TALHARIM CASEIRO COM AZEITE E LOURO

TALHARIM CASEIRO COM AZEITE E LOURO

Talharim caseiro com azeite e louro, Massa caseira é tão saborosa que nem precisa de muito pra virar uma refeição especial. O azeite perfumado com bastante louro é surpreendente.

PARA A MASSA CASEIRA

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para o centro da farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, incorpore os ovos à farinha e termine de misturar com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Polvilhe farinha de trigo em uma assadeira e na bancada de trabalho. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir. Para fazer o talharim: polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.

Polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes – é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.

PARA A FINALIZAÇÃO

INGREDIENTES

  • todo o talharim caseiro
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 12 folhas de louro seco
  • sal a gosto
  • raspas de limão-siciliano a gosto
  • lascas de queijo parmesão a gosto

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo alto uma panela grande (ou caldeirão) com cerca de 5 litros de água para ferver. Quando ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor. Deixe escorrer bem a água e transfira para uma travessa. Reserve.

Coloque o azeite numa frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte as folhas de louro e deixe por cerca de 2 minutos para perfumar. Desligue o fogo e regue sobre o macarrão cozido. Misture bem o macarrão com o azeite perfumado. Tempere com pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir com raspas de limão siciliano e lascas de parmesão a gosto.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ESPAGUETE COM TOMATE-CEREJA E MANJERICÃO

Macarrão com tomate-cereja, manjericão e parmesão é time que só entra em campo pra ganhar. Aqui, versão de espaguete para um.

INGREDIENTES

  • 80 g de espaguete
  • ½ xícara (chá) de tomates-cereja
  • 1 dente de alho
  • azeite a gosto
  • folhas de manjericão a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e junte o espaguete. Deixe o macarrão cozinhar até ficar al dente, conforme o tempo sugerido na embalagem. Enquanto isso, prepare os ingredientes do molho: descasque e pique fino o alho;  lave e seque os tomates e as folhas de manjericão, corte os tomates ao meio.

Leve uma frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte o alho e mexa por 1 minuto, para perfumar. Adicione os tomates, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e refogue até ficarem macios. Reserve. Assim que estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão. Transfira o espaguete para a frigideira e misture bem, se quiser um molho mais fluido junte, aos poucos, a água do cozimento reservada. Misture as folhas de manjericão e sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

TALHARIM COM BACALHAU E LEGUMES ASSADOS

Prático e perfumado, este talharim tem um sabor especial graças ao lombo de bacalhau e aos legumes assados. Ótimo para um jantarzinho mais sofisticado.

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de talharim
  • 2 postas de bacalhau dessalgado e congelado
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • ½ xícara (chá) de azeitonas pretas
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 4 ramos de salsinha fresca

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Na véspera, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira – é sempre melhor descongelar no dia anterior. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).

Lave as postas de bacalhau descongeladas sob água corrente. Transfira para uma panela, cubra com o leite e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Equanto isso, prepare os legumes.

Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave e seque os tomates e a salsinha. Corte os tomates em 4 gomos e descarte as sementes. Pique fino a salsinha.

Com uma escumadeira, transfira as postas de bacalhau cozidas para uma assadeira grande – você pode reserver o leite na geladeira para outra receita, como molho bechamel ou para fazer arroz. Com uma faca pequena, retire a pele das postas e descarte. 

Junte os legumes na assadeira com as postas, deixando espaço entre cada ingrediente. Acrescente a azeitona e regue tudo com ¼ de xícara (chá) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao forno para assar por 30 minutos.

Na hora de servir, leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, junte ½ colher (sopa) de sal, o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem até ficar al dente. Desligue o fogo, escorra a água e volte o macarrão para a panela. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite e misture com um garfo.

Desfie as postas de bacalhau com um garfo para formar lascas. Junte o bacalhau desfiado e os legumes assados ao macarrão cozido. Misture delicadamente, polvilhe a salsinha picada e sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Deixe um comentário