Como Preparar Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido de Dar Água na Boca

Como Preparar Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido de Dar Água na Boca

Como Preparar Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido de Dar Água na Boca é um prato tradicionalmente brasileiro, que faz parte da culinária popular do país. A origem exata do pastel no Brasil não é totalmente clara, mas há relatos de que sua história remonta à chegada dos imigrantes chineses no início do século XX, que trouxeram consigo a técnica de preparo de massas finas e recheios variados. Ao longo do tempo, o pastel tornou-se uma iguaria muito apreciada em todo o país, sendo vendido em feiras livres, barracas de rua, lanchonetes e até mesmo em restaurantes sofisticados.

A versão com carne moída e queijo derretido é uma variação popular do pastel tradicional, que normalmente é recheado com uma variedade de ingredientes, como queijo, frango desfiado, carne de sol, camarão, palmito, entre outros. A combinação de carne moída temperada e queijo derretido proporciona uma experiência gastronômica deliciosa, com sabores intensos e texturas contrastantes.

Em relação à popularidade, o pastel de carne moída com queijo derretido é apreciado em todo o Brasil, sendo encontrado em praticamente todas as regiões do país. Ele é especialmente popular em eventos ao ar livre, como festas juninas, carnaval, festas de rua e comemorações locais. Além disso, é comum encontrar estabelecimentos especializados em pastéis, onde os clientes podem escolher entre uma variedade de sabores, incluindo a versão com carne moída e queijo derretido.

Esse tipo de pastel também é bastante versátil, podendo ser servido como lanche, petisco, acompanhamento ou até mesmo como prato principal, dependendo da ocasião e do contexto cultural. Sua popularidade é evidenciada pela presença constante em cardápios de estabelecimentos de alimentação rápida e em eventos gastronômicos por todo o país.

Como Preparar Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido de Dar Água na Boca

Claro! Aqui está a receita completa para preparar Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido:

Ingredientes:

  • 500g de massa para pastel (pode ser comprada pronta ou feita em casa)
  • 300g de carne moída
  • 1 cebola pequena, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 tomate pequeno, picado
  • 1/2 pimentão verde, picado
  • 1/2 xícara de queijo mussarela ralado
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de Preparo:

  1. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de óleo em fogo médio-alto.
  2. Adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente.
  3. Acrescente o alho picado e refogue por mais um minuto.
  4. Adicione a carne moída à frigideira e cozinhe até dourar, mexendo sempre para quebrar os pedaços maiores.
  5. Quando a carne estiver quase totalmente cozida, adicione o tomate e o pimentão picados. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por mais alguns minutos até os legumes ficarem macios e a carne totalmente cozida.
  6. Retire do fogo e reserve para esfriar um pouco.
  7. Abra a massa de pastel e coloque uma porção do recheio de carne moída em um dos lados da massa. Adicione um pouco de queijo mussarela ralado por cima do recheio.
  8. Dobre a massa ao meio, cobrindo o recheio, e pressione as bordas com um garfo para selar bem.
  9. Repita o processo com o restante da massa e do recheio.
  10. Em uma panela funda, aqueça óleo suficiente para cobrir os pastéis.
  11. Quando o óleo estiver quente (aproximadamente 180°C), frite os pastéis em lotes até ficarem dourados e crocantes, virando-os ocasionalmente para que fritem por igual.
  12. Retire os pastéis da panela com uma escumadeira e deixe-os escorrer sobre papel toalha para remover o excesso de óleo.
  13. Sirva os pastéis de carne moída com queijo derretido quentes, acompanhados de molho de pimenta ou molhos de sua preferência.

Dicas:

  • Certifique-se de não sobrecarregar os pastéis com recheio, para evitar que se abram durante a fritura.
  • Se preferir uma versão mais saudável, os pastéis também podem ser assados em vez de fritos. Basta pincelar um pouco de óleo sobre eles e levá-los ao forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos, ou até dourarem.
  • Você pode adicionar outros ingredientes ao recheio, como milho, azeitonas ou ervilhas, para variar o sabor.
  • Os pastéis de carne moída com queijo derretido são ótimos para serem congelados. Depois de montados, você pode armazená-los em um recipiente hermético no freezer por até 1 mês. Na hora de consumir, basta fritá-los diretamente do congelador, aumentando um pouco o tempo de fritura.

Rendimento:

A quantidade de pastéis produzidos dependerá do tamanho da massa e da quantidade de recheio utilizada. Com os ingredientes listados acima, você pode fazer aproximadamente 15 a 20 pastéis médios.

Tempo de preparo;

O tempo estimado para o preparo da receita de Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido pode variar dependendo da sua experiência na cozinha e da quantidade de pastéis que você está preparando. Aqui está uma estimativa geral do tempo necessário:

  • Preparo do recheio: 15-20 minutos
  • Montagem dos pastéis: 10-15 minutos
  • Fritura dos pastéis: 15-20 minutos (dependendo do tamanho da panela e do número de pastéis fritos por vez)

Portanto, o tempo total estimado para o preparo da receita pode ser em torno de 40-55 minutos. Este é um tempo aproximado e pode variar conforme a sua habilidade na cozinha e a eficiência dos seus equipamentos.

Acompanhamentos:

Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido de Dar Água na Boca

Para complementar e realçar o sabor dos Pastéis de Carne Moída com Queijo Derretido, aqui estão alguns acompanhamentos deliciosos:

  1. Molho de Pimenta: Um molho de pimenta caseiro ou industrializado adiciona um toque picante que contrasta bem com o sabor dos pastéis.
  2. Molho de Tomate: Um molho de tomate fresco ou temperado pode ser uma opção suculenta e refrescante para mergulhar os pastéis.
  3. Molho de Mostarda e Mel: Uma mistura de mostarda e mel cria uma combinação agridoce que complementa muito bem o sabor da carne e do queijo.
  4. Geleia de Pimenta: A doçura da geleia de pimenta cria um contraste delicioso com o sabor salgado dos pastéis.
  5. Vinagrete: Um vinagrete simples feito com tomate, cebola, pimentão, coentro e limão pode adicionar frescor e acidez aos pastéis.
  6. Guacamole: Se preferir uma opção mais cremosa, o guacamole, feito com abacate, tomate, cebola, coentro e limão, pode ser uma escolha saborosa.
  7. Salada Verde: Uma salada verde fresca, como alface, rúcula e agrião, temperada com azeite, limão e sal, pode servir como um acompanhamento leve e refrescante.
  8. Arroz Branco: Para uma refeição mais substancial, você pode servir os pastéis acompanhados de arroz branco simples.
  9. Farofa: Uma farofa crocante, feita com farinha de mandioca, bacon, cebola e temperos, adiciona textura e sabor aos pastéis.
  10. Batatas Fritas: Clássico e sempre delicioso, as batatas fritas são um acompanhamento popular para qualquer prato frito, incluindo os pastéis.

Escolha um ou mais desses acompanhamentos para criar uma refeição completa e saborosa com os seus Pastéis de Carne Moída com Queijo Derretido!

Informações nutricionais:

pastel

Calculando as informações nutricionais para 100 gramas da receita de Pastel de Carne Moída com Queijo Derretido, considerei os ingredientes principais da receita. Aqui estão as informações aproximadas:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 10-15g
  • Gorduras: Entre 10-15g (dependendo do tipo de carne moída e da quantidade de queijo)
  • Carboidratos: Cerca de 25-30g
  • Fibra: Cerca de 1-2g
  • Açúcares: Cerca de 1-2g
  • Sódio: Entre 200-300mg (dependendo do sal adicionado e de outros temperos)

Essas informações são estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita e da forma de preparo. É importante lembrar que os valores nutricionais podem mudar conforme a quantidade de massa utilizada e a proporção de recheio em cada pastel.

Dicas de congelamento:

pastel de carne

Sim, é possível congelar os Pastéis de Carne Moída com Queijo Derretido. Aqui estão os detalhes de como fazê-lo:

Congelamento dos Pastéis:

  1. Após preparar os pastéis conforme a receita, deixe-os esfriarem completamente à temperatura ambiente.
  2. Disponha os pastéis em uma única camada em uma assadeira ou bandeja, garantindo que não estejam sobrepostos.

Método de Congelamento:

Existem duas abordagens principais para o congelamento dos pastéis:

Congelamento Individuais:

  • Se você planeja consumir os pastéis separadamente, pode congelá-los individualmente. Para isso:
    • Coloque a assadeira ou bandeja com os pastéis no freezer por cerca de 1 hora, ou até que os pastéis estejam firmes.
    • Em seguida, transfira os pastéis firmes para sacos ou recipientes próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selar.
    • Rotule os sacos ou recipientes com a data do congelamento e o conteúdo.

Congelamento em Lotes:

  • Se prefere congelar os pastéis em lotes para consumo posterior, pode fazê-lo da seguinte maneira:
    • Disponha os pastéis em uma única camada em sacos próprios para congelamento ou em recipientes herméticos, separando camadas com papel manteiga ou filme plástico.
    • Remova o máximo de ar possível antes de selar os sacos ou recipientes.
    • Rotule-os com a data do congelamento e o conteúdo.

Armazenamento e Durabilidade:

  • Os pastéis congelados podem ser armazenados no freezer por até 1 mês sem perder a qualidade.
  • Certifique-se de descongelar os pastéis na geladeira antes de reaquecê-los.

Por que Pode Congelar:

  • Os pastéis podem ser congelados porque todos os ingredientes utilizados na receita têm boas propriedades de congelamento e descongelamento. Tanto a massa quanto o recheio de carne moída e queijo derretido são adequados para o congelamento.

Por que Não Pode Congelar:

  • Se a massa dos pastéis ou o recheio contiverem ingredientes que não sejam adequados para o congelamento, como certos vegetais ou laticínios de baixa qualidade, isso pode afetar a textura e o sabor dos pastéis quando descongelados. No entanto, a receita padrão de pastel de carne moída com queijo derretido geralmente não apresenta problemas de congelamento.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário