Como preparar um doce de jaca delicioso: Passo a passo descomplicado

Como Fazer o Delicioso Doce de jaca

Como Fazer o Delicioso Doce de jaca, se você é fã do sabor exótico e marcante da jaca, vai adorar essa receita de doce de jaca. Além de ser fácil de fazer, o resultado é um doce bem macio e com o equilíbrio perfeito entre o doce da fruta e o açúcar. A textura é incrível e o sabor é de dar água na boca. Esse doce é uma ótima opção para sobremesa ou para acompanhar um café ou chá no final da tarde. E o melhor de tudo é que você só precisa de alguns ingredientes simples e pouco tempo na cozinha para prepará-lo. Siga as dicas e o passo a passo abaixo e delicie-se com esse docinho de jaca irresistível!

Ingredientes:

  • 500g de polpa de jaca dura madura e sem os caroços
  • 500g de açúcar cristal
  • 300ml de água
  • 1 colher de sopa de margarina

Modo de preparo:

Retire os caroços dos bagos de jaca e bata no liquidificador com a água. Despeje a mistura em uma panela, junte o açúcar e a margarina, e leve ao fogo. Mexa de vez em quando e, quando ferver, reduza o fogo. Continue mexendo até o doce desgrudar do fundo da panela e esbranquiçar nas bordas. Retire do fogo e despeje em uma forma de alumínio untada com um pouco de margarina. Quando esfriar, corte os docinhos no tamanho e formato desejados.

Dicas Importantes:

  • Verifique se o doce está no ponto quando ele começar a desgrudar do fundo da panela e esbranquiçar nas bordas.
  • Cozinhe o doce em fogo baixo para evitar que ele salpique quando estiver fervendo.
  • Passe os docinhos em açúcar cristal para dar um toque especial.
  • Se preferir, você pode usar jaca mole que não esteja totalmente madura, desde que os bagos estejam firmes.

Informaçoes nutricionais:

Como Fazer o Delicioso Doce de jaca

As informações nutricionais para 100 gramas de doce de jaca podem variar dependendo da receita específica utilizada, especialmente em termos de ingredientes adicionados como açúcar, leite condensado, entre outros. No entanto, aqui está uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de doce de jaca, considerando uma receita típica:

  • Calorias: Aproximadamente 250-300 kcal
  • Carboidratos: Cerca de 60-70 gramas
  • Açúcares: Em torno de 50-60 gramas
  • Proteínas: Geralmente menos de 1 grama
  • Gorduras totais: Entre 0,5 e 1 grama
  • Gorduras saturadas: Quantidade insignificante (pode variar dependendo dos ingredientes adicionados)
  • Fibras: Cerca de 2-3 gramas
  • Vitaminas e minerais: Quantidades variáveis, mas a jaca é conhecida por conter vitamina C, potássio e outros nutrientes.

Lembre-se de que essas informações são apenas estimativas e podem variar dependendo da receita específica e dos ingredientes utilizados. Se desejar informações nutricionais mais precisas, é recomendável calcular com base nos ingredientes específicos e nas quantidades exatas utilizadas na receita.

Dicas de congelamento:

Como Fazer o Delicioso Doce de jaca

Você pode congelar o doce de jaca, mas é importante considerar alguns pontos para garantir a qualidade e segurança do alimento:

  1. Preparação adequada: Certifique-se de que o doce de jaca esteja completamente resfriado antes de congelar. O calor residual pode criar condensação dentro do recipiente de armazenamento, o que pode levar à formação de cristais de gelo e afetar a textura do doce.
  2. Escolha do recipiente de armazenamento: Opte por recipientes herméticos próprios para congelamento, como potes de plástico ou vidro com tampas que vedem bem. Evite usar recipientes de metal, pois eles podem alterar o sabor do doce.
  3. Divisão em porções individuais: Se possível, divida o doce de jaca em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento e evitará que você tenha que descongelar uma grande quantidade sempre que quiser consumir.
  4. Deixe espaço para expansão: Deixe um espaço vazio no topo do recipiente, pois o doce de jaca expandirá ao congelar. Isso ajuda a evitar que o recipiente se rompa.
  5. Etiquetagem e datação: Não se esqueça de etiquetar o recipiente com o conteúdo e a data de congelamento. O doce de jaca geralmente pode ser armazenado por até 3 meses no congelador, mas é sempre bom ter uma referência clara da data.
  6. Descongelamento seguro: Quando for consumir o doce de jaca congelado, transfira-o para a geladeira e deixe descongelar lentamente durante a noite. Evite descongelar em temperatura ambiente para reduzir o risco de contaminação bacteriana.

Por que não pode congelar:

  • Alguns alimentos, quando congelados, podem sofrer alterações significativas de textura e sabor. No entanto, o doce de jaca geralmente é adequado para congelamento, desde que siga as orientações acima. Se o doce de jaca não for preparado corretamente antes de ser congelado, pode sofrer mudanças na textura e no sabor após o descongelamento. Certifique-se sempre de seguir as melhores práticas de congelamento para garantir a qualidade do alimento.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM DOCE DE JACA NA VERSÃO FITNESS

Ingredientes:

  • 2 xícaras de jaca madura picada em cubos pequenos
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar de coco
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a jaca picada, a água, o açúcar de coco, o óleo de coco e a canela em pó. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando até a jaca ficar macia e a mistura engrossar. Adicione o suco de limão e misture. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva o doce de jaca fitness em potinhos individuais. Espero que goste da receita! Lembre-se de que o açúcar de coco ainda é açúcar e deve ser consumido com moderação, mesmo sendo uma opção mais saudável do que o açúcar refinado.

Faça Também Farófias Essa Delícia Portuguesa

Farófias são uma sobremesa típica da culinária portuguesa, feitas à base de claras em neve cozidas em leite e servidas com um molho cremoso de gemas e açúcar. É uma sobremesa simples, leve e muito saborosa, perfeita para quem quer algo doce sem exagerar na caloria. Nesta receita, vamos mostrar como preparar farófias de maneira fácil e rápida. Acompanhe!

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 175 g de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de sobremesa de maizena
  • Canela em pó

Modo de Preparo:

Preparando as claras

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e quando estiverem firmes junte 50 g de açúcar. Misture bem.

Preparando o leite

Leve ao lume o leite com o resto do açúcar, a casca do limão e o pau de canela. Quando ferver, reduza o lume e mantenha uma temperatura constante.

Cozimento das farófias

Deite colheradas das claras e deixe cozer rapidamente, voltando as claras. Retire as farófias do lume com uma escumadeira e coloque num passador para escorrer. Disponha num prato de servir.

Preparando o molho

Deixe arrefecer um pouco o leite e junte a maizena dissolvida num pouco de leite frio e as gemas. Leve ao lume mexendo sem parar, para cozer e engrossar.

Finalização

Cobra as farófias com este molho e polvilhe com canela. Sirva.

Algumas dicas para fazer Farófias perfeitas:

É importante bater as claras em neve em um recipiente limpo e sem nenhum vestígio de gordura para que elas fiquem bem firmes. Ao adicionar o açúcar às claras, faça isso aos poucos, batendo sempre em velocidade alta, até obter picos firmes.

Para cozinhar as farófias no leite, a temperatura deve ser baixa para que elas não se desmanchem. Verifique o ponto de cozimento levantando com cuidado uma farófia com uma escumadeira.O molho de gemas deve ser adicionado ao leite fora do fogo para evitar que as gemas cozinhem e formem grumos. Para finalizar, polvilhe a canela em pó apenas na hora de servir, para não murchar as farófias.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer PAVÊ DE BANANA COM DOCE DE LEITE

Deixe um comentário