COMO ELIMINAR O CHEIRO DE FRITURA DA COZINHA

COMO ELIMINAR O CHEIRO DE FRITURA DA COZINHA

Como eliminar o cheiro de fritura da cozinha, Cozinhar em casa é uma terapia para muitos, virou também um hábito novo para os cozinheiros de primeira viagem. Entre um preparo e outro, é provável que o cheiro de fritura tome conta do ambiente, deixando a experiência culinária e a permanência no lar pouco agradável com odores insistentes que impregnam roupas, cortinas e até móveis. 

Reduzir a ingestão de alimentos fritos e gordurosos faz bem para saúde, mas, em alguns casos, refogados simples também podem causar o mesmo problema, sobretudo em apartamentos pequenos e com cozinhas integradas. Se você sofre com o mau cheiro, saiba que nem tudo está perdido. É possível espantar os odores indesejados neutralizando a gordura no ar com a ajuda de soluções caseiras e aromas refrescantes. A seguir, veja como tirar o cheiro de fritura da casa com truques simples:

1. Conte com o poder das ervas

Hortelã, manjericão e até canela funcionam como aliados na hora da limpeza. Para minimizar o odor no momento da fritura, ferva 1 litro de água e adicione bastante folha de hortelã ou de manjericão. Depois, aguarde o vapor dessa infusão perfumar todo o ambiente. Deixe ferver em fogo baixo por alguns minutos após finalizar a fritura para eliminar seus vestígios. “O vapor que sobe ajuda a controlar qualquer tipo de odor, não apenas o da fritura. Na química, chamamos isso de neutralização por nebulização”, explica João Pedro Lúcio, técnico químico da franquia de limpeza residencial Maria Brasileira. 

2. Cascas de laranja e vinagre

Vinagre é um produto excelente no combate ao cheiro de gordura e comida. A dica é colocar potinhos abertos com vinagre branco com um pedaço de casca de laranja de qualquer tipo e depositá-los em locais estratégicos da cozinha. “Essa solução vai captar as partículas no ar e neutralizá-las, impedindo que o odor espalhe pela casa”, afirma. 

3. Solução de cravo e álcool 

A infusão de cravo-da-índia e canela é bastante conhecida no combate aos odores, mas existe uma outra versão ainda mais eficiente: a solução de cravo com álcool. “Nem precisa ser o álcool 70%, pode ser o normal. Basta inserir o saquinho de cravo e colocá-lo dentro do líquido”, diz João. “Deixe curtir uma semana até que a mistura fique roxa. Coloque a solução no borrifador e pronto! Funcionará para eliminar o cheiro de fritura e até como repelente”, garante. 

4. Limão

Ferva limões fatiados ou espremidos em uma panela com água, durante e após o preparo do peixe. Você também pode esfregar o limão nas panelas e tábuas que entraram em contato com os alimentos e até nas suas mãos. “Qualquer elemento cítrico serve para a neutralização por conta do ácido”, diz João. “Nesse caso, é importanrte atentar-se ao tipo de revestimento presente na cozinha. Algumas misturas cítricas podem danificar mármores e porcelanatos, por exemplo.”

5. Detergentes neutralizadores

Além das soluções caseiras, existem no mercado diferentes opções de detergentes. As marcas mais conhecidas contam com opções que incluem partículas de oxigênio na fórmula, funcionando também como neutralizadores de odores. “Na hora de lavar a louça, eles soltam sequestrantes que eliminam o cheiro ruim”, conta o profissional. 

6. Garanta a ventilação do ambiente

Boa ventilação é essencial para evitar o cheiro de fritura. Ao preparar os alimentos, lembre-se de ligar o exaustor e deixar as janelas bem abertas. Feche a porta da cozinha para o cheiro de fritura não impregnar outros cômodos da casa.

7. Cuidados no fogão

Durante o preparo das refeições, algumas pequenas atitudes podem ajudar a diminuir o cheiro de fritura no ar. Uma delas é atentar-se para as chamas do fogão e, claro, o uso de tampas nas panelas. “Ao fazer uma fritura, procure sempre tampar a panela para controlar o preparo. Se possível, use fogo baixo, porque ele provoca menos fumaça”, aconselha João Pedro Lúcio.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário