Como fazer um delicioso refogado de quiabo com tomate e cebola

Como fazer um delicioso refogado de quiabo com tomate e cebola


Origem do Refogado de Quiabo com Tomate e Cebola:

O refogado de quiabo com tomate e cebola é uma preparação tradicional da culinária brasileira, com influências africanas e indígenas. O quiabo, um vegetal versátil e nutritivo, é amplamente utilizado na culinária brasileira devido à sua disponibilidade e sabor característico.

Influências Culturais:

  • Origem Africana: O quiabo foi introduzido no Brasil durante o período da escravidão pelos africanos trazidos para o país. Na culinária africana, o quiabo é frequentemente utilizado em guisados, sopas e ensopados, e essa tradição foi preservada e adaptada na culinária brasileira.
  • Culinária Indígena: Os povos indígenas do Brasil também incorporaram o quiabo em sua dieta, aproveitando seus benefícios nutricionais e versatilidade na cozinha. Eles desenvolveram diferentes técnicas de preparo, incluindo o refogado com tomate e cebola.

Popularidade no Brasil:

  • Regiões Nordeste e Centro-Oeste: O refogado de quiabo com tomate e cebola é especialmente popular nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde o quiabo é cultivado em grande escala e faz parte integrante da dieta local.
  • Pratos Típicos: Além de ser consumido como acompanhamento de arroz e feijão, o refogado de quiabo também é utilizado como recheio de tapiocas, empadas e pastéis, adicionando sabor e textura a esses pratos típicos.
  • Cultura Culinária: Em muitas casas brasileiras, o refogado de quiabo é uma presença constante à mesa, especialmente durante as estações mais quentes do ano, quando o quiabo está em temporada e é mais abundante.

Conclusão:

O refogado de quiabo com tomate e cebola é uma preparação culinária apreciada em todo o Brasil, com raízes profundas na cultura africana e indígena. Sua popularidade nas regiões Nordeste e Centro-Oeste destaca a importância do quiabo na culinária brasileira e sua versatilidade na cozinha tradicional.


Receita de Refogado de Quiabo com Tomate e Cebola

FRANGO INTEIRO COM QUIABO

Ingredientes:

  • 500g de quiabo fresco
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Lave bem os quiabos em água corrente e seque-os com papel toalha. Corte as pontas dos quiabos e, se preferir, corte-os ao meio ou em rodelas.
  2. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola picada e o alho picado e refogue até ficarem dourados e aromáticos.
  3. Acrescente os quiabos cortados à panela e refogue por alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até que eles comecem a dourar levemente.
  4. Adicione os tomates picados à panela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem para combinar todos os ingredientes.
  5. Reduza o fogo para médio-baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os quiabos estejam macios e os tomates tenham formado um molho encorpado.
  6. Se desejar, acrescente cheiro-verde picado para dar um toque fresco ao refogado.
  7. Prove e ajuste os temperos, se necessário.
  8. Retire do fogo e sirva quente como acompanhamento de arroz e feijão, carne ou outras preparações de sua preferência.

Dicas da Receita:

  • Escolha quiabos frescos e firmes, de preferência de tamanho médio, para obter melhores resultados.
  • Se os quiabos estiverem muito fibrosos, você pode cortá-los ao meio e retirar as sementes antes de cozinhar.
  • Para evitar que os quiabos fiquem viscosos durante o cozimento, você pode adicioná-los a uma tigela com água e vinagre por alguns minutos antes de preparar a receita.
  • O tempo de cozimento pode variar dependendo da variedade e do tamanho dos quiabos. Verifique a maciez deles com um garfo durante o cozimento.
  • Se preferir um refogado mais cremoso, você pode adicionar um pouco de água ou caldo de legumes durante o cozimento.

Rendimento e Tempo de Preparo:

  • Rendimento: Serve de 4 a 6 porções, dependendo do tamanho da porção.
  • Tempo de preparo: Aproximadamente 30 minutos.

Este refogado de quiabo com tomate e cebola é uma opção deliciosa e saudável para acompanhar suas refeições do dia a dia. Experimente e aproveite!

Melhores Acompanhamentos para o Refogado de Quiabo com Tomate e Cebola:

como fazer frango com quiabo
  1. Arroz Branco: O clássico arroz branco é um acompanhamento perfeito para o refogado de quiabo, complementando sua textura macia e suculenta.
  2. Feijão: Uma porção de feijão, seja preto, carioca ou outro tipo de feijão de sua preferência, é uma combinação tradicional e reconfortante.
  3. Carne Grelhada ou Assada: Uma carne grelhada, como frango, carne bovina ou peixe, é uma excelente opção para acompanhar o refogado de quiabo, proporcionando uma refeição completa e nutritiva.
  4. Farofa: Uma farofa simples, feita com farinha de mandioca, cebola, alho e bacon, adiciona crocância e sabor ao prato.
  5. Couve Refogada: A couve refogada é uma opção leve e saudável que complementa bem o sabor do quiabo, além de adicionar nutrientes extras à refeição.
  6. Purê de Mandioca: O purê de mandioca é uma alternativa cremosa e saborosa que combina perfeitamente com o refogado de quiabo, criando uma combinação de sabores irresistível.
  7. Salada Verde: Uma salada fresca de folhas verdes, tomate, pepino e cenoura oferece um contraste refrescante e crocante ao prato.
  8. Pão Caseiro: Um pão caseiro fresquinho é ideal para aproveitar o molho do refogado de quiabo e garantir que nenhum pedacinho seja desperdiçado.
  9. Molho de Pimenta: Para os amantes de pimenta, um molho de pimenta caseiro ou uma pimenta fresca fatiada adicionam um toque de calor e sabor extra ao prato.
  10. Cuscuz: O cuscuz é um acompanhamento versátil que combina muito bem com o refogado de quiabo, adicionando uma textura macia e absorvendo os sabores do molho.

Experimente combinar diferentes acompanhamentos para criar uma refeição equilibrada e deliciosa que vai agradar a todos os paladares.

Variações de Tempero para o Refogado de Quiabo com Tomate e Cebola:

QUIABO
  1. Pimenta Dedo-de-Moça: Adicione algumas rodelas de pimenta dedo-de-moça para um toque picante e aromático ao refogado.
  2. Cominho e Coentro: Experimente adicionar uma pitada de cominho em pó e coentro fresco picado para um sabor mais marcante e aromático.
  3. Curry em Pó: Para uma variação mais exótica, adicione uma colher de chá de curry em pó, que vai conferir um sabor rico e levemente picante ao prato.
  4. Gengibre Fresco: Rale um pedaço pequeno de gengibre fresco e adicione ao refogado para um toque de frescor e calor sutis.
  5. Ervas Frescas: Finalize o refogado com ervas frescas picadas, como salsa, cebolinha ou coentro, para um aroma fresco e um toque de cor.
  6. Vinagre Balsâmico: Adicione uma colher de chá de vinagre balsâmico ao refogado para um sabor agridoce e mais complexo.
  7. Molho de Soja: Acrescente algumas gotas de molho de soja para um sabor umami e levemente salgado ao prato.
  8. Alho-Poró: Substitua parte da cebola por alho-poró fatiado para um sabor mais suave e delicado.
  9. Pimentão: Adicione pimentão vermelho ou amarelo em tiras finas junto com a cebola para um toque de cor e sabor adocicado.
  10. Tomilho e Louro: Cozinhe o refogado com algumas folhas de louro e raminhos de tomilho para um aroma herbal e terroso.

Experimente combinar diferentes variações de tempero para criar um refogado de quiabo único e personalizado, adaptado aos seus gostos e preferências individuais.

Como fazer um delicioso refogado de quiabo com tomate e cebola

Aqui estão as estimativas aproximadas das informações nutricionais para essa porção:

  • Calorias: Cerca de 30-40 kcal
  • Proteínas: Cerca de 1-2 g
  • Carboidratos: Cerca de 5-7 g
  • Gorduras: Cerca de 1-2 g
  • Fibras: Cerca de 2-3 g
  • Açúcares: Cerca de 2-3 g
  • Sódio: Cerca de 5-10 mg

Essas são apenas estimativas e os valores reais podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na receita e no método de preparo. É importante verificar os rótulos dos produtos e utilizar ferramentas de análise nutricional para obter informações mais precisas, especialmente se houver necessidades dietéticas específicas a serem consideradas.

Dicas de congelamento:

 refogado de quiabo

Você pode congelar o refogado de quiabo com tomate e cebola, mas é importante considerar alguns detalhes para garantir que ele mantenha sua qualidade e sabor ao ser descongelado e reaquecido posteriormente. Aqui estão algumas orientações sobre como congelar e descongelar o refogado:

Congelamento:

  1. Esperar esfriar: Certifique-se de que o refogado esteja completamente resfriado antes de transferi-lo para recipientes próprios para congelamento. Isso ajuda a evitar a formação de condensação e cristais de gelo, que podem afetar a textura do alimento.
  2. Recipientes adequados: Use recipientes herméticos ou sacos plásticos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de fechar. Isso ajuda a prevenir a oxidação e a queima pelo frio.
  3. Porções individuais: Se possível, divida o refogado em porções individuais antes de congelar. Isso facilita o descongelamento apenas da quantidade necessária.
  4. Etiquetar: Não esqueça de etiquetar os recipientes com a data de congelamento para que você saiba por quanto tempo eles estão no freezer.

Descongelamento e Reaquecimento:

  1. Descongelamento: Transfira o refogado do congelador para a geladeira e deixe descongelar lentamente durante a noite. Evite descongelar em temperatura ambiente para reduzir o risco de crescimento bacteriano.
  2. Reaquecimento: Você pode reaquecer o refogado congelado em uma panela em fogo baixo, mexendo ocasionalmente até que esteja completamente aquecido. Certifique-se de que atinja uma temperatura interna segura de pelo menos 75°C para garantir a segurança alimentar.

Por que não congelar:

Embora seja possível congelar o refogado de quiabo com tomate e cebola, é importante considerar que o quiabo pode ficar mais macio e perder um pouco de sua textura durante o processo de congelamento e descongelamento. Além disso, o tomate pode soltar um pouco de água ao descongelar, alterando ligeiramente a consistência do prato. No entanto, apesar dessas considerações, o refogado ainda será seguro para consumo e pode ser uma opção conveniente para refeições futuras.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário