Como Fazer Torta de Limão com Merengue de Maneira Fácil e Incrível

TORTA DE LIMÃO COM MERENGUE

A Torta de Limão com Merengue é uma sobremesa clássica e reconhecida internacionalmente. Aqui estão algumas informações sobre sua origem e popularidade:

Origem: A origem da Torta de Limão com Merengue não é totalmente clara, mas é amplamente associada à culinária americana e britânica. Acredita-se que a combinação de limão, merengue e crosta de torta tenha evoluído ao longo do tempo, com contribuições de várias culturas culinárias.

Popularidade:

  1. Estados Unidos: A Torta de Limão com Merengue é um clássico da culinária americana, especialmente popular em eventos como festas de família, reuniões e celebrações. É frequentemente encontrada em cardápios de restaurantes e é uma escolha popular em padarias e cafeterias.
  2. Reino Unido: No Reino Unido, a Torta de Limão com Merengue é considerada uma sobremesa tradicional e é amplamente consumida em todo o país. É servida em restaurantes, cafés e também é preparada em muitas casas britânicas como uma sobremesa caseira.
  3. Canadá: Assim como nos Estados Unidos, a Torta de Limão com Merengue é uma sobremesa favorita em muitas partes do Canadá. É frequentemente servida em ocasiões especiais e é encontrada em menus de restaurantes em todo o país.
  4. Austrália e Nova Zelândia: A Torta de Limão com Merengue também é apreciada nestes países, muitas vezes como uma sobremesa refrescante durante os meses mais quentes. É comum em cafés e restaurantes em cidades como Sydney, Melbourne, Auckland e Wellington.
  5. Outros países: Além dos países mencionados, a Torta de Limão com Merengue ganhou popularidade em muitas outras partes do mundo, especialmente em locais onde há uma influência significativa da culinária americana e britânica. Isso inclui países europeus, como França e Alemanha, bem como em nações asiáticas como Japão e Coreia do Sul.

Em resumo, a Torta de Limão com Merengue é uma sobremesa amada e popular em todo o mundo, com raízes na culinária americana e britânica, mas apreciada em muitas culturas culinárias diferentes.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro). Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

INGREDIENTES

  • 8 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • caldo de 3 limões (cerca de ½ xícara)
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Sobre uma panela pequena, peneire as gemas reserve 3 claras em uma tigela para preparar o merengue da cobertura. Junte o açúcar às gemas na panela e misture bem com um batedor de arames para dissolver. Junte o caldo de limão e o extrato de baunilha. Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos até engrossar levemente passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela, para o creme não grudar. Atenção para o ponto: o creme deve ficar espesso como um mingau e num tom de amarelo opaco.

Sobre uma tigela, passe o creme de limão por uma peneira (limpa) para elimina gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o creme de limão fica mais espesso e brilhante. Cubra com filme, em contato com o creme, e leve para firmar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de montar a torta (se preferir, prepare o creme no dia anterior).

PARA ABRIR E ASSAR A MASSA

INGREDIENTES

  • grãos de feijão cru

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, dois sacos plásticos para alimento e papel-manteiga. Coloque a massa entre os dois sacos plásticos abertos a massa doce é mais quebradiça e pode rachar, os sacos ajudam a manter a textura e o formato além de evitar da massa grudar no rolo e na bancada. Com o rolo de macarrão comece a abrir o disco de massa mantendo o formato circular – no começo ela é mais dura e resistente e as laterais tendem a rachar. Continue abrindo e, se necessário, pressione as bordas com as mãos para eliminar as rachaduras e manter o formato. A massa vai ficando mais maleável e menos quebradiça conforme é aberta.

Abra a massa até formar um círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma. Retire o plástico de cima e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com cuidado, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha aproveite o plástico para alisar a massa e não deixar a torta com marcas de dedos. Retire o plástico que sobrou na massa e, com uma faca (ou carretilha), corte o excesso da borda para nivelar a altura a torta deve ficar com pelo menos 4 cm de altura.

Para decorar a lateral da torta: com a ponta de uma colher de sobremesa, pressione delicadamente a massa da lateral e puxe para fazer o corte. O resultado é uma coroa. Junte todas as aparas de massa e reserve na geladeira você pode  fazer biscoitinhos Leve a fôrma com a massa à geladeira por 20 minutos para firmar – assim não corre o risco de as laterais baixarem na hora de assar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Fure todo o fundo da massa com um garfo (ou palito). Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com o feijão cru – os grãos servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos até as laterais começarem a dourar.

Tire do forno e, com cuidado, retire o papel com os feijões. Volte a massa ao forno deixe assar por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente o fundo da massa deve perder o aspecto de crua e ficar mais sequinho. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e rechear. 

PARA O MERENGUE E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. Numa tigela de vidro refratário coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por 4 minutos, até ficar liso atenção para o ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve. Desenforme e transfira a base da torta para um prato grande. Preencha o fundo da torta com o creme de limão, nivelando com as costas de uma colher. Com duas colheres, distribua o merengue no centro da torta formando picos, para dar um aspecto mais rústico. Com o maçarico, queime o merengue para ficar bem dourado (se preferir, você pode deixar a torta branquinha, sem queimar). Sirva a seguir.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode fazer uma etapa da receita a cada dia: separe um dia para preparar e assar a base da torta (ela fica crocante por até 5 dias embalada em filme). No outro dia, prepare o creme de limão e armazene na geladeira num pote com fechamento hermético por até 3 dias. Deixe para fazer o merengue apenas na hora de montar a torta.

DICA IMPORTANTE:

A torta não pode ser congelada inteira, mas vale congelar só a massa assada para adiantar o preparo. Depois de assada, deixe a base esfriar completamente. Embale muito bem com filme, para que não absorva umidade nem pegue gosto de outras comidas, e leve ao congelador. Para descongelar, basta deixar a base em temperatura ambiente. Depois é só rechear. A base tem validade de 3 meses congelada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

9 comentários em “Como Fazer Torta de Limão com Merengue de Maneira Fácil e Incrível”

Deixe um comentário