
Como Fazer Broinha de Fubá, Um dos grandes clássicos da culinária mineira, a broinha vai bem em qualquer hora: no café-da-manhã, no lanche da tarde e, se ganhar recheios, pode muito bem ser servida como entrada. Ô trem bão, sô!
INGREDIENTES
- ⅓ de xícara (chá) de fubá mimoso
- ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 75 g de manteiga sem sal
- 3 ovos
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de erva-doce (opcional)
- raspas de 1 limão (opcional)
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte uma assadeira grande com manteiga (se estiver usando uma antiaderente, apenas polvilhe com fubá). Numa panela média, junte o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal. Leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, adicione a farinha e o fubá e mexa bem com uma espátula para formar uma massa lisa. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, sem parar de mexer, até formar uma camada fina de massa seca no fundo da panela. Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa, por 5 minutos, para esfriar – esse passo é muito importante para evitar que os ovos cozinhem ao serem adicionados.
Adicione um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de 2 minutos, até formar uma massa brilhante. Com um boleador de sorvete, retire uma porção de massa e transfira para a assadeira (você também pode moldar as broinhas utilizando 2 colheres de sopa). Repita com toda a massa, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma. Polvilhe as broinhas com fubá e leve para assar em forno preaquecido a 220 ºC (temperatura alta) por 15 minutos, até crescerem – nessa etapa inicial o forno precisa estar bem quente para formar vapor e deixar a broinha oca.
Após os 15 minutos iniciais, diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, até as broinhas ficarem douradas e firmes. Retire do forno e sirva a seguir. Por serem ocas, também ficam ótimas recheadas.
VOCÊ VAI GOSTAR DE FAZER TAMBÉM PÃO DE INHAME
Nessa versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.
INGREDIENTES
- 3 inhames (cerca de 350 g)
- ½ xícara (chá) de polvilho azedo
- ½ xícara (chá) de polvilho doce
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.
Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.
DICA IMPORTANTE:
PODE CONGELAR
Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno.
Validade – 3 meses
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango