Como fazer Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella

Como fazer Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella

Como fazer Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella, O Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella é uma variação deliciosa e popular do tradicional bolo de pote. Ele combina o sabor suave do leite em pó (Leite Ninho) com a cremosidade e doçura da Nutella, resultando em uma sobremesa irresistível para os amantes de chocolate e leite condensado.

Origem: A origem exata dessa receita não pode ser determinada com precisão, pois variações de bolos de pote têm sido feitas em todo o mundo há décadas. No entanto, é provável que a combinação de Leite Ninho e Nutella tenha surgido em algum momento na era da popularidade crescente dos bolos de pote, que ganharam destaque principalmente nas últimas décadas.

Popularidade: O Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella tornou-se uma opção muito popular em confeitarias, cafeterias e padarias em diversas partes do mundo, especialmente em países como o Brasil, onde os bolos de pote se tornaram uma tendência culinária muito apreciada. No entanto, essa sobremesa também é apreciada em outros países onde há uma demanda crescente por produtos de confeitaria criativos e indulgentes.

No Brasil, especificamente, é comum encontrar o Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella em confeitarias, quiosques de sobremesas em shoppings, cafeterias modernas e até mesmo em algumas padarias tradicionais. Sua popularidade se deve à combinação irresistível de sabores que apelam para os paladares dos brasileiros, que têm uma forte predileção por doces cremosos e chocolates.

Além disso, receitas e tutoriais para fazer esse bolo em casa também são bastante populares em blogs de culinária, redes sociais e canais do YouTube, onde chefs amadores e entusiastas da confeitaria compartilham suas versões e adaptações da receita para que outros possam replicar essa delícia em suas cozinhas.

Receita completa:

Como fazer Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella

aqui está a receita completa para o Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella:

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Para o recheio e cobertura:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 xícara de leite Ninho
  • Nutella a gosto

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma média (20×30 cm) e reserve.
  2. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.
  3. Adicione o óleo e o leite, misturando bem.
  4. Acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos, mexendo delicadamente para incorporar à massa.
  5. Por último, adicione o fermento em pó e misture suavemente até ficar homogêneo.
  6. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Faça o teste do palito para garantir que esteja completamente assado.
  7. Enquanto o bolo assa, prepare o recheio e cobertura. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o leite Ninho. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Reserve e deixe esfriar.
  8. Assim que o bolo estiver assado e frio, corte em cubos pequenos.
  9. Em potes individuais ou copos de vidro, monte camadas alternadas de bolo, creme de Leite Ninho e Nutella. Repita até preencher o pote, finalizando com Nutella por cima.
  10. Decore a gosto e sirva imediatamente, ou leve à geladeira para gelar por algumas horas antes de servir.

Dicas:

  • Certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente antes de iniciar a receita.
  • Não deixe o bolo assar demais para garantir que fique úmido e macio.
  • Se preferir um creme mais consistente, você pode acrescentar um pouco de leite em pó à mistura de Leite Ninho.
  • Utilize potes de vidro ou copos transparentes para montar o bolo, pois isso proporciona uma apresentação mais bonita.
  • Você pode decorar os potes com raspas de chocolate, confeitos coloridos ou mesmo uma cereja no topo para um toque final.
  • Esta receita rende aproximadamente 6 a 8 potes, dependendo do tamanho dos recipientes utilizados.

Aproveite seu delicioso Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella!

Tempo de preparo:

O tempo estimado para preparar o Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella pode variar dependendo da habilidade do cozinheiro, da organização dos ingredientes e dos utensílios disponíveis. No entanto, aqui está uma estimativa geral do tempo necessário:

  • Preparo da massa do bolo: 15 minutos
  • Tempo de forno para assar o bolo: 30 minutos
  • Preparo do creme de Leite Ninho: 10 minutos
  • Montagem dos potes de bolo: 10 minutos

Isso totaliza aproximadamente 1 hora e 5 minutos. Lembre-se de que este é apenas um tempo estimado e pode variar um pouco dependendo de vários fatores.

