Como Fazer Broinha de Fubá

como fazer borinha de fubá

Como Fazer Broinha de Fubá, Um dos grandes clássicos da culinária mineira, a broinha vai bem em qualquer hora: no café-da-manhã, no lanche da tarde e, se ganhar recheios, pode muito bem ser servida como entrada. Ô trem bão, sô!

A broinha de fubá é uma iguaria típica da culinária brasileira, mais especificamente da região Sudeste do país. Ela é feita com fubá de milho, um tipo de farinha obtida a partir da moagem dos grãos de milho.

A origem exata da broinha de fubá é incerta, mas ela está associada à cultura caipira e ao interior do estado de São Paulo, onde o fubá de milho é bastante utilizado na culinária tradicional. No entanto, essa deliciosa iguaria também é apreciada em outras regiões do Brasil.

A receita básica da broinha de fubá consiste em misturar fubá de milho, açúcar, ovos, leite, óleo ou banha de porco, fermento e sal. A massa é então moldada em pequenos pãezinhos, que são assados no forno até ficarem dourados e crocantes por fora.

A broinha de fubá é extremamente versátil e pode ser apreciada em diferentes momentos do dia. Ela pode ser servida como lanche, acompanhando um café ou chá, ou até mesmo como parte de um café da manhã reforçado. Além disso, é comum encontrá-la em festas juninas, onde é um dos quitutes mais apreciados.

Quanto aos acompanhamentos, existem diversas opções para desfrutar da broinha de fubá. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Manteiga: A broinha de fubá combina muito bem com uma generosa camada de manteiga. A manteiga derretida realça o sabor do fubá e adiciona uma textura cremosa.
  2. Requeijão: O requeijão é outro acompanhamento popular para a broinha de fubá. Sua consistência cremosa e sabor suave complementam perfeitamente a textura e o sabor da broinha.
  3. Doce de leite: Para aqueles que gostam de um toque doce, o doce de leite é uma opção deliciosa. Ele adiciona um sabor caramelizado e uma textura pegajosa que contrasta bem com a crocância da broinha.
  4. Geleias: Geleias de frutas, como goiaba, morango ou damasco, são opções refrescantes e doces para acompanhar a broinha de fubá. A combinação do doce da geleia com o sabor neutro da broinha cria um contraste interessante.
  5. Queijos: Alguns queijos, como o queijo minas ou o queijo coalho, combinam muito bem com a broinha de fubá. Seus sabores levemente salgados e texturas macias contrastam com a crocância e a doçura da broinha.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos para a broinha de fubá. No entanto, você pode experimentar combinações diferentes de acordo com suas preferências pessoais e explorar novos sabores. Aproveite essa iguaria brasileira tradicional e desfrute de seu sabor único!

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de fubá mimoso
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 75 g de manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de erva-doce (opcional)
  • raspas de 1 limão (opcional)

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte uma assadeira grande com manteiga (se estiver usando uma antiaderente, apenas polvilhe com fubá). Numa panela média, junte o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal. Leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, adicione a farinha e o fubá e mexa bem com uma espátula para formar uma massa lisa. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, sem parar de mexer, até formar uma camada fina de massa seca no fundo da panela.  Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa, por 5 minutos, para esfriar – esse passo é muito importante para evitar que os ovos cozinhem ao serem adicionados. 

Adicione um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de 2 minutos, até formar uma massa brilhante.  Com um boleador de sorvete, retire uma porção de massa e transfira para a assadeira (você também pode moldar as broinhas utilizando 2 colheres de sopa). Repita com toda a massa, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma.  Polvilhe as broinhas com fubá e leve para assar em forno preaquecido a 220 ºC (temperatura alta) por 15 minutos, até crescerem – nessa etapa inicial o forno precisa estar bem quente para formar vapor e deixar a broinha oca. 

Após os 15 minutos iniciais, diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, até as broinhas ficarem douradas e firmes. Retire do forno e sirva a seguir. Por serem ocas, também ficam ótimas recheadas.

VOCÊ VAI GOSTAR DE FAZER TAMBÉM PÃO DE INHAME

Nessa versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.

INGREDIENTES

  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • ½ xícara (chá) de polvilho azedo
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.
Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE:

PODE CONGELAR

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno.

Validade – 3 meses

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

18 comentários em “Como Fazer Broinha de Fubá”

Deixe um comentário