Como fazer salada de queijo branco com tomate: Receita leve e refrescante para dias quentes

Como fazer salada de queijo branco com tomate: Receita leve e refrescante para dias quentes

Como fazer salada de queijo branco com tomate: Receita leve e refrescante para dias quentes, A salada de queijo branco com tomate é uma receita popular em todo o Brasil, especialmente durante os meses mais quentes do ano, devido à sua leveza e frescor. Embora não existam registros específicos sobre a origem dessa receita, é seguro dizer que ela é uma variação de saladas tradicionais que combinam queijo branco com vegetais frescos, como tomate.

Essa combinação de queijo branco, conhecido por sua textura suave e sabor suave, com tomate, que oferece um toque de acidez e frescor, cria uma salada simples e deliciosa que agrada a muitos paladares. A simplicidade da receita, juntamente com seus ingredientes acessíveis e amplamente disponíveis em todo o país, contribui para sua popularidade.

No Brasil, essa salada é comumente consumida em diversas ocasiões, desde refeições rápidas e leves no almoço ou jantar até acompanhamento em churrascos e eventos ao ar livre. Sua versatilidade permite que seja adaptada com diferentes ingredientes, como folhas verdes, cebola, azeitonas ou manjericão, de acordo com o gosto pessoal de cada um.

É uma opção saudável e nutritiva, rica em proteínas, vitaminas e minerais, tornando-se uma escolha popular para aqueles que procuram uma refeição equilibrada e saborosa. A salada de queijo branco com tomate é uma representação da culinária brasileira, que valoriza ingredientes frescos e simples, ressaltando o sabor natural dos alimentos.

Receita completa:

Como fazer salada de queijo branco com tomate: Receita leve e refrescante para dias quentes

Salada de Queijo Branco com Tomate

Ingredientes:

  • 250g de queijo branco em cubos
  • 2 tomates médios, cortados em rodelas
  • 1 cebola roxa média, cortada em rodelas finas
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Vinagre balsâmico (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela grande, coloque os cubos de queijo branco.
  2. Adicione as rodelas de tomate e cebola.
  3. Acrescente as folhas de manjericão fresco.
  4. Tempere a salada com azeite de oliva, vinagre balsâmico (se estiver usando), sal e pimenta a gosto.
  5. Delicadamente, misture todos os ingredientes até que estejam bem incorporados.
  6. Prove e ajuste os temperos, se necessário.
  7. Transfira a salada para uma travessa de servir e decore com mais algumas folhas de manjericão fresco, se desejar.

Dicas:

  • Utilize queijo branco fresco ou minas frescal para melhores resultados.
  • Se preferir uma versão mais leve, substitua o vinagre balsâmico por suco de limão.
  • Adicione outros vegetais, como pepino, pimentão ou folhas verdes, para variar o sabor e a textura da salada.
  • Sirva a salada bem gelada para um toque refrescante.

Rendimento: Esta receita rende aproximadamente 4 porções.

Tempo estimado de preparo: Cerca de 15 minutos.

Acompanhamentos:

tomate


A salada de queijo branco com tomate é bastante versátil e pode ser acompanhada por uma variedade de pratos. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem:

  1. Pão fresco ou torradas: Sirva a salada com pão fresco ou torradas para uma refeição mais substancial.
  2. Arroz integral ou quinoa: Acompanhe a salada com uma porção de arroz integral ou quinoa para adicionar mais nutrientes e textura ao prato.
  3. Folhas verdes: Sirva a salada sobre uma cama de folhas verdes, como rúcula, espinafre ou alface, para uma apresentação mais sofisticada e uma refeição mais completa.
  4. Batatas assadas: Sirva a salada com batatas assadas ou batatas cozidas para uma refeição reconfortante e satisfatória.
  5. Legumes grelhados: Acompanhe a salada com legumes grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentão e cenoura, para adicionar mais cor e sabor ao prato.
  6. Molhos ou vinagretes: Sirva a salada com molhos ou vinagretes caseiros para realçar os sabores e adicionar uma camada extra de sabor.
  7. Frutas frescas: Adicione um toque de frescor à salada com frutas frescas, como abacate, manga, morangos ou pêssegos, cortadas em cubos e adicionadas por cima.
  8. Frutos secos ou sementes: Polvilhe a salada com frutos secos, como nozes, castanhas ou amêndoas, ou sementes, como sementes de girassol ou de abóbora, para adicionar crocância e um toque de sabor.
  9. Queijos: Adicione mais queijo à salada, como queijo feta, queijo de cabra ou queijo parmesão ralado, para um sabor mais pronunciado e uma textura cremosa.
  10. Vinho branco ou rosé: Acompanhe a salada com um copo de vinho branco ou rosé gelado para uma combinação perfeita de sabores e uma refeição mais elegante.

Você pode variar o tempero da salada de queijo branco com tomate de várias maneiras para criar diferentes sabores e combinações. Aqui estão algumas sugestões de como variar o tempero:

  1. Adicione ervas frescas: Experimente adicionar ervas frescas picadas, como manjericão, salsa, coentro ou tomilho, para dar um toque de frescor e aroma à salada.
  2. Acrescente especiarias: Adicione especiarias moídas, como pimenta-do-reino, páprica, cominho ou orégano, para um sabor mais robusto e picante.
  3. Utilize vinagre ou suco cítrico: Substitua parte do azeite por vinagre balsâmico, vinagre de vinho branco ou suco de limão para adicionar acidez e um toque de citricidade ao tempero.
  4. Adicione mostarda: Adicione uma colher de chá de mostarda Dijon ou mostarda em grãos ao tempero para dar um sabor extra e uma textura cremosa à salada.
  5. Incremente com alho: Adicione alho picado ou alho em pó ao tempero para um sabor mais intenso e aromático.
  6. Adicione mel ou açúcar mascavo: Para equilibrar a acidez e realçar os sabores, adicione um toque de mel ou açúcar mascavo ao tempero.
  7. Use molhos prontos: Experimente utilizar molhos prontos, como molho italiano, molho pesto ou molho de iogurte, para temperar a salada de forma rápida e conveniente.
  8. Adicione um toque de queijo: Além do queijo branco, experimente adicionar um queijo mais forte, como queijo feta ou queijo azul, ao tempero para um sabor mais marcante.
  9. Acrescente azeitonas ou pimentões: Adicione azeitonas picadas ou pimentões em conserva ao tempero para um sabor mais salgado e uma textura crocante.
  10. Varie as quantidades dos ingredientes: Ajuste as quantidades dos ingredientes do tempero de acordo com suas preferências pessoais, adicionando mais ou menos azeite, vinagre, ervas e especiarias conforme desejado.

Informações nutricionais:

tomate com queijo

Estimativa Nutricional para 100g da Salada de Queijo Branco com Tomate:

  • Calorias: Aproximadamente 100-150 kcal
  • Gorduras: Cerca de 6-10g
  • Carboidratos: Aproximadamente 3-6g
  • Proteínas: Cerca de 6-8g
  • Fibras: Cerca de 1-2g
  • Açúcares: Cerca de 2-4g
  • Sódio: Aproximadamente 200-300mg

Esses valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades usadas na sua receita. Se desejar informações nutricionais mais precisas, recomendo calcular com base nos rótulos nutricionais dos produtos que você está utilizando.

Dicas de congelamento:

queijo e tomate

A salada de queijo branco com tomate pode não ser a melhor opção para congelar devido à natureza dos ingredientes frescos. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Congelamento da Salada de Queijo Branco com Tomate:

Pode Congelar:

  • Os ingredientes individuais, como queijo branco e tomate, podem ser congelados separadamente, mas sua textura pode mudar após o descongelamento.
  • Se a salada contiver ingredientes que possam ser congelados, como grãos ou legumes cozidos, você pode congelá-los antes de montar a salada. No entanto, a textura e o sabor podem ser afetados após o descongelamento.

Não Pode Congelar:

  • A salada montada com ingredientes frescos, como folhas de alface, pepino e outros vegetais crus, não deve ser congelada. O congelamento pode resultar em uma textura murcha e desagradável após o descongelamento.
  • O molho ou tempero também não devem ser congelados, pois podem separar-se e alterar sua consistência quando descongelados.

Alternativas: Se desejar preparar uma salada antecipadamente, você pode preparar todos os ingredientes individualmente e armazená-los na geladeira por até alguns dias. No momento de servir, você pode montar a salada com os ingredientes frescos e adicionar o molho na hora.

Em resumo, enquanto alguns componentes da salada podem ser congelados individualmente, é melhor evitar congelar a salada montada completa devido ao potencial de perda de qualidade dos ingredientes frescos.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário