8 DICAS PARA MANTER SUA COZINHA LIMPA

8 DICAS PARA MANTER SUA COZINHA LIMPA

8 dicas para manter sua cozinha limpa, A louça nunca termina e, assim que você finaliza a limpeza após uma refeição, já aparecem mais pratos e copos esperando para serem lavados. Se você precisa de uma cozinha relativamente limpa e organizada para se sentir melhor, veja as dicas abaixo para criar hábitos ajustados com a nova realidade dentro de casa.

Esvazie a pia após cada refeição

Se você estava acostumado a um simples café da manhã antes de sair para o trabalho e, depois, nada consumia em casa até o jantar, não tinha problema deixar uma tigela, uma caneca e uma panela de molho até o final do dia. Mas agora, deixar a louça suja na pia ganha uma proporção muito maior. Mesmo se for apenas uma pessoa largando a louça suja “para mais tarde”, a quantidade no final do dia pode ser esmagadora. Suas pilhas de panelas e de pratos, lanches e sucos do meio do dia, tornarão um desafio o preparo da comida e, definitivamente, será mais difícil manter a rotina de “pia vazia” depois do jantar.

Para cuidar de sua futura limpeza, tente lavar a louça de cada sessão imediatamente. Um pouco de cada vez, mesmo que isso signifique limpar com mais frequência. É menos doloroso do que adiar um trabalho acumulado para o final do dia. Não deixe de discutir o novo plano com outros membros da família e peça que eles subam a bordo nessa missão dividindo as tarefas.

Coloque a máquina de lavar louça na mesma hora, todos os dias

Se as suas semanas costumavam ser pontuadas por refeições fora ou com convidados regularmente para compartilhar o jantar, você estava acostumado a um horário flutuante de lava-louças e podia ligá-la quando estava cheia. Agora, no entanto, o ritmo da vida em casa não é tão fluido. Se você tem uma máquina de lavar louça, a tendência é que ela fique cheia rapidamente e regularmente.

Em vez de arriscar um gargalo de louça suja enquanto a máquina estiver funcionando em um horário inconveniente, crie o hábito de ligá-la no mesmo horário todos os dias, por exemplo, à noite após o jantar. Da mesma forma, defina um tempo na sua rotina para esvaziá-la – preferencialmente, logo após terminar todo o ciclo. Assim, o equipamento estará sempre pronto para receber os pratos sujos. Ter um lugar para “guardar” a louça à espera de ser lavada mantém a cozinha arrumada.

Lave as panelas e as frigideiras primeiro

Ao mudar o script um pouco e lavar primeiro as panelas e as frigideiras resistentes, você está tirando-as literalmente do caminho – abrindo espaço ao redor da pia para trabalhar no resto da louça. Você também garante que elas estejam sempre limpas e prontas para a próxima vez que precisar fritar um ovo ou refogar algumas verduras.

Esvazie o escorredor antes de lavar a louça

Você, provavelmente, está acostumado a empilhar a louça no escorredor até, praticamente, transbordar. Mas agora que está lavando a louça várias vezes ao dia, é mais provável que esteja empilhando pratos molhados sobre os quase secos – o que pode se tornar um ciclo interminável de pingos nas louças e diminuição do espaço. Em vez de guardar a louça seca quando o escorredor estiver cheio no final do dia ou na manhã seguinte, como você poderia fazer antes, mude o hábito para o início de cada refeição ou faça dele o primeiro passo da limpeza.

Armazena a louça em uma caixa e dê a si um pouco de folga

O mantra “limpeza gera limpeza” é perfeito quando se trata de manter uma pia sempre em ordem. Mas quando você fica em casa o dia todo e tenta cumprir todas as suas responsabilidades sem o benefício de uma separação física entre a vida doméstica e tudo mais, nem sempre é possível parar e lavar a louça.

Aceite isso e faça uma provisão para esses momentos. Adicione uma bacia ou uma caixa de plástico a sua cozinha, onde houver espaço, e peça a todos que ponham seus pratos, utensílios e copos dentro dela. Essa atitude dobra o espaço da pia e o apetrecho pode ser facilmente movido para fora do caminho quando for necessário começar a cozinhar sua próxima refeição em uma cozinha com uma pia vazia.

Use bandejas e porta-utensílios

Na bancada, coloque uma bandeja com os itens usados para cozinhar, como o azeite, o sal, a pimenta e outros temperos. Copos ou baldinhos podem armazenar a colher de pau, a escumadeira, a espátula e outros utensílios de manusear a comida. Essencialmente, isso organiza o espaço e você ganha tempo na hora das preparações. 

O menos é mais na bancada

Mantenha na bancada apenas os itens e equipamentos usados com mais frequência, como a torradeira ou a cafeteira. Colocar muita coisa dá a impressão de que está bagunçada, além de “roubar” espaço na bancada na hora de cozinhar. 

Troque o pano de prato diariamente

O pano de prato é um companheiro na cozinha. Ele serve para enxugar a louça, as mãos, a pia e funciona também como item de décor. Porém, é um objeto muito propício a proliferação de bactérias. Para evitar isso, eles devem ser trocados diariamente ou em dias alternados e lavados com água quente e sanitária. É importante também que você tenha sempre três tipos em uso: um para enxugar as mãos, um para a louça e o outro para cozinha em geral, assim não há contaminação cruzada.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “8 DICAS PARA MANTER SUA COZINHA LIMPA”

Deixe um comentário