Como fazer: Bagels de Café da Manhã ou Lanche da Tarde

Como fazer: Bagels de Café da Manhã ou Lanche da Tarde


Os bagels são um tipo de pão originário da culinária judaica, sendo muito populares nos Estados Unidos e em algumas outras partes do mundo. Eles têm uma forma distintiva de anel, com uma textura densa e mastigável por fora e macia por dentro. Tradicionalmente, os bagels são cozidos em água fervente antes de serem assados, o que lhes confere uma casca brilhante e um miolo característico.

Origem

Os bagels têm suas origens na comunidade judaica da Europa Central, provavelmente na Polônia, no século XVII. Inicialmente, eram um alimento popular entre os judeus, especialmente durante o período do Shabat, pois podiam ser preparados com antecedência e consumidos no sábado, quando era proibido cozinhar.

Com a migração judaica para os Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX, os bagels se tornaram um alimento popular na América do Norte. Hoje em dia, são amplamente consumidos em todo o mundo, não apenas pela comunidade judaica, mas também por pessoas de diversas origens e culturas.

Popularidade no Brasil

Embora os bagels não sejam tão populares no Brasil quanto em alguns outros países, eles podem ser encontrados em algumas padarias e cafeterias, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há uma maior diversidade gastronômica e uma demanda por alimentos internacionais.

No entanto, é importante observar que os bagels ainda não são tão difundidos quanto outros tipos de pães, como o pão francês ou o pão de forma. Sua popularidade pode estar crescendo lentamente à medida que a culinária internacional se torna mais acessível e os consumidores brasileiros buscam experimentar novos sabores e alimentos.

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo (aproximadamente 4 xícaras)
  • 300ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
  • Óleo vegetal, para untar
  • Água, para fervura
  • 2 colheres de sopa de açúcar, para fervura
  • 1 ovo batido, para pincelar (opcional)
  • Ingredientes para decorar (sementes de gergelim, papoula, etc.) – opcional

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, misture a água morna e o açúcar até que o açúcar esteja dissolvido. Polvilhe o fermento por cima e deixe descansar por cerca de 5-10 minutos, ou até que comece a espumar.
  2. Em outra tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Adicione a mistura de fermento e água à farinha e misture até formar uma massa homogênea.
  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, ou até que fique lisa e elástica. Adicione mais farinha conforme necessário para evitar que a massa grude nas mãos ou na superfície.
  4. Forme a massa em uma bola e coloque-a em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em um local morno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
  5. Após o tempo de descanso, divida a massa em 8-10 porções iguais e forme cada porção em uma bola. Em seguida, faça um buraco no centro de cada bola de massa e forme um bagel, alargando o buraco com os dedos. Certifique-se de que os bagels tenham um tamanho uniforme.
  6. Pré-aqueça o forno a 220°C e forre uma assadeira com papel manteiga.
  7. Em uma panela grande, ferva água com as 2 colheres de sopa de açúcar. Quando a água estiver fervendo, reduza o fogo para médio-baixo e coloque os bagels na água fervente, cozinhando-os por cerca de 1 minuto de cada lado.
  8. Retire os bagels da água fervente com uma escumadeira e coloque-os na assadeira preparada. Se desejar, pincele os bagels com o ovo batido e decore com sementes ou outros ingredientes de sua escolha.
  9. Asse os bagels no forno pré-aquecido por cerca de 20-25 minutos, ou até que estejam dourados e cozidos por dentro.
  10. Retire os bagels do forno e deixe esfriar em uma grade antes de servir.

Dicas:

  • Certifique-se de usar água morna para ativar o fermento, mas não muito quente, para evitar matar o fermento.
  • A etapa de fervura dos bagels é o que dá a textura característica à crosta. Não pule esta etapa.
  • Se preferir bagels mais macios por dentro, você pode adicionar um pouco de açúcar à água de fervura.

Rendimento: A receita rende cerca de 8-10 bagels, dependendo do tamanho.

Tempo estimado de preparo: Aproximadamente 2 horas, incluindo tempo de descanso e cozimento.

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos deliciosos para servir com bagels:

  1. Cream Cheese: O cream cheese é um clássico acompanhamento para bagels, especialmente quando é passado generosamente sobre o bagel cortado ao meio. Você pode optar pelo cream cheese tradicional ou experimentar diferentes sabores, como ervas finas, alho e ervas ou salmão defumado.
  2. Salada de Ovo: Uma salada de ovo cremosa é outra opção deliciosa para rechear bagels. Basta misturar ovos cozidos picados com maionese, mostarda, cebola roxa picada e temperos a gosto. Espalhe a salada de ovo sobre o bagel e adicione folhas de alface ou rúcula para um toque extra de frescor.
  3. Salmão Defumado: O salmão defumado combina maravilhosamente com bagels. Coloque fatias finas de salmão defumado sobre o cream cheese espalhado no bagel e adicione rodelas de cebola vermelha, alcaparras e um pouco de suco de limão para realçar os sabores.
  4. Queijo Cottage: O queijo cottage é uma opção leve e cremosa que fica ótima como acompanhamento para bagels. Espalhe o queijo cottage sobre o bagel e adicione fatias de tomate, pepino e folhas de manjericão para um sanduíche refrescante.
  5. Abacate Amassado: Para uma opção mais saudável e nutritiva, experimente amassar metade de um abacate maduro e espalhar sobre o bagel. Adicione fatias finas de tomate e uma pitada de sal e pimenta para um toque extra de sabor.
  6. Bacon Crocante: Para os amantes de bacon, adicione algumas fatias crocantes de bacon cozido ao seu bagel. Combine com alface, tomate e maionese para um sanduíche de bagel BLT (bacon, alface e tomate) delicioso.
  7. Geleia ou Compota de Frutas: Se preferir um acompanhamento doce, experimente passar geleia ou compota de frutas sobre o bagel. Geleias de morango, framboesa ou laranja são escolhas clássicas que combinam bem com a textura do bagel.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos para bagels, mas você pode soltar sua criatividade e experimentar diferentes combinações de ingredientes para criar seu sanduíche de bagel perfeito!

Os bagels são tradicionalmente preparados com uma receita básica que inclui farinha de trigo, água, fermento, sal e, às vezes, um pouco de açúcar. No entanto, você pode variar o tempero e adicionar ingredientes extras para criar diferentes sabores e combinações. Aqui estão algumas maneiras de variar o tempero dos bagels:

Como fazer: Bagels de Café da Manhã ou Lanche da Tarde
  1. Ervas e especiarias: Adicione ervas frescas picadas, como salsa, cebolinha, alecrim ou tomilho, ou especiarias em pó, como alho em pó, cebola em pó, páprica defumada ou pimenta-do-reino moída, para dar sabor aos bagels.
  2. Queijos: Acrescente queijos ralados ou picados à massa, como queijo parmesão, queijo cheddar ou queijo suíço, para um sabor mais rico e cremoso.
  3. Sementes: Polvilhe sementes, como gergelim, linhaça, chia, girassol ou abóbora, sobre os bagels antes de assar para adicionar textura e sabor.
  4. Cascas cítricas: Adicione raspas de limão, laranja ou limão-siciliano à massa para um toque cítrico e refrescante.
  5. Mel ou xarope: Substitua parte da água na receita por mel ou xarope de bordo para um sabor mais doce e um aroma agradável.
  6. Frutas secas: Misture frutas secas, como passas, cranberries, damascos ou figos picados, na massa para um toque de doçura e uma textura suave.
  7. Nozes e castanhas: Adicione nozes picadas, como nozes, amêndoas, castanha-do-pará ou pistaches, para um sabor de frutos secos e uma textura crocante.
  8. Cebolas caramelizadas: Misture cebolas caramelizadas na massa para um sabor doce e suave que complementa bem o sabor dos bagels.

Essas são apenas algumas sugestões para variar o tempero dos bagels. Sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações e ajustar as quantidades de acordo com suas preferências pessoais!

Aqui estão duas variações da receita de bagels:

Variação 1: Bagels de Canela e Passas

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 200ml de água morna
  • 100g de passas (opcional)
  • 1 ovo batido para pincelar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o açúcar mascavo, a canela e o sal. Adicione as passas, se desejar.
  2. Faça um buraco no centro da mistura e despeje a água morna. Misture até formar uma massa homogênea.
  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, até ficar macia e elástica.
  4. Divida a massa em 8-10 porções iguais e forme cada porção em um anel, pressionando o centro com o polegar.
  5. Coloque os bagels em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  6. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  7. Leve uma panela grande com água para ferver. Cozinhe os bagels em água fervente por cerca de 1 minuto de cada lado.
  8. Retire os bagels da água e coloque de volta na assadeira. Pincele com o ovo batido, se desejar.
  9. Asse no forno pré-aquecido por 20-25 minutos, ou até dourar.
  10. Deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: Aproximadamente 8-10 bagels.

Informações nutricionais aproximadas (por bagel):

  • Calorias: 220 kcal
  • Carboidratos: 45g
  • Proteínas: 7g
  • Gorduras: 1g

Variação 2: Bagels de Queijo e Ervas

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 200ml de água morna
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, manjericão)
  • 1 ovo batido para pincelar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela grande.
  2. Adicione o queijo parmesão ralado e as ervas frescas picadas à mistura seca.
  3. Faça um buraco no centro da mistura e despeje a água morna. Misture até formar uma massa homogênea.
  4. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, até ficar macia e elástica.
  5. Divida a massa em 8-10 porções iguais e forme cada porção em um anel, pressionando o centro com o polegar.
  6. Coloque os bagels em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  7. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  8. Leve uma panela grande com água para ferver. Cozinhe os bagels em água fervente por cerca de 1 minuto de cada lado.
  9. Retire os bagels da água e coloque de volta na assadeira. Pincele com o ovo batido, se desejar.
  10. Asse no forno pré-aquecido por 20-25 minutos, ou até dourar.
  11. Deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: Aproximadamente 8-10 bagels.

Informações nutricionais aproximadas (por bagel):

  • Calorias: 210 kcal
  • Carboidratos: 40g
  • Proteínas: 8g
  • Gorduras: 2g

Resumo: Essas variações de bagels oferecem sabores únicos e deliciosos, perfeitos para qualquer ocasião. O primeiro, de canela e passas, é uma opção doce e reconfortante, ideal para o café da manhã ou lanche. Já o segundo, de queijo e ervas, é mais salgado e aromático, perfeito para acompanhar sopas ou servir como petisco. Experimente ambas as receitas e desfrute desses pães incríveis feitos em casa!

Congelamento de Bagels:

Pode-se congelar bagels? Sim, bagels podem ser congelados com sucesso para preservar sua frescura por um período mais longo.

Como congelar bagels:

  1. Certifique-se de que os bagels estejam completamente resfriados antes de congelar para evitar a formação de condensação.
  2. Embale os bagels individualmente em papel alumínio, filme plástico ou sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível para evitar a queimadura do congelador.
  3. Se preferir, você também pode fatiar os bagels antes de congelar para facilitar o descongelamento e o uso futuro.
  4. Coloque os bagels embalados em uma única camada em uma bandeja ou assadeira e leve ao freezer por algumas horas, até que estejam firmes.
  5. Após congelados, transfira os bagels para sacos herméticos ou recipientes próprios para congelamento para economizar espaço no freezer.
  6. Certifique-se de etiquetar os sacos ou recipientes com a data de congelamento para facilitar a organização e evitar que os bagels fiquem no freezer por muito tempo.

Como descongelar bagels:

  1. Para descongelar os bagels, remova-os do freezer e deixe-os descongelar à temperatura ambiente por algumas horas ou durante a noite.
  2. Uma vez descongelados, você pode aquecer os bagels no forno a 180°C por alguns minutos para recuperar a textura crocante e fresca.

Por que não se deve congelar bagels? Bagels podem ser congelados com sucesso, mas é importante seguir as instruções de congelamento e descongelamento corretamente para preservar sua qualidade e sabor. Se os bagels não forem embalados adequadamente ou se forem congelados por muito tempo, eles podem perder sua umidade e textura, resultando em um produto final ressecado e sem sabor. Além disso, se os bagels forem descongelados de forma inadequada, eles podem se tornar murchos ou perder sua textura característica. Portanto, é essencial seguir os procedimentos adequados para obter os melhores resultados ao congelar e descongelar bagels.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário