Como Fazer Brigadeiro Branco de Colher: Segredo para uma Textura Cremosa

Como Fazer Brigadeiro Branco de Colher: Segredo para uma Textura Cremosa

Como Fazer Brigadeiro Branco de Colher: Segredo para uma Textura Cremosa, O Brigadeiro Branco de Colher é uma variação do famoso brigadeiro, uma sobremesa tradicional brasileira. Enquanto o brigadeiro clássico é feito com chocolate em pó, o brigadeiro branco utiliza leite condensado, manteiga e leite em pó em sua base, resultando em um doce cremoso e delicioso.

Origem: A origem do brigadeiro branco de colher remonta à criação do próprio brigadeiro. O brigadeiro foi inventado no Brasil na década de 1940, durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes. Conta-se que o doce foi criado como uma forma de arrecadar fundos para a campanha política, ganhando popularidade rapidamente devido à sua simplicidade e sabor irresistível. Com o tempo, várias variações do brigadeiro surgiram, incluindo o brigadeiro branco.

Popularidade: Assim como o brigadeiro tradicional, o brigadeiro branco de colher é extremamente popular em todo o Brasil. É comumente servido em festas de aniversário, casamentos, eventos corporativos e diversas outras celebrações. Além disso, é uma sobremesa frequentemente encontrada em padarias, confeitarias e buffets por todo o país.

Não há uma região específica do Brasil onde o brigadeiro branco de colher seja mais popular, pois é apreciado em todo o território nacional. No entanto, é seguro dizer que grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, têm uma alta demanda por esse doce, devido à sua forte cultura gastronômica e à presença de uma grande variedade de estabelecimentos que oferecem sobremesas. Em festas e eventos em todo o país, é comum encontrar o brigadeiro branco de colher como uma opção de doce para os convidados.

Receita completa:

Como Fazer Brigadeiro Branco de Colher: Segredo para uma Textura Cremosa

aqui está a receita completa para fazer Brigadeiro Branco de Colher:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • Granulado branco (opcional, para decorar)

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o leite em pó.
  2. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que a mistura comece a soltar do fundo da panela e atinja o ponto de brigadeiro. Isso geralmente leva de 10 a 15 minutos.
  3. Desligue o fogo e transfira o brigadeiro branco para potes de sobremesa individuais ou uma travessa grande, se preferir servir em porções maiores.
  4. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.
  5. Se desejar, decore cada porção com granulado branco para um toque final.

Dicas:

  • Mexa o brigadeiro constantemente enquanto cozinha para evitar que queime no fundo da panela.
  • Se preferir uma consistência mais firme, cozinhe por um pouco mais de tempo, mas cuidado para não deixar endurecer demais.
  • Você pode adicionar essência de baunilha à mistura para dar um sabor extra.
  • Experimente servir o brigadeiro branco de colher com frutas frescas ou bolachas para uma sobremesa ainda mais deliciosa.
  • Armazene sobras na geladeira por até 3 dias.

Rendimento:

Essa receita rende aproximadamente 6 porções.

Tempo estimado de preparo:

O tempo total de preparo do Brigadeiro Branco de Colher, incluindo o tempo de cozimento, é de cerca de 20 minutos.

Acompanhamentos:

Brigadeiro Branco de Colher

Para acompanhar o Brigadeiro Branco de Colher e criar uma experiência gastronômica ainda mais deliciosa, aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos:

  1. Frutas Frescas: Fatias de morango, banana, kiwi, uva ou manga complementam bem o sabor do brigadeiro branco. Elas adicionam uma textura fresca e uma nota de acidez que equilibra a doçura do doce.
  2. Bolachas ou Biscoitos: Biscoitos amanteigados, bolachas de chocolate ou biscoitos tipo wafer são ótimas opções para mergulhar no brigadeiro branco. Eles proporcionam uma textura crocante e uma experiência de sabor diferente.
  3. Granulado Colorido: Se você deseja adicionar cor e diversão à sobremesa, granulado colorido é uma excelente escolha. Polvilhe um pouco por cima do brigadeiro branco para um toque decorativo.
  4. Coco Ralado: O coco ralado adiciona uma textura agradável e um sabor suave que combina perfeitamente com o brigadeiro branco. Polvilhe um pouco de coco ralado sobre o doce para um toque tropical.
  5. Calda de Chocolate Branco: Se você quer intensificar o sabor do chocolate branco, uma calda de chocolate branco é uma opção luxuosa. Regue um pouco por cima do brigadeiro antes de servir.
  6. Castanhas ou Nozes Picadas: Adicionar castanhas picadas, como amêndoas, castanha de caju ou nozes, proporciona uma textura crocante e um sabor rico que contrasta bem com a cremosidade do brigadeiro.
  7. Chantilly: Uma pequena porção de chantilly por cima do brigadeiro branco adiciona uma leveza e suavidade extra à sobremesa.
  8. Geleia de Frutas: Geleias de frutas, como framboesa, morango ou maracujá, oferecem uma doçura frutada que complementa o sabor do brigadeiro branco.

Experimente combinar diferentes acompanhamentos para criar uma mesa de sobremesas variada e irresistível!

Variações:

brigadeiro

Você pode variar o sabor do Brigadeiro Branco de Colher adicionando diferentes temperos ou ingredientes aromáticos. Aqui estão algumas ideias para variar a receita:

  1. Essência de Baunilha: Adicione algumas gotas de essência de baunilha à mistura antes de levar ao fogo. A baunilha adiciona uma nota de aroma suave e um sabor delicioso ao brigadeiro branco.
  2. Canela: Polvilhe um pouco de canela em pó na mistura enquanto cozinha para dar um toque de calor e especiarias ao doce. A canela complementa bem o sabor do leite condensado.
  3. Raspas de Limão ou Laranja: Adicione raspas de limão ou laranja à mistura para um toque cítrico e refrescante. Certifique-se de usar apenas a parte colorida da casca, evitando a parte branca amarga.
  4. Rum ou Conhaque: Para uma versão adulta do brigadeiro branco, adicione uma colher de sopa de rum ou conhaque à mistura antes de cozinhar. Isso adicionará uma nota de sabor rico e sofisticado.
  5. Pasta de Amêndoas ou Amendoim: Misture uma colher de sopa de pasta de amêndoas ou amendoim à mistura antes de levar ao fogo. Isso adicionará uma textura cremosa e um sabor de nozes ao doce.
  6. Gengibre em Pó: Uma pitada de gengibre em pó adiciona um sabor picante e terroso ao brigadeiro branco. Experimente adicioná-lo à mistura para um toque de calor sutil.
  7. Rum com Passas: Adicione algumas passas embebidas em rum à mistura antes de cozinhar para um sabor extra de frutas e um toque de rum.

Lembre-se de ajustar as quantidades de acordo com seu gosto pessoal e sempre experimente novas combinações para descobrir suas variações favoritas do Brigadeiro Branco de Colher!

Informações nutricionais:

Como Fazer Brigadeiro Branco de Colher

Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas de Brigadeiro Branco de Colher, considerando os ingredientes básicos da receita (leite condensado, manteiga e leite em pó):

  • Calorias: Cerca de 330 kcal
  • Gorduras: Aproximadamente 12 g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 8 g
  • Carboidratos: Cerca de 50 g
    • Açúcares: Aproximadamente 48 g
  • Proteínas: Cerca de 6 g
  • Fibra: Aproximadamente 0,5 g
  • Sódio: Cerca de 120 mg

É importante ressaltar que esses valores são aproximados e podem variar dependendo de diversos fatores, como marcas específicas dos ingredientes utilizados e variações na receita. Além disso, o Brigadeiro Branco de Colher é uma sobremesa com alto teor de açúcar e gordura, por isso, é recomendado consumi-lo com moderação, como parte de uma dieta equilibrada.

Dicas de congelamento:

Brigadeiro Branco de Colher

Você pode congelar o Brigadeiro Branco de Colher, mas é importante considerar alguns detalhes para garantir que ele mantenha sua qualidade e sabor após o descongelamento. Aqui estão algumas orientações detalhadas sobre como congelar e descongelar o brigadeiro branco:

Como Congelar:

  1. Esperar Esfriar: Certifique-se de que o brigadeiro branco esteja completamente frio antes de congelá-lo. Isso ajuda a evitar a formação de cristais de gelo e a preservar a textura do doce.
  2. Em Porções Individuais: Se possível, divida o brigadeiro branco em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento e evitará que você precise descongelar toda a quantidade de uma vez.
  3. Recipientes Adequados: Coloque o brigadeiro branco em recipientes herméticos próprios para congelamento. Certifique-se de deixar um espaço vazio no topo do recipiente para a expansão durante o congelamento.
  4. Etiquetar e Datear: Não se esqueça de etiquetar os recipientes com a data de congelamento. Isso ajudará você a controlar a frescura do doce e a evitar o desperdício.
  5. Congelamento Rápido: Coloque os recipientes de brigadeiro branco no freezer e deixe congelar rapidamente. Isso pode levar algumas horas, dependendo da potência do seu freezer.

Como Descongelar:

  1. Transferência para Geladeira: Quando quiser consumir o brigadeiro branco, transfira o recipiente do freezer para a geladeira e deixe descongelar lentamente durante a noite.
  2. Descongelamento em Banho-Maria: Se estiver com pressa, você também pode descongelar o brigadeiro branco em banho-maria. Coloque o recipiente em uma panela com água quente (não fervente) e deixe descongelar lentamente, mexendo ocasionalmente.
  3. Evitar o Micro-ondas: Evite descongelar o brigadeiro branco no micro-ondas, pois isso pode resultar em aquecimento desigual e textura indesejada.

Por que não pode congelar:

Embora o Brigadeiro Branco de Colher possa ser congelado com sucesso seguindo as orientações acima, é importante mencionar que a textura e o sabor podem ser um pouco alterados após o descongelamento. O doce pode perder um pouco de sua cremosidade original e a textura pode ficar ligeiramente granulada. No entanto, muitas pessoas ainda consideram o brigadeiro congelado uma opção conveniente e saborosa para desfrutar em momentos futuros.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário