Como Fazer Bolo de Iogurte de Morango

Bolo de Iogurte de Morango Cremoso

Bolo de Iogurte de Morango Cremoso, o bolo de iogurte de morango cremoso é uma sobremesa deliciosa, perfeita para quem adora sabores leves e refrescantes. Como o nome sugere, a receita leva iogurte natural e suco de morango, que conferem uma textura cremosa e um sabor suave ao bolo.

O iogurte natural é um ingrediente bastante utilizado em receitas de bolos, pois ajuda a deixar a massa mais macia e úmida. Além disso, ele é rico em proteínas e cálcio, o que o torna uma opção mais saudável para o preparo de sobremesas.

Os morangos, por sua vez, são uma fruta que combinam muito bem com o iogurte. Eles são ricos em vitamina C e antioxidantes, além de possuírem um sabor adocicado e refrescante que agrada a maioria das pessoas.

O resultado final é um bolo com uma textura macia e úmida, que derrete na boca. O sabor é levemente doce e o aroma do morango é bastante presente, o que torna a sobremesa muito agradável ao paladar.

Esse bolo é ideal para ser servido em ocasiões especiais, como aniversários, chás de bebê, brunches ou qualquer outra comemoração. Ele também pode ser servido como sobremesa em um jantar entre amigos ou família.

Em resumo, o bolo de iogurte de morango cremoso é uma sobremesa fácil de preparar, saudável e deliciosa, que certamente irá agradar a todos os paladares.

receita deliciosa de bolo de iogurte de morango cremoso. Aqui está a lista completa de ingredientes e o modo de preparo, bem como algumas dicas para garantir que seu bolo fique perfeito:

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de iogurte natural
  • 1/2 xícara de suco de morango
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de morangos picados

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo com manteiga e farinha de trigo. Em uma tigela grande, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogênea e clara. Adicione o óleo, o iogurte e o suco de morango, e misture bem.

Peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal sobre a mistura líquida. Misture bem até obter uma massa lisa. Adicione os morangos picados à massa e misture delicadamente. Despeje a massa na forma de bolo untada e alise a superfície com uma espátula.

Asse o bolo no forno preaquecido por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que esteja dourado e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe o bolo esfriar por cerca de 10 minutos antes de desenformar. Depois, deixe-o esfriar completamente antes de servir.

Dicas:

  • Utilize iogurte natural integral para obter um bolo mais cremoso.
  • Você pode substituir o suco de morango por polpa de morango, se preferir.
  • Se quiser, você pode acrescentar um pouco de essência de baunilha à massa para dar um toque extra de sabor.
  • Para garantir que o bolo fique bem úmido, não deixe-o assar demais. Verifique com um palito após 35 minutos e se ele sair limpo, o bolo está pronto.
  • Sirva o bolo com uma cobertura de chantilly e morangos frescos para um resultado ainda mais delicioso!

Rendimento:

Essa receita rende um bolo de tamanho médio, com aproximadamente 8 a 10 fatias.

FAÇA TAMBÉM COMPOTA DE MORANGOS ASSADOS

Morango, limão e pimenta-do-reino. Pode reunir esse trio que dá supercerto! Uma colherada no blondie, no bolo, no iogurte e você tem uma sobremesa incrível.

INGREDIENTES

  • 500 g de morangos (cerca de 3 xícaras (chá))
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descarte os cabinhos e corte os morangos maiores ao meio, no sentido do comprimento. Mantenha os morangos menores inteiros.

Transfira os morangos para uma assadeira média, de preferência antiaderente. Polvilhe com o açúcar, regue com o caldo de limão e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture delicadamente com uma espátula.

Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que forme uma calda brilhante e os morangos fiquem macios.

Retire do forno e transfira a calda e os morangos ainda quentes para um pote ou tigela – caso não esteja usando uma assadeira antiaderente, a calda poderá grudar no fundo ao esfriar.

Sirva quente ou frio com iogurte, bolos, sorvetes, brownie ou blondie. Antes de levar à geladeira, deixe a compota de morango esfriar completamente. Ela dura até 7 dias armazenada num pote com fechamento hermético.

FAÇA GELEIA DE MORANGO COM MARACUJÁ

O encontro do morango com o maracujá rende uma geleia que além de ser linda, tem perfume e sabor incríveis. Um azedinho-doce na medida, que faz bonito para presentear e compõe a mesa do café da manhã.

INGREDIENTES

  • 250 g de morango (1 caixa)
  • ½ xícara (chá) da polpa de maracujá com as sementes (2 maracujás pequenos)
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Lave os morangos sob água corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos. Coloque um pires no congelador – ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.

Corte o topo dos maracujás e, com uma colher, raspe bem a polpa com as sementes numa panela pequena.

Descarte o cabinho com as folhas e corte cada morango em quartos – se estiverem muito grandes, corte em 6 pedaços. Transfira para a panela com o maracujá e misture o açúcar cristal. 

Leve a panela ao fogo médio – não precisa adicionar água, as frutas vão cozinhar no próprio caldo. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone para não queimar – a cada mexida, pressione os pedaços de morango com a espátula para desmanchar. Para verificar o ponto da geleia: com uma colher, coloque um pouco da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente, a geleia deve escorrer lentamente, como um gel.   

Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes ou bolos.

COMO ARMAZENAR

Para aumentar a durabilidade, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geléia quente, vire e mantenha de ponta cabeça por pelo menos 2 minutos para formar vácuo. Fechada a vácuo a geleia dura até 2 meses em temperatura ambiente. Depois de aberta, dura até 20 dias na geladeira.

PODE CONGELAR

Dura até seis meses. Congele no pote mesmo. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

14 comentários em “Como Fazer Bolo de Iogurte de Morango”

Deixe um comentário