Como fazer: Ramen Japonês Tradicional na Sua Cozinha

Como fazer: Ramen Japonês Tradicional na Sua Cozinha

Como fazer: Ramen Japonês Tradicional na Sua Cozinha, O ramen tem suas raízes na China, onde é conhecido como “lamian”. Acredita-se que o prato tenha sido introduzido no Japão por imigrantes chineses por volta do final do século XIX. Inicialmente, o ramen era consumido principalmente por trabalhadores pobres, mas ao longo do tempo se tornou um prato muito apreciado em toda a sociedade japonesa.

Ingredientes e Preparação: O ramen tradicional é composto por quatro elementos principais: o caldo, o macarrão, o tare (molho ou tempero) e os toppings (acompanhamentos). O caldo pode ser à base de carne (como porco, frango ou bovina), peixe ou vegetais, e é cozido lentamente por várias horas para desenvolver um sabor profundo e complexo. O macarrão é geralmente feito de farinha de trigo, água, sal e kansui (água alcalina), o que lhe confere uma textura firme e elástica.

O tare é um molho concentrado que é adicionado ao caldo para ajustar o sabor do ramen. Pode ser feito com uma variedade de ingredientes, como shoyu (molho de soja), miso (pasta de soja fermentada), sal, pasta de peixe ou caldo de ossos. Os toppings podem incluir fatias de carne (como chashu de porco), ovos cozidos, alga nori, broto de bambu, cebolinha, milho, brotos de feijão e muito mais.

Popularidade no Brasil: O ramen tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos, especialmente nas grandes cidades onde há uma cena gastronômica diversificada e uma demanda crescente por comida internacional. Restaurantes especializados em ramen podem ser encontrados em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Além disso, muitos estabelecimentos de comida japonesa incluem o ramen em seus cardápios como uma opção adicional para os clientes.

O ramen japonês tradicional é apreciado por sua rica combinação de sabores, texturas e ingredientes frescos, e tem conquistado fãs em todo o mundo, incluindo no Brasil, onde é valorizado como uma refeição reconfortante e deliciosa.

Receita completa:

Como fazer: Ramen Japonês Tradicional na Sua Cozinha

Aqui está a receita completa para o ramen japonês tradicional:

Ingredientes:

Para o caldo:

  • 2 litros de água
  • 500g de ossos de porco (como costela ou espinha)
  • 2 cebolas cortadas ao meio
  • 4 dentes de alho inteiros
  • 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 5 cm), cortado em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher de sopa de mirin (vinho de arroz japonês)
  • Sal a gosto

Para o macarrão:

  • 400g de macarrão para ramen (pode ser encontrado em lojas de produtos asiáticos)
  • Água para cozinhar o macarrão

Para o tare (molho):

  • 4 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
  • 2 colheres de sopa de sake
  • 2 colheres de chá de açúcar

Para os toppings (acompanhamentos):

  • Fatias finas de carne de porco cozida (chashu)
  • Ovos cozidos em molho de soja e açúcar (ovos marinados)
  • Alga nori cortada em tiras
  • Broto de bambu em conserva
  • Cebolinha verde picada
  • Milho cozido
  • Broto de feijão (moyashi)
  • Outros vegetais de sua preferência

Modo de preparo:

  1. Comece preparando o caldo. Em uma panela grande, coloque os ossos de porco, a cebola cortada ao meio, os dentes de alho, o gengibre, o molho de soja e o mirin. Cubra com água e leve para ferver em fogo alto.
  2. Assim que ferver, diminua o fogo para médio-baixo e deixe o caldo cozinhar em fogo baixo por pelo menos 4 horas, mexendo ocasionalmente e removendo qualquer espuma que se forme na superfície.
  3. Enquanto o caldo cozinha, prepare os outros ingredientes. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Prepare o tare misturando todos os ingredientes em uma tigela pequena e reserve.
  4. Após 4 horas, coe o caldo através de uma peneira fina, descartando os sólidos. Tempere o caldo coado com sal a gosto e mantenha-o aquecido em fogo baixo até a hora de servir.
  5. Para montar o ramen, divida o macarrão cozido entre tigelas grandes. Adicione o caldo quente sobre o macarrão e misture com o tare.
  6. Decore cada tigela de ramen com os toppings desejados, como fatias de carne de porco cozida, ovos marinados, alga nori, broto de bambu, cebolinha verde, milho cozido e broto de feijão.
  7. Sirva imediatamente e aproveite seu delicioso ramen japonês tradicional!

Dicas:

  • O caldo de ramen fica ainda mais saboroso se deixado para descansar de um dia para o outro na geladeira antes de ser utilizado.
  • Os toppings podem ser ajustados de acordo com suas preferências pessoais. Sinta-se à vontade para adicionar outros ingredientes que você goste.
  • O chashu (carne de porco cozida) pode ser preparado à parte e adicionado ao ramen na hora de servir.
  • Sirva o ramen bem quente para obter a melhor experiência de sabor.

Rendimento: Aproximadamente 4 porções.

Tempo estimado de preparo: 4 a 5 horas (incluindo o tempo de cozimento do caldo)

Ramen Japonês Tradicional


Para acompanhar o ramen japonês tradicional, você pode adicionar uma variedade de acompanhamentos que complementam e enriquecem o sabor e a textura do prato. Aqui estão alguns dos melhores acompanhamentos para servir com o ramen:

  1. Chashu: Fatias finas de carne de porco cozida lentamente em um molho à base de shoyu, sake, mirin e açúcar. O chashu adiciona sabor e uma textura suculenta ao ramen.
  2. Ovos marinados (Ajitsuke Tamago): Ovos cozidos em molho de soja, sake, açúcar e água, resultando em um sabor salgado e levemente adocicado. Os ovos marinados são uma adição clássica e deliciosa ao ramen.
  3. Alga Nori: Folhas finas de alga nori cortadas em tiras, adicionam um sabor umami e uma textura crocante ao ramen. Além disso, fornecem um toque de autenticidade ao prato.
  4. Broto de bambu: O broto de bambu em conserva adiciona uma textura crocante e um sabor suave ao ramen. É uma opção refrescante que complementa bem o caldo rico e encorpado.
  5. Cebolinha verde: Cebolinha picada fresca adiciona um toque de frescor e cor ao ramen, além de fornecer um sabor levemente picante e aromático.
  6. Milho cozido: O milho cozido adiciona um toque de doçura e uma textura macia ao ramen. É uma opção popular para equilibrar o sabor salgado do caldo.
  7. Broto de feijão (Moyashi): Broto de feijão fresco ou levemente cozido adiciona uma textura crocante e um sabor vegetal ao ramen. É uma opção leve e saudável de acompanhamento.
  8. Cogumelos: Cogumelos fatiados, como shiitake ou shimeji, adicionam um sabor terroso e uma textura suculenta ao ramen. São uma excelente opção para os amantes de cogumelos.
  9. Pimenta: Pimenta fresca ou em conserva pode ser adicionada ao ramen para quem gosta de um toque de picância extra. Sirva à parte para que cada pessoa possa ajustar o nível de calor de acordo com seu gosto pessoal.
  10. Gergelim: Sementes de gergelim torradas podem ser polvilhadas sobre o ramen para adicionar um sabor de noz e uma textura crocante. É um toque final delicioso que complementa o prato.

Esses são alguns dos melhores acompanhamentos para servir com o ramen japonês tradicional. Você pode misturá-los e combiná-los de acordo com suas preferências pessoais, criando uma refeição saborosa e reconfortante.

Você pode variar o tempero do ramen japonês tradicional ajustando o tare, que é o molho concentrado adicionado ao caldo para ajustar o sabor do prato. Aqui estão algumas maneiras de variar o tempero do ramen:

  1. Shoyu Ramen: Use molho de soja (shoyu) como base para o tare para um ramen clássico e salgado. Você pode ajustar a quantidade de shoyu para controlar a intensidade do sabor salgado.
  2. Miso Ramen: Adicione pasta de miso ao tare para um ramen mais rico e saboroso. O miso adiciona um sabor fermentado e umami ao caldo, resultando em um prato reconfortante e cheio de sabor.
  3. Shio Ramen: Prepare um tare com sal, sake e mirin para um ramen leve e delicado. O shio ramen é conhecido por seu sabor suave e equilibrado, perfeito para quem prefere sabores mais sutis.
  4. Tonkotsu Ramen: Faça um tare à base de caldo de ossos de porco (tonkotsu) para um ramen rico e cremoso. O tonkotsu ramen é conhecido por seu caldo espesso e sabor intenso, ideal para os amantes de sabores mais robustos.
  5. Shoyu-Miso Ramen: Combine molho de soja e pasta de miso no tare para um ramen com uma explosão de sabores. Essa combinação oferece o equilíbrio perfeito entre salgado, doce e umami, criando um prato complexo e delicioso.
  6. Shoyu-Shio Ramen: Misture molho de soja e sal no tare para um ramen com um sabor salgado e leve. Essa combinação é ideal para quem gosta de sabores simples e equilibrados.
  7. Picante Ramen: Adicione pimenta vermelha em flocos, óleo de pimenta ou molho picante ao tare para um ramen com um toque de calor. Você pode ajustar a quantidade de pimenta de acordo com sua preferência de picância.

Essas são apenas algumas ideias de como variar o tempero do ramen japonês tradicional. Sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações de ingredientes e ajustar as quantidades de acordo com suas preferências pessoais.

Aqui estão duas variações do ramen japonês tradicional:

Variação 1: Ramen de Frango Ingredientes:

  • 2 litros de caldo de frango
  • 400g de peito de frango cortado em fatias finas
  • 4 ovos cozidos e cortados ao meio
  • 200g de cogumelos fatiados
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 4 porções de macarrão para ramen
  • Cebolinha verde picada para decorar
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o caldo de frango até ferver. Reduza o fogo e mantenha-o aquecido.
  2. Em outra panela, aqueça o óleo de gergelim e refogue o peito de frango até dourar.
  3. Adicione os cogumelos e cozinhe até ficarem macios.
  4. Cozinhe o macarrão de ramen de acordo com as instruções da embalagem e escorra.
  5. Divida o macarrão cozido entre as tigelas e despeje o caldo de frango quente sobre ele.
  6. Adicione o frango e os cogumelos por cima do macarrão e decore com os ovos cozidos e a cebolinha verde picada.
  7. Sirva imediatamente e aproveite!

Rendimento: Aproximadamente 4 porções.

Informações Nutricionais Aproximadas (por porção):

  • Calorias: 400 kcal
  • Carboidratos: 40g
  • Proteínas: 30g
  • Gorduras: 15g
  • Fibras: 5g

Variação 2: Ramen Vegetariano Ingredientes:

  • 2 litros de caldo de legumes
  • 300g de tofu firme cortado em cubos
  • 1 cenoura cortada em fatias finas
  • 200g de broto de bambu em conserva
  • 4 ovos cozidos e cortados ao meio
  • 4 porções de macarrão para ramen
  • Cebolinha verde picada para decorar
  • Molho de soja (shoyu) para temperar

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o caldo de legumes até ferver. Reduza o fogo e mantenha-o aquecido.
  2. Em outra panela, aqueça um pouco de óleo e doure o tofu até ficar crocante.
  3. Adicione a cenoura e o broto de bambu e refogue por alguns minutos.
  4. Cozinhe o macarrão de ramen de acordo com as instruções da embalagem e escorra.
  5. Divida o macarrão cozido entre as tigelas e despeje o caldo de legumes quente sobre ele.
  6. Adicione o tofu, a cenoura e o broto de bambu por cima do macarrão e decore com os ovos cozidos e a cebolinha verde picada.
  7. Tempere com molho de soja a gosto e sirva imediatamente.

Rendimento: Aproximadamente 4 porções.

Ramen Japonês Tradicional

Informações Nutricionais Aproximadas (por porção):

  • Calorias: 350 kcal
  • Carboidratos: 45g
  • Proteínas: 20g
  • Gorduras: 10g
  • Fibras: 6g

Resumo: O ramen japonês é uma sopa de macarrão tradicionalmente preparada com caldo rico e encorpado, macarrão, tare, e uma variedade de toppings. Duas variações populares incluem o ramen de frango, que apresenta peito de frango, cogumelos e ovos cozidos, e o ramen vegetariano, que inclui tofu, cenoura e broto de bambu. Essas variações oferecem opções para diferentes preferências dietéticas, mantendo o delicioso sabor e a experiência reconfortante do ramen japonês.

Congelamento da Receita: Ambas as variações do ramen podem ser congeladas, mas é importante considerar alguns pontos:

  • O macarrão pode absorver muito líquido e perder sua textura quando congelado e descongelado. Portanto, é recomendável congelar apenas o caldo e os acompanhamentos, como o frango grelhado, tofu, cogumelos, milho e espinafre.
  • Deixe o caldo esfriar completamente antes de transferi-lo para recipientes herméticos adequados para congelamento. Deixe um pouco de espaço livre na parte superior do recipiente para a expansão durante o congelamento.
  • O caldo congelado pode ser armazenado por até 3 meses no freezer.
  • Ao descongelar, aqueça suavemente o caldo em fogo baixo no fogão até que esteja completamente aquecido. Adicione os acompanhamentos frescos e o macarrão cozido antes de servir.

Por que não se pode congelar o macarrão de ramen? O macarrão de ramen tende a perder sua textura quando congelado e descongelado, pois pode absorver muito líquido e se tornar mole ou empapado.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário