Como fazer cavaca deliciosa em casa: Guia completo

Como fazer cavaca deliciosa em casa: Guia completo

Como fazer cavaca deliciosa em casa: Guia completo, a “cavaca” é um doce tradicional da culinária portuguesa, conhecido também como “cavacas”. Esses doces são originários da região da Beira Alta, em Portugal, e são bastante populares em várias regiões do país.

A cavaca é um doce simples, feito geralmente a partir de massa de pão ou massa de bolo, que é cozida em forno até ficar dura por fora, mas macia por dentro. Após assadas, são cobertas com uma calda açucarada que endurece, conferindo uma textura crocante por fora. Geralmente, são consumidas como um petisco doce, sendo ideais para acompanhar um café ou chá.

No Brasil, especialmente em regiões com forte influência portuguesa, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, as cavacas também são populares. Elas são apreciadas tanto como sobremesa em restaurantes e padarias quanto como um doce caseiro preparado em casa.

A popularidade das cavacas pode variar de região para região, mas é comum encontrá-las em mercados, padarias e confeitarias que valorizam a tradição da culinária portuguesa. Em algumas cidades com grande comunidade portuguesa, é possível encontrar variações locais desse doce, com pequenas adaptações na receita original.

Receita completa:

Como fazer cavaca deliciosa em casa: Guia completo

aqui está a receita completa para fazer cavacas:

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 200g de açúcar
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
  • Água (para a calda)

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira grande com manteiga ou óleo.
  2. Em uma tigela grande, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.
  3. Adicione a farinha de trigo peneirada e o fermento em pó à mistura de ovos e açúcar. Misture delicadamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
  4. Despeje a massa na assadeira preparada, espalhando uniformemente.
  5. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e um palito inserido no centro saia limpo.
  6. Enquanto a cavaca estiver assando, prepare a calda: em uma panela pequena, misture açúcar e água e leve ao fogo médio. Deixe ferver por alguns minutos até que o açúcar esteja completamente dissolvido e a calda tenha engrossado um pouco. Reserve.
  7. Após retirar a cavaca do forno, corte em pequenos quadrados ou losangos enquanto ainda estiver quente.
  8. Mergulhe cada pedaço da cavaca na calda preparada, cobrindo completamente, e coloque em uma grade para escorrer o excesso de calda.
  9. Por fim, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as cavacas.

Dicas:

  • Para uma cavaca mais macia por dentro, evite bater demais a massa após adicionar a farinha.
  • Se preferir, você pode aromatizar a massa adicionando raspas de limão ou essência de baunilha.
  • As cavacas podem ser armazenadas em um recipiente hermético por alguns dias, mas é melhor consumi-las frescas para aproveitar sua textura crocante por fora.
  • O tempo de preparo pode variar dependendo do seu forno, então fique de olho no processo de assar para evitar que as cavacas queimem.
  • Esta receita rende aproximadamente 20 a 25 cavacas, dependendo do tamanho dos quadrados cortados.

Tempo estimado de preparo: 45 minutos.

Aproveite suas cavacas tradicionais!

Acompanhamentos:

cavaca

Para complementar e realçar o sabor das cavacas, aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos deliciosos:

  1. Frutas Frescas: Sirva as cavacas com frutas frescas da estação, como morangos, framboesas, mirtilos ou fatias de kiwi. A acidez das frutas contrasta bem com a doçura das cavacas.
  2. Creme de Leite ou Chantilly: Uma colherada de creme de leite ou chantilly ao lado das cavacas adiciona uma textura cremosa e suaviza o sabor do doce.
  3. Sorvete: Uma bola de sorvete de baunilha ou creme é uma opção indulgente para acompanhar as cavacas. A mistura de temperaturas entre o sorvete gelado e as cavacas crocantes é deliciosa.
  4. Calda de Chocolate: Regue as cavacas com uma generosa quantidade de calda de chocolate quente. O contraste entre o doce da calda e a crocância das cavacas é irresistível.
  5. Geleia ou Compota de Frutas: Espalhe um pouco de geleia de frutas ou compota sobre as cavacas para adicionar um toque extra de sabor frutado.
  6. Café ou Chá: Uma xícara de café fresco ou chá quente é um acompanhamento clássico para as cavacas. A combinação de sabores é reconfortante e deliciosa.
  7. Iogurte Natural: Sirva as cavacas com uma porção de iogurte natural ou grego. O iogurte adiciona um toque de acidez e cremosidade que equilibra a doçura das cavacas.

Experimente diferentes combinações de acompanhamentos para descobrir qual você prefere e aproveite suas cavacas de maneiras variadas!

Informações nutricionais:

deliciosa

Vou calcular as informações nutricionais para 100 gramas da receita de cavacas, com base nos ingredientes fornecidos. Aqui estão as estimativas:

Informação Nutricional para 100g de Cavacas:

  • Calorias: Aproximadamente 300 kcal
  • Proteínas: Cerca de 6g
  • Gorduras Totais: Aproximadamente 6g
    • Gorduras Saturadas: Cerca de 2g
  • Carboidratos: Cerca de 55g
    • Açúcares: Aproximadamente 35g
  • Fibra: Cerca de 1g
  • Sódio: Cerca de 50mg

Vale ressaltar que essas são estimativas aproximadas e os valores podem variar dependendo de fatores como o tamanho exato das porções e ingredientes específicos utilizados. Além disso, as cavacas são um doce e devem ser consumidas com moderação como parte de uma dieta equilibrada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário