Como Fazer uma Deliciosa Receita de Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo

TALHARIM COM BRÓCOLIS ASSADO AO ALHO E ÓLEO

Como Fazer uma Deliciosa Receita de Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo, Prática, saudável e saborosa, esta massa fica pronta num palito. E para dar o toque de glamour, Rita ensina esta apresentação de prato, como se fosse um babyliss no macarrão, que deixa qualquer massa de fio longo mais charmosa.

PARA O BRÓCOLIS

INGREDIENTES

  • 1 maço pequeno de brócolis japonês
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 4 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 8 folhas de sálvia
  • 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Enquanto isso, separe o brócolis em floretes pequenos, que caibam na boca em uma garfada. Com uma faca, corte a parte mais grossa do talo de cada buquê (você pode reservar esses talos para preparar uma sopa ou cortar em rodelinhas para assar com os floretes) e transfira para uma tigela. Lave os floretes sob água corrente e seque bem com um pano de prato.

Separe, lave e seque os dentes de alho, sem descascar, caso queira um sabor delicado; caso contrário, descasque e corte em fatias grossas. Lave e seque as folhas das ervas. Lave o limão e corte um fatia fina da casca (sem a parte branca, que deixa um sabor amargo não desejado, caso alguém queira comê-la).

Unte um refratário com azeite e distribua os floretes, os dentes de alho, as ervas e a fatia de limão. Regue com mais azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos. Como o queijo é salgado, e o brócolis já ficou de molho em água salgada, não precisa de mais sal.

PARA O MACARRÃO

INGREDIENTES

  • 280 g de talharim (70 g por pessoa)
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • queijo parmesão em lascas
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Quando colocar o brócolis no forno, leve ao fogo alto uma panela grande, com 4 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando a água ferver, com bolhas bem grandes, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Antes de escorrer o macarrão, reserve uma xícara de água da panela. Escorra a seguir.

Retire o refratário com o brócolis do forno e junte o macarrão escorrido. Misture bem. Caso esteja com a aparência seca, junte um pouco da água do cozimento. Misture novamente. Com um garfão de cozinha – quanto mais longos os dentes, melhor -, enrole o macarrão e transfira para o prato. Decore com os floretes de brócolis e coloque as lascas de parmesão sobre a massa. Sirva a seguir.

Dicas de acompanhamentos:

TALHARIM COM BRÓCOLIS ASSADO AO ALHO E ÓLEO

Aqui estão alguns acompanhamentos que combinam muito bem com a receita de Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo:

  1. Salada Verde Fresca: Uma salada leve e refrescante, como uma simples salada de alface, rúcula, tomate cereja e pepino, temperada com um molho de sua preferência.
  2. Pão Artesanal: Um pão fresco ou torradas de pão artesanal complementam muito bem o prato, especialmente para aproveitar o molho do talharim.
  3. Antepastos: Azeitonas, queijos variados, picles e outros antepastos podem ser servidos como petiscos antes da refeição principal.
  4. Frango Grelhado ou Assado: Se preferir uma refeição mais substancial, você pode adicionar frango grelhado ou assado temperado com ervas ou limão para acompanhar o talharim.
  5. Carnes Vermelhas: Se você é fã de carne vermelha, um bife grelhado ou assado, cortado em fatias finas e servido ao lado do talharim, pode ser uma opção satisfatória.
  6. Peixe ou Frutos do Mar: Um peixe grelhado, como salmão ou robalo, ou frutos do mar, como camarões grelhados ou refogados, complementam muito bem o sabor do talharim com brócolis.
  7. Legumes Assados: Além do brócolis, você pode adicionar outros legumes assados, como abobrinha, berinjela, pimentões e cenoura, para aumentar a variedade de sabores e texturas no prato.
  8. Molho Pesto: Um molho pesto fresco de manjericão, pinhões, queijo parmesão e azeite de oliva pode ser servido como um acompanhamento ou até mesmo incorporado ao talharim.
  9. Queijo Parmesão Ralado: Polvilhar queijo parmesão ralado fresco sobre o talharim finalizado pode adicionar um toque de sabor extra e umidade ao prato.
  10. Vinho Branco ou Tinto Leve: Para acompanhar a refeição, um bom vinho branco ou tinto leve pode complementar os sabores do talharim e do brócolis. Escolha um vinho que harmonize bem com o prato e que seja do seu agrado pessoal.

Informações nutricionais:

talharim com brocolis

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções exatas usadas na receita, bem como do método de preparo. Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas da receita de Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo, considerando uma receita básica:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteínas: Cerca de 5-8 g
  • Gorduras totais: Cerca de 5-10 g
  • Gorduras saturadas: Cerca de 1-3 g
  • Gorduras trans: < 0,5 g
  • Carboidratos totais: Cerca de 20-25 g
  • Fibras: Cerca de 2-4 g
  • Açúcares: Cerca de 1-3 g
  • Sódio: Cerca de 200-300 mg

Estas são apenas estimativas e os valores reais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades utilizadas na receita. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomendo calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos que você está usando.

LEIA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM MACARRÃO COM SALMÃO DEFUMADO

MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS DE SALMÃO

INGREDIENTES

  • 350 g de macarrão linguine (ou outra massa longa de grano duro)
  • 100 g de salmão defumado (cerca de 4 fatias)
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • raspas de 1 limão
  • 2 ramos de endro (dill)
  • sal a gosto
  • pimenta rosa a gosto

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água para ferver. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.  Enquanto o macarrão cozinha, prepare os ingredientes do molho: desembale o salmão defumado e transfira para uma tábua; dobre as fatias ao meio e corte em tiras finas de cerca de 1 cm de espessura; faça as raspas do limão e debulhe as folhas de endro do ramo. 

Assim que estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) de água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Reserve.  Numa frigideira grande, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio – o creme de leite deve aquecer junto com a panela para não correr o risco de queimar. Quando começar a ferver, junte as tiras de salmão, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. 

Desligue o fogo, junte as raspas de limão, o endro e o macarrão cozido. Misture e junte a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com folhas de endro e pimenta rosa a gosto.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

13 comentários em “Como Fazer uma Deliciosa Receita de Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo”

Deixe um comentário