Acompanhamentos:

Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella

Para complementar e realçar ainda mais o sabor do Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella, você pode considerar os seguintes acompanhamentos:

  1. Frutas frescas: Morangos, framboesas, mirtilos ou fatias de banana adicionam frescor e contraste de sabor ao doce do bolo.
  2. Calda de chocolate: Uma calda de chocolate quente ou fria, derramada sobre o bolo, intensifica o sabor de chocolate e adiciona uma camada extra de indulgência.
  3. Chantilly: Uma generosa porção de chantilly batido pode ser adicionada por cima do bolo para adicionar leveza e cremosidade.
  4. Amendoim ou castanhas picadas: Polvilhar amendoim ou castanhas trituradas sobre o bolo dá uma textura crocante e um sabor extra.
  5. Granulado colorido: Para um toque visual divertido, polvilhe granulado colorido sobre o topo do bolo.
  6. Calda de caramelo: Uma calda de caramelo quente ou fria adiciona um sabor rico e caramelizado que complementa bem o leite condensado e a Nutella.
  7. Sorvete: Sirva o Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella acompanhado de uma bola de sorvete de creme ou de baunilha para uma sobremesa ainda mais indulgente.

Esses acompanhamentos podem ser adicionados individualmente ou combinados conforme sua preferência pessoal, proporcionando uma experiência gourmet e deliciosa para quem degustar o bolo.

Informações nutricionais:

 Bolo de Pote de Leite Ninho

Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da receita de Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella:

  • Calorias: Cerca de 350-400 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 5-7g
  • Gorduras totais: Entre 15-20g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 5-7g
  • Carboidratos: Entre 45-55g
    • Açúcares: Cerca de 25-35g
  • Fibra alimentar: Cerca de 1-3g
  • Sódio: Entre 100-150mg

Esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação da receita. Recomenda-se sempre verificar os rótulos dos produtos utilizados para obter informações nutricionais precisas, especialmente se estiver seguindo uma dieta específica ou tiver restrições alimentares.

Dicas de congelamento:

Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella

O Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella pode ser congelado, mas é importante considerar alguns aspectos para garantir que ele mantenha sua textura e sabor ao ser descongelado. Aqui estão todas as informações sobre o congelamento da receita:

Como congelar:

  1. Escolha do recipiente: Antes de congelar, certifique-se de usar recipientes adequados para congelamento, como potes de plástico ou vidro com tampas herméticas. Evite recipientes de metal, pois podem alterar o sabor do bolo.
  2. Resfriamento: Deixe o bolo esfriar completamente antes de congelar. Se estiver montado em potes individuais, deixe-os na geladeira por algumas horas para que o creme se firme antes de transferi-los para o freezer.
  3. Embalagem: Se estiver congelando porções individuais, cubra cada pote com filme plástico ou papel alumínio antes de colocar a tampa. Isso ajudará a evitar a formação de cristais de gelo e protegerá o bolo contra odores indesejados no freezer.
  4. Armazenamento: Coloque os potes de bolo devidamente embalados no freezer. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre os recipientes para permitir a circulação de ar frio.
  5. Etiquetagem: Não se esqueça de etiquetar os recipientes com a data de congelamento para garantir que você saiba por quanto tempo o bolo está armazenado.

Como descongelar:

  1. Descongelamento lento: Para preservar a textura e o sabor do bolo, é melhor descongelá-lo lentamente na geladeira. Retire os potes do freezer e coloque-os na geladeira durante a noite ou por algumas horas até descongelarem completamente.
  2. Consumo: Uma vez descongelado, o bolo pode ser consumido imediatamente. Evite recongelar o bolo novamente após o descongelamento, pois isso pode comprometer sua qualidade.

Por que pode ser congelado: O Bolo de Pote de Leite Ninho com Nutella pode ser congelado porque contém ingredientes que são adequados para o congelamento, como farinha, ovos, açúcar e gordura. Além disso, a Nutella e o creme de Leite Ninho têm boa tolerância ao congelamento, o que ajuda a preservar a qualidade do bolo durante o armazenamento no freezer.

No entanto, é importante seguir as orientações de congelamento e descongelamento para garantir que o bolo mantenha sua textura e sabor após o descongelamento.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário