (cerca de 1 xícara [chá] de folhas)
- raspas de 2 laranjas-baía
- ½ xícara (chá) de caldo de laranja-baía peneirado
- 1 colher (sopa) de caldo de limão
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de sumac
- 2 colheres (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque o trigo, cubra com água (cerca de 1½ xícara [chá] é suficiente) e deixe hidratar por 30 minutos. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes. Lave e seque os tomates. Corte cada um ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Lave e seque bem as ervas — quanto mais sequinhas estiverem, melhor para picar e misturar ao tabule. Pique grosseiramente a salsinha e o coentro. Empilhe algumas folhas de hortelã, enrole formando um charutinho e fatie fino.
Num pote de vidro (com tampa) coloque o caldo da laranja, o caldo de limão, o azeite, o mel, o sumac, o sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Tampe e chacoalhe bem para misturar. Forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra o trigo. Una as pontas do pano e torça bem para tirar o excesso de água. Transfira o trigo para uma tigela grande. Adicione as ervas, as raspas de laranja e misture bem. Junte o tomate e misture delicadamente. Sirva a seguir ou mantenha coberto na geladeira por até 2 horas. Regue com bastante azeite na hora de servir.
DICA IMPORTANTE:
Não encontrou sumac? Experimente usar hibisco em pó, o sabor ácido é bem parecido.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM COUVE-FLOR ASSADA COM MOLHO DE TAHINE
A combinação de sabores é a grande surpresa desta receita. Cortada em floretes e assada, a couve-flor fica douradinha. Já o molho, amarguinho, é preparado com tahine, alho e limão. Vai bem como acompanhamento ou como petisco na happy hour.
INGREDIENTES
- 1 couve-flor
- 2 ½ colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).Descarte as folhas e a base do talo da couve-flor. Corte a couve-flor em floretes médios. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes — quanto mais sequinha, mais dourada a couve-flor fica. Se preferir, seque os floretes com um pano de prato.
Transfira a couve-flor para uma assadeira grande, regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços. Espalhe os floretes pela assadeira, sem amontoar — quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficam.
Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos. Na metade do tempo, assim que o lado dos floretes em contato com a assadeira dourar, vire com uma espátula. Enquanto isso, prepare o molho.Retire a assadeira do forno e sirva a couve-flor com o molho de tahine.
PARA O MOLHO
INGREDIENTES
- ¼ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- ¼ de xícara (chá) de água (filtrada)
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e coloque o dente de alho no pilão. Tempere com uma pitada de sal e bata bem até formar uma pastinha (se preferir, pique o alho bem fininho com a faca). Acrescente o tahine, o caldo de limão e misture bem. Junte aos poucos a água, misturando com uma colher até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado). Transfira para uma molheira e sirva a seguir com a couve-flor assada.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango