Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit

Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit

Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit, o tender assado com molho de laranja e mel é uma variação moderna e adaptada de pratos clássicos de Natal. O tender é um prato de origem americana, que se tornou bastante popular nas ceias de Natal nos Estados Unidos. Ele consiste em um corte de carne suína, geralmente retirado da perna do porco, que é curado e cozido. Sua popularidade durante as festividades natalinas se deve à praticidade de preparo e ao sabor adocicado que combina bem com os temperos tradicionais da temporada.

A adição do molho de laranja e mel traz um toque contemporâneo e saudável ao prato. Essa combinação de sabores agridoces adiciona um contraste delicioso à carne do tender. A laranja traz um frescor cítrico, enquanto o mel adiciona doçura natural, criando um equilíbrio harmonioso de sabores.

Embora não haja uma região específica onde o tender com molho de laranja e mel seja mais popular, pratos semelhantes são apreciados em muitos países durante as festividades de fim de ano. A popularidade desse prato pode variar de acordo com as preferências regionais e a culinária local. Nos Estados Unidos, por exemplo, o tender é comumente consumido durante o Natal e, com adaptações modernas, como o molho de laranja e mel, ele se tornou uma opção mais saudável e saborosa para a temporada festiva.

Essa versão “fit” do tender, utilizando ingredientes mais saudáveis e naturais, reflete a tendência contemporânea de adaptação de pratos tradicionais para atender a estilos de vida mais conscientes em relação à saúde e à nutrição.

Receita Completa:

Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit

aqui está a receita completa para o Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit:

Ingredientes:

Para o Tender:

  • 1 peça de tender suíno (aproximadamente 1,5 kg)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Para o Molho de Laranja e Mel:

  • Suco de 3 laranjas
  • Raspas de 1 laranja
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de molho de soja (opcional, para um toque extra de sabor)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 1 colher de chá de amido de milho (opcional, para engrossar o molho)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Tempere o tender com sal e pimenta por todos os lados.
  3. Em uma assadeira, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Sele o tender, dourando-o por todos os lados, por cerca de 5 minutos no total.
  4. Transfira o tender selado para o forno e asse por aproximadamente 40-45 minutos, ou até que a carne esteja cozida por dentro. Use um termômetro de carne para garantir que a temperatura interna atinja cerca de 63-65°C.
  5. Enquanto o tender assa, prepare o molho. Em uma panela, misture o suco de laranja, as raspas de laranja, o mel, o molho de soja (se estiver usando), o alho e o gengibre. Deixe ferver e, em seguida, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  6. Se preferir um molho mais espesso, misture o amido de milho com um pouco de água e adicione à panela. Cozinhe por mais alguns minutos até que o molho engrosse levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  7. Quando o tender estiver pronto, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de fatiar.
  8. Sirva o tender fatiado com o molho de laranja e mel por cima.

Dicas:

  • Certifique-se de não deixar o tender assar em excesso para que ele não fique ressecado.
  • Se quiser um molho mais consistente, o amido de milho pode ser adicionado. Certifique-se de misturá-lo bem para evitar grumos.
  • Acompanhamentos como batatas assadas, legumes grelhados ou uma salada fresca combinam muito bem com esse prato.
  • O rendimento pode variar dependendo do tamanho da peça de tender, geralmente servindo de 6 a 8 porções.

Aproveite este prato delicioso e saudável em sua ceia de Natal ou em qualquer ocasião especial!

Acompanhamentos:

Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit

o Tender Assado com Molho de Laranja e Mel combina muito bem com uma variedade de acompanhamentos que complementam seu sabor adocicado e suculento. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Purê de Batatas Assadas com Alho: O sabor cremoso das batatas vai bem com a doçura do molho. Adicione alho assado para um toque extra de sabor.
  2. Legumes Assados: Prepare uma bandeja de legumes variados, como cenouras, abobrinhas, pimentões e brócolis, assados no forno com azeite, ervas e um pouco de sal.
  3. Arroz Integral ou Quinoa: Ambos são ótimas opções para absorver o molho de laranja e mel. Cozinhe-os com caldo de legumes para um sabor extra.
  4. Salada de Folhas Verdes com Molho Cítrico: Uma salada fresca com folhas verdes, como espinafre, rúcula ou alface, regada com um molho cítrico leve, complementa muito bem a suculência do tender.
  5. Purê de Abóbora: A doçura natural da abóbora vai harmonizar com o molho, proporcionando um contraste de sabores delicioso.
  6. Cuscuz Marroquino com Frutas Secas: O cuscuz absorve o molho e combina perfeitamente com as frutas secas, proporcionando uma textura e sabor interessantes.
  7. Pão de Milho ou Pão de Nozes: São ótimas opções para aproveitar o molho que sobra no prato.
  8. Chutney de Frutas: Sirva um chutney de frutas como manga ou pêssego para um toque agridoce que complementa muito bem a carne.

Esses acompanhamentos oferecem uma variedade de sabores e texturas que combinam perfeitamente com o tender e o molho de laranja e mel, proporcionando uma refeição completa e deliciosa.

Informações Nutricionais:

Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit

as informações nutricionais para o Tender Assado com Molho de Laranja e Mel podem variar um pouco com base em fatores como o tamanho das porções e ingredientes específicos utilizados na preparação. Vou fornecer uma estimativa aproximada com base nos ingredientes típicos e porções comuns:

Informações Nutricionais Aproximadas para 1 porção de 150g de tender assado (sem os acompanhamentos):

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 30-35g
  • Gordura: Em torno de 10-15g (dependendo do corte de carne e remoção da gordura)
  • Carboidratos: Cerca de 5-10g (principalmente provenientes do mel e das frutas cítricas)

Informações Nutricionais do Molho de Laranja e Mel por porção (aproximadamente 2 colheres de sopa):

  • Calorias: Cerca de 40-50 kcal
  • Proteína: Traços
  • Gordura: Traços
  • Carboidratos: Aproximadamente 10-15g (principalmente provenientes do mel e do suco de laranja)

Estas informações são estimativas gerais e podem variar dependendo de marcas específicas de ingredientes e métodos de preparo. É importante considerar que o tender assado é uma fonte razoável de proteínas magras, mas o molho de laranja e mel pode adicionar uma quantidade moderada de carboidratos devido ao teor de açúcar natural das frutas e do mel.

Ao considerar uma refeição completa com acompanhamentos, é importante levar em conta as informações nutricionais desses itens, pois eles podem adicionar calorias, carboidratos, proteínas e gorduras adicionais à refeição geral.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

24 comentários em “Como Fazer Tender Assado com Molho de Laranja e Mel Fit”

Deixe um comentário